Blog / Notícias

Abertura de Empresa: Como abrir uma empresa do simples nacional?

Abrir empresa no simples nacional

Abrir uma empresa no Simples Nacional pode ser uma boa ideia para todas as empresas de pequeno porte e microempresas, desde que elas não configurem a relação dos negócios vedados previstos na lei complementar 123.

O Simples Nacional é um regime de tributação chamado de compartilhado, pois a cobrança de impostos  federais, estaduais e municipais é realizado mediante a uma única guia.

Porém, é preciso enfatizar que o cálculo dos impostos é realizado como base na apuração bruta da empresa, o percentual pode variar entre 4 a 17,42%. Empresas de serviços e comércio devem pagar tributos diferentes.

Passo a Passo para abrir uma empresa no Simples Nacional

O procedimento para abrir uma empresa no Simples Nacional pode ser feito pela internet, na prática, é algo bastante fácil, pois o sistema é intuitivo. Confira!

1- Acesse o site do Simples Nacional :

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Servicos/Grupo.aspx?grp=t&area=1

Abrir uma empresa no Simples Nacional

2- No final da página, tem um frase dizendo: “Caso você não tenha o código de acesso, clique aqui”. O site vai te direcionar em uma página para você digitar o nome do responsável da empresa e o CNPJ.

Abrir uma empresa no Simples Nacional 2

3-Vale lembrar que para solicitar o Simples Nacional, é necessário ter o certificado digital, se a empresa ainda não tiver, é fundamental solicitar um, na própria página tem orientações.

4- Depois que tiver o acesso (eles fornecerão um número que você deve copiar), é necessário clicar em “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”, clique na chave ao lado;

5- Preencha todas as informações solicitadas e clique em “Sim”;

6- Depois disso, clique em “aceito” e comece a  verificação;

7- Depois de tudo, clique em ” Salvar”.

Caso a resposta for “Negativa”, então significa que a empresa possui alguma restrição diante dos órgãos públicos, portanto é fundamental checar o que pode ser.

Vale lembrar que antes de solicitar o Simples Nacional, sua empresa precisa ter todos os registros e documentações formais do negócio.

Por isso, o mais indicado é solicitar a assessoria de uma contabilidade experiente para abrir uma empresa no Simples Nacional. Os profissionais são especialistas e sabem lidar diante de qualquer situação.

Quanto tempo demora para abrir uma empresa no Simples Nacional? 

Na média leva de 40 a 60 dias para abrir uma empresa no Simples Nacional, embora alguns processos foram simplificados ainda existe uma burocracia diante de licenças e alvarás.

Porém, esse prazo ainda pode mudar,pois vai depender do estado e também do porte da empresa. Em alguns lugares do Brasil, as etapas são mais rápidas.

Qual o custo para abrir uma empresa no Simples Nacional?

A abertura de qualquer negócio exige investimento em taxas para elaboração de contrato social, Junta Comercial e outras despesas como o DARF.

Não se pode ignorar que o caminho mais fácil de abrir uma empresa no Simples Nacional é através de uma assessoria contábil especializada, diante disso, também é necessário separar o valor de seus honorários.

Esse procedimento pode custar entre 1500,00 a 2000,00. Porém, vale lembrar que os preços variam de acordo com a região.

Uma forma mais econômica de realizar todo os processos, é através de uma contabilidade online, é de fato uma maneira moderna e fácil de abrir uma empresa sem altas cobranças de honorários.

É preciso ficar atento porque alguns segmentos de mercado não podem abrir empresa no Simples Nacional, são elas: Aquelas que possuem irregularidades fiscais,  importadores e fabricantes de motos e bikes, importadores de combustíveis, empresas com débitos no INSS e na Fazenda, produtores de armas, munições, cigarros e bebidas alcoólicas, sócio que mora no exterior, entre outros.

Fale agora com o Senhor Contábil – Contabilidade Online e saiba mais detalhes. Esse é um jeito novo e seguro de fazer as coisas acontecerem no seu negócio!

Gostou do conteúdo? Confira também: Quais documentos eu preciso para abrir minha empresa do SIMPLES?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: