Blog / Notícias

Como abrir um CNPJ de afiliado ou produtor digital?

Como abrir um CNPJ de afiliado ou produtor digital?

Os afiliados prestam serviços para os produtores digitais vendendo os seus produtos online, sejam eles cursos ou e-books. Como as plataformas de pagamento estipulam limites para atuar como pessoa física, é importante entender como abrir um CNPJ de afiliado ou produtor digital.

O mercado de Infoprodutos cresce bastante no Brasil e por isso, muitos empreendedores estão investindo conhecimento e recursos para vender na internet. Na maioria das vezes, esquecem como funciona a questão burocrática e tributária do negócio e acabam se vendo em uma situação que barra a sua retirada de dinheiro.

É obrigatório abrir um CNPJ de afiliado ou produtor digital?

Não é obrigatório, é fundamental entender que qualquer pessoa pode se cadastrar como afiliado nas plataformas como Hotmart, Monetizze e outras como pessoa física. Ou seja, apenas usando o CPF, não é exigido a abertura de empresa para isso.

Isso é muito comum quando a pessoa está começando, afinal, ela não tem uma ideia de quanto vai ganhar e por isso, não vê necessidade de investir na abertura de um negócio.

Contudo, conforme as coisas se desenvolvem e as vendas aumentam, é importante abrir um CNPJ de afiliado ou produtor digital. Essa regularização do negócio vai fazer com que as limitações de saques nas plataformas desapareçam e também, os impostos sejam reduzidos, uma vez que o contribuinte pessoa física acaba pagando mais dependendo da renda mensal.

Regularizar a situação é importante, pois as plataformas só liberam o teto máximo para pessoa física mensal que é de R$ 1900,00. Como empresa ( pessoa jurídica), não há limites.

Portanto, se o profissional fatura mais do isso ou tem planos de crescimento, é importante  abrir um CNPJ de afiliado ou produtor digital.

O contador pode ajudar em todos os trâmites para legalizar o seu negócio e avaliar qual é a melhor alternativa para pagar menos impostos e continuar o crescimento.

No caso do produtor digital, é fundamental ter um CNPJ para emitir notas fiscais da venda dos infoprodutos, inclusive, alguns produtores não aceitam contratar afiliados pessoa física justamente devido a essa questão tributária.

Ademais, um CNPJ sempre acaba mostrando mais profissionalismo do negócio e com isso, as chances de conseguir aumentar os lucros são infinitamente maiores.

Como abrir um CNPJ de afiliado ou produtor digital?

O procedimento é muito simples, no entanto, é fundamental a ajuda de um contador, pois para emitir o CNPJ e demais documentos da empresa é necessário alguns procedimentos e para isso, a orientação profissional vai fazer toda a diferença.

A abertura da empresa não precisa ser custosa, porque tanto o afiliado como produtor digital pode recorrer a um escritório de contabilidade online. Desse modo, o procedimento é GRÁTIS.

Além disso, as mensalidades de uma contabilidade online são mais baratas quando comparadas a um escritório tradicional, com isso, é admissível legalizar o negócio sem gastar praticamente nada.

Outra vantagem é que através da plataforma online é possível gerenciar a emissão de notas fiscais, impostos a pagar, relatórios, balanços e outras informações importantes que uma empresa demanda.

Todos os dados sempre ao dispor do gestor à partir de qualquer lugar ou horário.

A Contabilidade Online é a forma mais fácil e rápida de como abrir um CNPJ de afiliado ou produtor digital. Além disso, é possível contar com um chat tira dúvidas com contadores sempre dispostos a ajudar em qualquer momento.

Todos os procedimentos do ponto de vista burocrático são orientados pelos contadores. São eles que realizam o estudo do seu negócio e indicam o melhor enquadramento tributário.

Afiliados e produtores digitais podem ser MEI?

Ambos os casos não podem ser MEI. Essa norma passou a vigorar desde a atualização da legislação em 2019, pois o marketing direto não pode mais ser enquadrado no MEI.

O afiliado promove ações de marketing, enquanto os produtores digitais, a maioria gera uma renda maior do que é permitido no MEI, portanto, também não se enquadram nessa situação.

Por isso, é importante buscar orientação de como abrir um CNPJ de afiliado ou produtor digital, dessa forma, é possível reduzir os riscos de ser alvo de uma fiscalização da Receita Federal.

Para regularizar essa situação é necessário ter o registro correto dentro do ramo de atuação, muitos desses profissionais tem a sede da sua empresa no seu próprio lar, não há problema nisso. No entanto, é importante analisar o tipo de negócio.

Feita a abertura da empresa e o pagamento mensal dos impostos, basta deixar a burocracia nas mãos da contabilidade e o negócio estará regularizado.

O Senhor Contábil é um escritório de contabilidade online que oferece honorários condizentes com o faturamento do negócio, o objetivo é que essa parcela represente apenas uma parte irrisória do valor do faturamento.

Além disso, a contabilidade online é uma plataforma muito tecnológica que permite o acompanhamento didático e fácil para todos os clientes tanto para abertura e migração de empresa como para análises mensais da documentação contábil.

Entre em contato e saiba mais!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: