Blog / Notícias

7 dicas para aumentar o foco e a produtividade

Os profissionais da atualidade estão sendo muito avaliados conforme a sua produtividade, isso porque as coisas estão mudando e as empresas valorizam cada vez mais aqueles que são multitarefas.

Para conseguir desempenhar esse papel, é fundamental ter foco, dessa forma, as chances de chegar no fim do dia e ter aquela impressão de não ter feito nada será praticamente nula.

O dia tem 24 horas para todos, entretanto, quando se desenvolve a habilidade de ter o controle durante o dia de trabalho e respeitando as próprias limitações, certamente a sensação será de maior rendimento sem desgastes desnecessários.

Como aumentar o foco e a produtividade de forma simples

Alguns profissionais conseguem resolver mais problemas em 8 horas do que outros em 14 horas. Isso acontece porque não é a somatória do tempo que define a produtividade, mas sim, o foco e a forma como a pessoa se organiza no dia a dia.

Trabalhar demais, não é sinônimo de trabalhar melhor. As grandes empresas não incentivam esse tipo de hábito nos profissionais, pois um estudo feito na Inglaterra mostrou que aqueles que trabalham 3 horas a mais do que a jornada normal de trabalho têm um risco 60% maior de desenvolver problemas de saúde, especialmente os cardíacos.

Rotinas estressantes minam a produtividade. Diante disso, organizar a gestão do tempo, é a melhor forma de conseguir atingir os resultados. 

Algumas dicas podem ajudar, confira!

1- Aprenda a priorizar as tarefas

Pode parecer difícil aumentar o foco e a produtividade com uma agenda cheia de coisas para fazer, são muitos e-mails, mensagens e telefonemas. Contudo, existe sim uma maneira de saber resolver todas elas.

Obviamente que você precisa esquecer a ideia de querer zerar as tarefas em um dia, isso é praticamente impossível. Mas, por onde começar?

Pela organização, primeiramente, separe um tempo para priorizar as tarefas. Analise quais delas são mais urgentes, essa é uma decisão inteligente.

Faça da seguinte forma:

1- Veja qual é a mais importante;

2- Separe as menos importantes com relação a primeira atividade;

3- Determine as menos importantes do que a primeira e a segunda atividade;

Com essa organização, rapidamente você saberá quais atividades merecem a sua atenção primeiro e quais delas podem esperar. Essa ação vai tirar um peso de suas costas e clareia melhor a sua rotina de trabalho.

2- Deixe as tarefas mais difíceis para o horário que você se sente mais produtivo

Essa questão é bastante relativa, algumas pessoas se sentem com mais foco e produtividade no horário da manhã, outras, pela tarde. Portanto, é fundamental que você saiba identificar isso para organizar a sua agenda.

Algumas tarefas exigem maior esforço mental, portanto, deixe elas para serem resolvidas quando sua cabeça estiver melhor. 

Naquelas horas onde você já está com a mente cansada, aproveite para rever os e-mails, definir as prioridades e se organizar.

3- Tenha o hábito de anotar as coisas para não esquecer

Faça listas e vá riscando as tarefas realizadas, dessa forma, as chances de deixar alguma atividade cair no esquecimento são menores.

Os checklists possuem muitos objetivos, eles ajudam a mente ficar mais organizada e tranquila. Além disso, vai chegar no final do dia e conseguir visualizar o quanto foi produtivo assim que olhar para a lista.

4- Entenda a suas limitações e saiba dizer “NÃO”

Se você quer aumentar o foco e a produtividade, está na hora de parar de querer abraçar o mundo. Entenda que você não é um polvo, ou seja, não possui muitos braços para fazer tudo o que pedem na urgência.

Se organize, mantenha a concentração. Dizer ” Não” é uma habilidade muito útil e necessária, muitas pessoas se sobrecarregam porque querem agradar os outros, entretanto, isso é um tiro no pé.

Entenda que dizer ” SIM” a todo momento, é dizer ” NÃO” a tudo aquilo que realmente importa. Não subestime o seu volume de trabalho.

5- Cuide da sua saúde física e mental

Quantas vezes você se dedica ao trabalho, a família e esquece de você mesmo (a)?

É impossível conseguir manter a competência sem saúde e bem estar.

Portanto, é fundamental que você tenha em mente 3 cuidados básicos na sua vida:

  1. Durma bem;
  2. Se alimente de forma saudável;
  3. Faça atividade física;

Um corpo em movimento melhora a circulação do sangue no cérebro, o que indica maior número de novos neurônios e melhora da memória.

Com relação à alimentação, uma pesquisa da OMS ( Organização Mundial da Saúde) aponta que uma pessoa bem nutrida consegue aumentar em 20% o foco e a produtividade no trabalho.

Não se pode esquecer que para turbinar o cérebro, ainda é necessário ” dormir bem”, pois o sono é um renovador da memória e raciocínio.

6- Evite as distrações

 Um dos grandes males da atualidade são as redes sociais e os aplicativos de mensagens que podem tirar o foco do profissional.

Para evitar que eles te prejudiquem no trabalho, estipule um horário para checar as mensagens e redes sociais.

Dessa forma, você distrai a mente na hora certa e não permite que as notificações tirem o seu foco durante tarefas importantes.

7- Aprimore a organização na sua vida

Pessoas que desejam aumentar o foco e a prioridade criam o hábito de se organizar de forma consistente. Elas não permitem que as tarefas diárias a tirem do controle da situação.

Uma boa dica para fazer isso é ler livros e artigos sobre a gestão do tempo, entender o que isso significa e dessa forma, a rotina de trabalho vai ganhar um novo sentido.

Quem aprende a controlar o tempo, consegue organizar a vida.

Se aperfeiçoe nisso e terá grandes resultados no aumento do foco e produtividade.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: