fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineVida de empreendedor7 coisas que você precisa saber antes de começar um negócio

7 coisas que você precisa saber antes de começar um negócio

Postagens recentes

Muitas dúvidas surgem no empreendedor antes de começar um negócio, isso porque essa decisão exige bastante planejamento para garantir que todos os seus esforços e o investimento traga excelentes resultados.

Portanto, se você quer começar certo, segue algumas dicas importantes que podem lhe ajudar muito nesse ponto de partida!

Antes de começar um negócio, determine um nicho de mercado

Todo mundo quer abrir um negócio que dê dinheiro, o fato é que muitos segmentos são lucrativos, o que você precisa pensar é o que você pode fazer para conseguir ter  sucesso como empresário.

Escolher um nicho de mercado é o maior desafio do empreendedor, mas, o primeiro passo do sucesso é investir em algo que você conheça, pois todo o negócio bem direcionado traz bons resultados.

Os especialistas sempre afirmam que as chances de sucesso estão no conhecimento do gestor, portanto, se você já atua em uma determinada área, é uma boa oportunidade investir nela.

Por exemplo, se você trabalha com moda, então, é interessante você abrir uma loja de roupas, uma confecção ou consultoria. As chances de dar certo são muito maiores, pois você já conhece esse universo.

Por outro lado, se você deseja trabalhar com um nicho novo de mercado, cujo você não tenha o menor conhecimento, então, antes de começar um negócio, vai precisar estudar muito e se especializar para não cometer muitos erros.

Pense no motivo da abertura de uma empresa

Realização pessoal? Dinheiro? Ser bem sucedido?

Entenda que a motivação para virar um empresário pode ser muitas, e essa pode ser um fator determinante para dar ou não certo.

Quando o pensamento antes de começar um negócio é somente ganhar dinheiro, acredite, dificilmente o empreendedor vai conseguir obter sucesso. Basta olhar ao redor e perceber que os empresários mais bem sucedidos da história tiveram outras motivações.

É óbvio que todo mundo quer ganhar dinheiro, mas ele jamais pode ser a razão número 1 da lista. Sabe porquê? Esse negócio precisa ser a sua paixão para dar certo, ou seja, trabalhar com empolgação e certamente vai conseguir fazer isso somente quando gostar do que faz.

Planejar é fundamental

A vida sem planejamento é difícil, agora imagine a abertura de uma empresa.

Para isso existe o “Plano de Negócios” onde tudo deve ser registrado, como por exemplo:

  • O que você vai fazer? Quais os principais produtos ou serviços?
  • Diferenciais frente à concorrência
  • Quanto pretende investir
  • Qual será o custo de abertura?
  • Quem serão meus clientes?
  • Quais as necessidades dos meus clientes nesse nicho de mercado?
  • Qual será minha porcentagem de lucro?
  • Como farei a gestão do negócio?
  • Quantos funcionários a empresa vai precisar?

Não esqueça de pensar no plano de marketing antes de começar um negócio, afinal, ele é extremamente importante para a empresa.

Monte uma equipe competente

Andorinha sozinha não faz verão, é importante contar com profissionais competentes para ajudar a empresa crescer. Defina se vai optar por estagiários ou especialistas.

Entenda que você não pode fazer tudo, pois não vai sobrar tempo para dedicar seus esforços no que realmente importa. Então, divida os setores e procure aliados que realmente tenham muito a acrescentar no seu negócio.

Prepare-se o quanto você puder, busque informações e se torne um grande especialista, dessa forma, sua equipe será bem conduzida.

Estude o perfil do seu público alvo

Toda a empresa tem um perfil de cliente, é importante direcionar os esforços para criar estratégias para alcançá-los, pois sabe-se que a abordagem é completamente diferente para cada classe social, localização geográfica e canais de venda.

Antes de começar um negócio, o empreendedor precisa ter em mente que o objetivo da sua empresa é resolver um problema do cliente, pois essa é a motivação que fará com ele pague por seu produto ou serviço.

Formalize o negócio

Trabalhar de forma clandestina não é uma boa ideia, se prepare para crescer. Começando certo as chances são maiores e além disso, você não terá problemas lá na frente.

Atualmente, muita burocracia foi retirada, o que favorece uma abertura de empresa rápida. Portanto, fale com uma assessoria especializada e dê um passo rumo ao sucesso.

Uma boa ideia é optar por uma contabilidade online, dessa forma, você como gestor poderá acompanhar os relatórios do seu negócio em tempo real de qualquer lugar. É a tecnologia a serviço do perfil do novo empresário brasileiro.

Divulgue seu trabalho na internet

Uma das formas mais eficientes de ganhar notoriedade no seu nicho de mercado é através do marketing digital, afinal, mais de 70% da população brasileira usa a internet, segundo os dados do IBGE.

A oferta de serviços e produtos online tem se ampliado e com isso, as empresas que ficarem de fora, vão perder negócio.

Portanto, antes de começar um negócio coloque tudo no papel, dessa forma, ficará mais fácil executar com perfeição todas as etapas que farão a sua empresa virar uma realidade.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: