fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilVida de empreendedor7 pilares de uma mentalidade empreendedora

7 pilares de uma mentalidade empreendedora

Postagens recentes

Uma mentalidade empreendedora é aquela cujo desejo de crescimento, perseverança e execução são progressivos. Em inglês, a palavra usada é mindset que significa a ” configuração da mente”.

Na prática, a mentalidade de uma pessoa é formada por suas crenças e valores que foi alimentada desde seus primeiros anos de vida. É justamente isso que define o modo de agir e de pensar de um ser humano.

No entanto, na maioria das vezes é necessário mudar a mentalidade, pois a mente não absorve somente coisas positivas e quando as coisas não estão bem em algum campo da vida, é necessário fazer uma espécie de reconfiguração do sistema para manter somente o que é importante para o seu bom funcionamento.

No empreendedorismo, ter uma mentalidade vencedora pode fazer toda a diferença nos negócios.

Mas, como ter uma mentalidade empreendedora?

Será que uma pessoa já nasce com o dom de empreender ou ela pode adquirir ao longo da vida?

Obviamente que qualquer pessoa pode se tornar um empreendedor, para isso é fundamental mudar o mindset. É claro que algumas já nascem com essa mentalidade, afinal, se trata de crenças e valores aprendidos durante a vida.

O que se pode fazer é aprender com empreendedores natos e alguns pilares são essenciais. Confira!

1- Ter um objetivo definido

A mentalidade empreendedora envolve ter clareza de objetivos, é fundamental que a pessoa saiba onde quer chegar para que consigam se manter sempre focadas e dedicadas a tornar essa meta uma realidade.

Ideias vagas de crescimento não trarão resultados. Pois quando o objetivo é bem estipulado, fica muito mais fácil buscar soluções que te aproximam do sucesso.

2- Ser autoconfiante

Pessoas com um mindset empreendedor jamais se deixam levar pela opinião dos outros. Elas confiam no que estão fazendo, muitas vezes são tidas como malucas, entretanto, isso não faz com elas desistam de seus sonhos.

Confie no próprio potencial é um início da construção de algo, para empreender em qualquer coisa, essa característica é fundamental.

3- Visão, iniciativa e liderança

Um empreendedor pensa além do que vê, é idealista. Para muitos, uma pessoa visionária é sonhadora, fantasiosa, entretanto, são aquelas que conseguem alcançar coisas grandes.

Alguém com essa característica tem mais iniciativa do que outras, no geral, conseguem ser bons líderes  e assumem o controle de suas próprias vidas.

Algumas pessoas são líderes natos, contudo, existem treinamentos que ajudam o empreendedor a desenvolver essa característica naqueles que estão dispostos a aderir uma mentalidade empreendedora.

4- Vontade de vencer

Garra, vontade e entusiasmo movem as pessoas rumo a novas descobertas e realização dos seus sonhos.

Embora a vida seja cheia de desafios, devemos acordar todas as manhãs com brilho nos olhos e gratidão, é fundamental criar entusiasmo para viver uma vida plena.

Uma mentalidade empreendedora inclui novos objetivos diários, a busca pela superação e jamais perder o desejo de melhorar a cada dia para conquistar o seu objetivo.

5- Saber se relacionar bem

É importante ter uma boa rede de contatos, afinal, os bons negócios são frutos das boas interações humanas.

Os empreendedores que conseguem ser pessoas agradáveis e simpáticas naturalmente são como imãs para atrair um bom círculo de relacionamentos. É um tipo de comportamento aplaudido pelas pessoas e com isso, o sucesso é algo que ocorre gradativamente.

6- Ter competência

Essa é uma habilidade fundamental para quem deseja ter uma mentalidade empreendedora. De modo geral, o mundo tem pessoas que não fazem o que é pedido e outras, cujo fazem apenas o que é pedido.

Contudo, o diferencial está naquela pessoa que vai além e sempre busca dar o seu melhor para entregar mais do que é pedido.

Para atingir um outro patamar profissional, muitas vezes é necessário se esforçar mais e mudar hábitos enraizados há muitos anos que impedem a pessoa de progredir.

7- Não ter medo de fracassar

A maioria dos grandes empreendedores fracassaram em algum momento da jornada, entretanto, eles já sabiam que isso poderia acontecer, mas nunca desistiram de continuar lutando.

O fracasso faz parte da mentalidade empreendedora porque ele proporciona ensinamentos, portanto, ele deve ser visto como aliado para descobrir onde estão ocorrendo os erros que impedem o seu negócio de prosperar.

Depois de aprender com os erros, é possível construir coisas grandes, por isso, sentir o sabor amargo do fracasso não significa que o caminho do sucesso está bloqueado.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: