Blog / Notícias

Arquitetura e engenharia: Como manter a competitividade no mercado?

Todos os segmentos possuem competitividade, e com a arquitetura e engenharia não é diferente. Embora tem se discutido entre os especialistas que no futuro o Brasil terá menos engenheiros devido a baixa procura pelo curso e as grandes perspectivas de desenvolvimento econômico, esse mercado ainda exige muita inovação tecnológica e profissionais eficientes para se destacar.

Foi depois do último Senso do IBGE que se percebeu a possibilidade de escassez no futuro dessa profissão, mas isso não quer dizer que nos tempos atuais isso esteja acontecendo. Afinal, o Brasil ainda não desenvolveu todo seu potencial construtivo, portanto, ainda possuem muitos profissionais na área que disputam a atenção dos clientes.


Ainda assim a questão é, como conseguir se destacar em meio a concorrência?

A capacitação é o ponto de partida para se manter competitivo

A formação de profissionais de arquitetura e engenharia envolve conhecimentos técnicos, afinal, é fundamental que eles compreendam absolutamente tudo com relação a projetos.

No entanto, se os profissionais dessa áreas desejam abrir uma empresa, é importante que desenvolvam habilidades em tecnologia e também, na gestão empresarial.

Ou seja, é necessário aportar conhecimento para ir além e firmar o seu lugar no mercado.

De acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo apenas 28% dos profissionais formados sabem usar bem programas de geoprocessamento  e 68% dominam outros softwares profissionais.


Dessa forma , mediante a esses números, percebe-se que alguns profissionais estão buscando se especializar para agregar ainda mais diferenciais na carreira, enquanto que outros, ainda estão na inércia.

É fundamental entender que quanto mais um profissional sabe, mais valor ele entrega ao seu cliente.

Diversificação de serviços é uma necessidade

Inovar sempre é importante para mostrar ao mercado que possui diferenciais. De acordo com o especialista em consultoria e contabilidade Fabio Luiz di Favari do Senhor Contábil, as empresas de arquitetura e engenharia que conseguem se destacar são aquelas que oferecem variedade de serviços.

Afinal, os clientes buscam soluções completas e não fracionadas.

Nesse ínterim , os arquitetos podem trabalhar com paisagismo, decoração de ambientes residenciais e também corporativos, gerenciamento de reformas, acompanhamento de obras, design de móveis, dar aulas para estudantes ou até mesmo, ficar em um nicho bastante específico.


Sob o mesmo ponto de vista com relação aos engenheiros, eles também podem se reinventar investindo especialmente em aprendizagem em tudo o que envolve a tecnologia para a área.

Ampliação dos horizontes

A arquitetura e Engenharia são campos muito amplos, o profissional deve enxergar mais além para conseguir explorar de verdade esse mercado. Caso ele consiga, o sucesso na carreira será uma questão de tempo.

Também é preciso ter flexibilidade de pensamento para ser um profissional multitarefa, afinal, o objetivo é destinar o conhecimento em vários serviços.

Assim também, alguns cases de sucesso na arquitetura aproveitaram o conhecimento no paisagismo para abraçar a ” onda verde” que estão acontecendo na maioria das cidades, especialmente nos grandes centros urbanos.

Portanto, tratam-se de projetos ousados e que realmente tem uma visibilidade muito grande.

Em contrapartida, no caso da engenharia, os profissionais podem participar de licitações e concursos públicos para atuar na construção de casas habitacionais ou então, de casas sustentáveis que é o grande assunto do momento.

Todavia, se a escolha for abrir o próprio negócio, é fundamental estudar bastante e contar com a ajuda de contadores especializados para que todos os trâmites sejam realizados com segurança.

O mercado sempre tem espaço para quem veio para somar e trazer novas ideias.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •