fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilDepartamento PessoalA Nova Reforma Trabalhista foi aprovada em 2017: veja o que muda na sua vida

A Nova Reforma Trabalhista foi aprovada em 2017: veja o que muda na sua vida

Postagens recentes

A polêmica foi iniciada no final de 2016 quando o Presidente da República Michel Temer enviou uma proposta de reforma trabalhista para o Congresso Nacional. Se passou mais de 6 meses e no dia 13 de Julho de 2017 a lei 13.467/17 foi sancionada, entrará em vigor a partir de 120 dias após essa data, ou seja, em meados de Novembro.

É de interesse do empresário conhecer as regras da nova reforma trabalhista. Saiba o que mudou e como isso pode interferir na vida do empreendedor e do trabalhador. Continue lendo esse artigo.

Reforma trabalhista 2017 – O que muda?

As principais lei aprovadas na consolidação das lei do trabalho são:

1- Acordado sobre o legislado

Aqui foram especificados 15 pontos sobre a jornada de trabalho, grau de insalubridade, salário e horas extras. No entanto, outras 30 também foram mencionadas que não podem ser negociadas como salário mínimo, licença maternidade, direito a férias e condições de higiene e segurança no trabalho.

2- Sobre as férias

Antes da reforma trabalhista, as férias podiam ser divididas em apenas 2 vezes durante o ano e o trabalhador não poderia pegar menos de 10 dias. Com as novas regras, as férias podem ser divididas em até 3 períodos diferentes, mas um desses não podem ser menor do que 14 dias. As férias não podem começar dois dias antes de feriados e fins de semana.

É claro, que empresa e trabalhador devem estar de acordo diante da decisão dos dias escolhidos.

3-  Intervalo do almoço

O tempo mínimo de descanso passou de mínimo de 1 hora para 30 minutos, pois foi regularizada a jornada de 12h por 36h, mas pode manter o limite de 44h semanais dependendo da profissão.

4- Mulheres grávidas

Trabalhadoras gestantes que atuam em função de risco poderão continuar suas atividades, a menos que tenham recomendação médica de afastamento para mudança de setor.

5- Terceirização de trabalho

Essa reforma trabalhista permite que todas as funções da empresa possam ser terceirizadas, as regras antigas previam que somente limpeza e vigilância pudesse aderir a terceirização, mas agora, todas atividades podem ter funcionários terceirizados.

No entanto, os direitos trabalhistas poderão ser cobrados da empresa contratante caso a empresa terceirizada não honre seus compromissos com os trabalhadores.

6- Regime parcial de trabalho

Atualmente as empresas podem contratar trabalhadores para jornadas parciais de até 25  horas semanais, também não são permitidas horas extras. Coma reforma trabalhista a proposta prevê alteração para 30 horas semanais  sem horas extras ou 26 horas semanais com possibilidades de até 6 horas extras.

Esses trabalhadores também terão direito a 30 dias de férias ficando igual ao regime integral de trabalho. Outra mudança é a que o trabalhador pode trocar o um terço das férias pelo pagamento em dinheiro.

7- Trabalho autônomo

Antes da reforma trabalhista o trabalhador autônomo não poderia conferir características de exclusividade, eventualidade e subordinação, pois não era permitido o vínculo trabalhista.

Nas novas regras, o autônomo pode prestar serviços de forma contínua para a empresa e com exclusividade sem ser considerado um empregado. Entretanto, é preciso que haja um contrato formal dessa prestação de serviços.

8-  Acordo de demissão

Nas leis atuais não é permitido nenhum tipo de acordo de demissão. Se o trabalhador for demitido por justa causa não tem direito ao seguro desemprego e nem a sacar o FGTS. Se for demitido sem justa causa, recebe multa de 40% sobre os depósitos do FGTS e o seguro desemprego.

Com a reforma trabalhista o empregador e o trabalhador podem fazer acordo. O trabalhador recebe a multa de 20% do FGTS podendo movimentar 80% do seu fundo, mas não tem direito ao seguro desemprego.

9 – Contribuição Sindical

Todo mês de Março a contribuição sindical era descontada na folha salarial do trabalhador.  O valor era equivalente a um dia de trabalho, com a reforma trabalhista esse desconto é facultativo, ou seja, o trabalhador deve autorizar o débito, caso contrário, não poderá ser descontado.

10 – Demissão de um grande número de funcionários de uma só vez

Até o momento os sindicatos eram envolvidos nessas decisões, embora não haja nenhuma lei específica sobre isso. Com as novas regras o sindicato não precisa ser consultado, a empresa tem o poder de decisão.

11- Trabalho temporário

O tempo estimado para o trabalho temporário foi aumentado para 180 dias que podem ser consecutivos ou não. Ainda existe a possibilidade de prorrogar para mais 90 dias, mas para isso, é preciso solicitar permissão do Ministério do Trabalho.

Os trabalhadores temporários só podem ser contratados por intermediação de agências específicas, eles possuem os mesmos direitos de um funcionário CLT com a mesma faixa salarial, FGTS, horas extras, entre outros.

12 – Trabalho Home Office

É chamado de teletrabalho, com a reforma trabalhista ele passa a ser regulamentado mediante as negociações entre a empresa e o trabalhador O contrato pode ser por tarefa e não por jornada.

13- Acesso a justiça do trabalho

Nas leis atuais o trabalhador que ganha até 2 salários mínimos tem direito a assistência jurídica de forma gratuita. A reforma trabalhista garante que todos que ganham menos 40%  ( R$ 2,200,00) do teto do INSS passam a ter esse direito desde que consigam provar a falta de recursos.

É importante que as empresas busquem informações junto a assessoria contábil sobre todas as novas regras da reforma trabalhista. Afinal, a partir da segunda quinzena de Novembro já entrará em vigor.

Fale com o SENHOR CONTÁBIL  e conheça um novo conceito de assessoria contábil para o seu negócio. Um sistema simples, online, didático e com excelente custo benefício para cuidar da burocracia documental exigida por lei.

 

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: