Blog / Notícias

Como declarar Imposto de Renda: informações importantes para 2022

Quer saber como declarar imposto de renda em 2022 para empresas? Está com dúvidas com relação às regras da Receita Federal?

Não se preocupe, vamos ajudar!

Embora a declaração de imposto de renda precisa ser feita todos os anos, é natural que sempre surjam dúvidas. Afinal, podem ocorrer algumas mudanças que precisam ser levadas em conta.

Outra dificuldade é que em pleno início de ano, os empresários têm muitas coisas para pensar, desde o planejamento de metas até o desenvolvimento de novas estratégias para o negócio. E logo em seguida, vem a declaração de imposto de renda com seus complexos formulários.

Essa preocupação não é exagero, uma vez que o empresário tem que pensar na declaração de imposto de renda 2022 da pessoa jurídica e também, da pessoa física ( seus bens pessoais).

A boa notícia é que nenhum gestor precisa lidar com isso sozinho!

Por isso, trouxemos dicas e demais informações quanto aos prazos, mudanças e procedimentos necessários. Leia com atenção!

Como declarar o imposto de renda 2022 para empresas?

Fazer a declaração de imposto de renda de maneira correta é uma obrigação das empresas. Caso contrário, podem incorrer multas se os documentos caírem na malha fina.

Na pior das hipóteses, a Receita Federal pode solicitar uma auditoria na empresa para investigar sonegação e possíveis fraudes.

Entenda que dificilmente informações desencontradas nos formulários passarão despercebidas pela Receita Federal.

Essa é uma tarefa bastante complexa. Mas, nós do Senhor Contábil estamos dispostos a te ajudar na declaração de imposto de renda 2022.

Acompanhe os seguintes tópicos!

  1. Quais empresas devem declarar o imposto de renda em 2022?
  2. Prazo de entrega do imposto de renda 2022 para empresas?
  3. Como fazer a declaração do imposto de renda para empresas em 2022?
  4. Documentos necessários para fazer o imposto de renda PJ

1- Quais empresas devem declarar o imposto de renda em 2022?

Toda e qualquer empresa com CNPJ registrado e operante no Brasil deve fazer a declaração do imposto de renda em 2022.

Entre elas estão:

  1. Empresas de direito privado domiciliados no Brasil;
  2. Empresas públicas;
  3. Sociedades de economia mistas e suas subsidiadas;
  4. Pessoas jurídicas com sede em outros países, mas que tem agências ou filiais no Brasil;
  5. Sociedade cooperativa de consumo com a finalidade de compra e fornecimento de bens e consumidores;

Empresas que estão isentas de fazer a declaração de imposto de renda 2022:

  1. Órgãos públicos, autarquias e fundações públicas;
  2. Empresas optantes pelo Simples Nacional com faturamento de até R$4,8 milhões por ano não fazem declaração de imposto de renda, mas sim, uma declaração única para todos os tributos que incidem a lei.
  3. Condomínios;
  4. Pessoas físicas que prestam serviços sem vínculo empregatício;
  5. Pessoa física que fornece serviço de empreitada de mão de obra sem a participação de profissionais especializados;

2- Prazo de entrega do imposto de renda 2022 para empresas?

O prazo de entrega do imposto de renda pessoa jurídica é diferente do prazo da pessoa física. Além disso, ele pode mudar de acordo com o tipo de tributação da empresa.

Empresas optantes pelo Simples Nacional devem enviar a declaração do imposto de renda PJ até o dia 31 de Março do ano seguinte ao ano do calendário.

As demais empresas que fazem ECF ( Escrituração Contábil) ou ECD ( Escrituração Contábil Digital) têm até 30 de Julho do ano seguinte ao ano calendário para enviar os documentos pelo SPED ( Sistema Público de Escrituração Digital).

3- Como fazer a declaração do imposto de renda para empresas em 2022?

É necessário preencher um formulário com inúmeras informações contábeis da empresa, portanto, é fundamental ter bastante atenção no momento de fazer a declaração do imposto de renda PJ.

Informações erradas podem gerar uma série de dores de cabeça para o empresário. Sobretudo, o risco de cair na malha fina, multas e consequências mais graves como auditorias.

Por conta disso, é recomendado que a declaração de imposto de renda para empresas em 2022 seja realizada por uma contabilidade.

Os  profissionais contábeis estão acostumados com os formulários que vão encontrar no site da Receita Federal. Além disso, eles sabem quais são as informações essenciais que não podem faltar na declaração do IRPJ.

Vale lembrar que empresas inativas também devem preencher uma declaração simplificada PJ inativa no site da Receita Federal.

Na dúvida, consulte um escritório contábil.

4- Documentos necessários para fazer a declaração do imposto de renda PJ

Declarar o imposto de renda pessoa jurídica é mais complexo, pois a empresa precisa ter o balanço e a demonstração de resultados.

Para isso, é fundamental que mensalmente uma série de documentos sejam enviados à contabilidade, como por exemplo: Notas de prestação de serviço ou venda, notas fiscais de compras, contas de telefone, energia, internet, comprovante de pagamento de fornecedores, colaboradores e etc.

Os extratos bancários e todos os comprovantes de movimentações financeiras também não podem ser esquecidos.

Com base nesses documentos, os balancetes serão confeccionados e servirão de base informativa para a declaração de imposto de renda em 2022.

Como é calculado o imposto de renda Pessoa Jurídica?

Para a base de cálculo são levados em conta todos os ganhos e rendimentos de capital, independente da natureza ou condição jurídica.

Para empresas do lucro presumido, são determinados percentuais de presunção que podem variar de 1,6%, 8%,16% ou 32% sobre a receita apurada. São deduzidas as devoluções, vendas canceladas e descontos incondicionais concedidos.

Empresas optantes pelo lucro real são tributadas com base no lucro líquido ( receitas menos despesas).

Por sua vez, empresas enquadradas no Simples Nacional têm uma base de cálculo IRPJ diferente, ela é apurada a partir da receita bruta com demais tributos através do tratamento fiscal único.

Citamos ainda a base de cálculo do IRPJ pelo lucro arbitrado, que é determinado pela receita bruta com os seguintes percentuais ( 1,92%, 9,6%, 19,2%, 38,4% ou 45%).

As alíquotas variam conforme a natureza da atividade econômica, ganhos de capital e demais receitas, rendimentos e ganhos líquidos.

A apuração da base de cálculo pelo lucro arbitrado compreende a produção de bens nas operações de venda de bens por conta própria, preço de prestação de serviço e demais receitas das atividades ou objeto principal da pessoa jurídica.

O que acontece se a declaração de Imposto de renda PJ não for entregue?

O imposto de renda pessoa jurídica é um tributo federal obrigatório exclusivo da União.

Portanto, as empresas ativas do país devem preencher o formulário da declaração.

As regras são bastante claras com relação a isso. As empresas que não apresentarem ou atrasarem a declaração do imposto de renda em 2022 sofrerão as seguintes sanções:

Multas que variam entre 2% a 20% sobre o lucro apresentado pela pessoa jurídica;

Em caso de informações incorretas, a empresa também poderá pagar multas. Entretanto, ela poderá ter uma redução de 50% no valor, caso a pessoa jurídica informe à Receita Federal o erro antes de receber a notificação.

Como consultar a declaração de imposto de renda da empresa?

A Receita Federal trabalha de maneira transparente com os contribuintes, mesmo depois de enviado o formulário, é possível fazer consultas e até mesmo alterações para arrumar possíveis inconsistências.

Se você quer se certificar se a declaração está correta ou de fato foi enviada, basta acessar esse link da Receita Federal.

É importante ter todos os dados em mãos como CNPJ, Exercício e Recibo.

O papel do contador para declaração do imposto de renda pessoa jurídica

A declaração de imposto de renda pessoa jurídica exige conhecimento. Diferentemente da pessoa física, não é recomendado que o empresário preencha o formulário por conta própria.

São muitas informações fiscais e tributárias que devem ser mencionadas no documento. O profissional de contabilidade possui profundo entendimento das regras estabelecidas pela Receita Federal e portanto, é mais segura sua atuação.

As vantagens de contar com um escritório contábil de confiança incluem:

  1. Prevenção de inconsistências nas informações;
  2. Se blindar de multas e possíveis auditorias;
  3. Evitar cair na malha fina;

Convencido da importância da contabilidade para declaração de imposto de renda em 2022?

E se eu te dissesse que existem ainda mais benefícios em contratar uma contabilidade online para gerenciar a parte fiscal e tributária da sua empresa?

Se você se interessou! Entenda melhor sobre a migração da contabilidade clicando aqui e se prepare para pagar mensalidades mais econômicas, ter suporte via chat, possibilidade de agendar reuniões online com especialistas e ter acesso aos documentos e relatórios da empresa a qualquer hora e de qualquer lugar.

Conheça o Senhor Contábil e se surpreenda com essa forma moderna de fazer contabilidade!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: