Blog / Notícias

Como definir o ramo de atividade para abertura de empresa

Quando uma pessoa decide abrir um novo negócio, a primeira coisa que se deve definir é o ramo de atividade para saber qual área do mercado a sua empresa vai fazer parte.

 

O ramo de atividade vai determinar qual o mercado consumidor sua empresa vai atender, embora pareça muito simples, a maioria dos empreendedores tem muito dificuldade de fazer essa escolha.

 

O que na verdade todas as pessoas querem é ” sucesso da empresa ” e ” ganhar dinheiro”, todavia, isso é apenas uma consequência de uma escolha acertada do ramo de atividade.

 

Quais os ramos de atividade existem?

 

Abrir uma empresa sem a definição do ramo de atividade é um grande erro, o empresário precisa saber qual é o público alvo do seu negócio, ou seja, para quem ele vai oferecer seus produtos ou serviços e cobrar por isso.

 

Abaixo, vamos citar os principais ramos de atividades que existem e as diversas vertentes de atuação, confira:

 

Comércio – Empresas nesse ramo atividade atendem o consumidor final, aquele que compra produtos para uso pessoal. No geral, eles compram de outros fornecedores e revendem. Um exemplo disso são: Lojas de roupas, calçados, acessórios, supermercados, lojas de produtos naturais, lojas de brinquedos, loja de móveis, etc.

 

Indústria – Essas empresas criam produtos à partir de uma matéria prima, depois fornecem para outras empresas que podem ser lojas do comércio, setor corporativo e outros. O ramo de atividade será definido pelo tipo de mercadoria que produz.

 

Exemplo: Fábrica de móveis, utensílios domésticos, indústria gráfica, automóveis, confecções, entre outros.

 

Prestação de serviços – Nesse caso, as empresas apenas prestam serviços a população, não vende nenhum tipo de produto. Exemplo: Manicure, cabeleireiro, borracheiro, agência de marketing, agência de viagens, contabilidade, táxis, cinema, clínica médica, dentistas, entre outros.

 

Todas as atividades que fazem parte desses 3 setores são cadastradas no CNAE, é uma forma que a Receita Federal possui para classificar o seu ramo de atividade. A classificação de atividades econômicas ( CNAE) é registrada juntamente com o CNPJ da empresa.

 

Como definir o ramo de atividade para abertura de empresa?

 

Escolher o ramo de atividade pode ser um desafio, mas algumas questões devem ser levadas em conta para que essa definição tenha bons resultados, confira:

 

1- Conhecimento no ramo e gosto pela atividade

 

Diz o ditado que ” conhecimento vale mais do que dinheiro”. De fato, a abertura de uma empresa gera o ônus e o bônus, então é preciso gostar do ramo de  atividade que vai atuar, pois é fundamental estar preparado para enfrentar os desafios do setor.

 

Se você tiver conhecimento necessário para abrir a empresa e gostar muito da atividade, vá em frente.

 

2- Avalie o público alvo e a questão da concorrência

 

Quem são seus potenciais clientes? Onde eles estão? Como elaborar estratégias de comunicação com eles?

Verifique se há muita concorrência e como ela se comporta diante dos clientes. Faça planos para se destacar diante disso.

 

3- Quanto vou precisar para investir no negócio?

Coloque na ponta do lápis o capital de investimento necessário para consolidar o negócio. Comece pela parte documental,  estrutura física da empresa, equipamentos, móveis, estoque ( se for venda de produtos) equipe especializada, marketing e giro.

 

4- Tenha em mente as ameaças para o negócio

Tente não seguir para o lado de empresas ” modinhas”, o primeiro passo para o sucesso é verificar que o ramo de atividade escolhido é uma tendência do setor para os próximos anos, afinal, você quer que o seu negócio seja duradouro.

Avalie se no futuro os consumidores podem deixar de adquirir os produtos os serviços da sua empresa devido a mudanças de hábitos ou se outros concorrentes podem anular o que você oferece.

É fundamental ter uma ampla visão do negócio, um exemplo disso, foi a febre das paletas mexicanas em todo País, um negócio que durou 2 anos e depois disso, a maioria das paleterias fecharam.

A definição do ramo de atividade para abertura de empresa merece muita atenção na elaboração do seu plano de negócios. Pesquise bastante e conte com o escritório de contabilidade online Senhor Contábil para colocar as ideias do papel, na prática.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar:


3 thoughts on “Como definir o ramo de atividade para abertura de empresa

  1. […] empreendedores têm dúvidas quando começam a preencher os formulários para abertura de uma empresa, uma delas, é sobre o endereço fiscal e […]

  2. […] empreendedores têm dúvidas quando começam a preencher os formulários para abertura de uma empresa, uma delas, é sobre o endereço fiscal e […]

  3. […] empreendedores têm dúvidas quando começam a preencher os formulários para abertura de uma empresa, uma delas, é sobre o endereço fiscal e […]