Blog / Notícias

Como funciona a contabilidade na prática? É obrigatória para todas as empresas?

A contabilidade na prática é considerada uma ciência que aplica cálculos e efetua os registros da movimentação financeira das empresas. Ela estuda fatos da economia e da administração e também controla o patrimônio das empresas através de registros e demonstrações contábeis.

É a contabilidade na prática que auxilia na tomada de decisões importantes nas empresas. Afinal, ela fornece relatórios e dados que orientam o empresário a conduzir o seu negócio da melhor forma.

Como funciona a contabilidade na prática?

As atribuições da contabilidade são de muita responsabilidade, pois o principal objetivo é fornecer informações econômicas verídicas para os governos, fornecedores, bancos, investidores e funcionários.

A contabilidade na prática envolve uma série de atividades, entre elas:

  1. Registrar a movimentação financeira da empresa;
  2. Produzir e expor demonstrativos que mostram a situação econômica, patrimonial e financeira do negócio;
  3. Fazer análise dos demonstrativos para apurar os resultados obtidos pela empresa;
  4. Cuidados das questões tributárias da empresa como enquadramento e apuração de impostos para garantir conformidades com a lei;

A contabilidade ainda pode oferecer assessoria, cujo foco é avaliar a rotina e gestão financeira do negócio com o viés de contribuir para melhoria da rotina administrativa.

Em alguns casos, pode ser feita uma auditoria, onde serão analisados registros e documentos para entender se a empresa está atuando de acordo com a legislação.

Qual é a importância da contabilidade na prática para as empresas?

A contabilidade na prática é uma grande aliada para as empresas, afinal, através dos seus registros, o gestor pode tomar decisões importantes com relação ao futuro do negócio.

A falta desse controle pode encurtar o tempo da vida empresa

De acordo com o IBGE, cerca de 60% das empresas fecham as portas em menos de 5 anos de atividade. Infelizmente, a falta de planejamento e uma gestão obsoleta são os principais motivos da falência.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que os gestores mantenham uma gestão saudável e com seus aliados, como a contabilidade que vai apresentar os valores reais de seus custos, despesas, receitas, lucratividade, ativos e passivos.

Além disso, a contabilidade na prática é responsável por manter a empresa dentro da legalidade, cumprindo todas as suas obrigações acessórias diante dos órgãos públicos.

A importância da contabilidade para as empresas está no direcionamento no entendimento e processo decisório de muitas questões corporativas. Ela reduz burocracias e mostra elementos que podem influenciar os negócios.

A contabilidade é obrigatória em todas as empresas?

A contabilidade é obrigatória para todas as empresas, com exceção do MEI ( Microempreendedor Individual). Contudo, mensalmente o MEI deve recolher as taxas e anualmente também fazer uma declaração para comprovar a receita bruta.

A Lei nº 10.406/2002 em seu artigo 1.179 afirma sua obrigatoriedade para sociedades empresárias e demais entidades. O objetivo é manter a escrituração contábil regular.

Isso significa que as empresas devem seguir um sistema de contabilidade, seja ele mecanizado ou não. É necessário ter uma escrituração uniforme nos livros conforme a documentação respectiva.

Todos os anos deve-se fazer um balanço patrimonial e de resultado econômico.

Quais os problemas que o empresário poderia ter pelo fato de não ter uma contabilidade escriturada?

É indiscutível que a contabilidade na prática ajuda as empresas em sua gestão financeira. Dessa forma, os empresários podem se organizar melhor para manter a empresa saudável e ampliar os negócios.

Além disso, uma empresa que possui contabilidade evita muitos riscos como:

  1. Perícias contábeis por conta de demandas trabalhistas. Caso a contabilidade não esteja em dia, fica mais difícil comprovar os pagamentos e o cumprimento de todas as obrigações;
  2. Recuperação judicial, para dar andamento no processo,  é necessário juntar todos os documentos e demonstrações contábeis;
  3. Problemas entre sócios, é importante que a empresa tenha uma contabilidade para comprovar os direitos e responsabilidades de cada sócio em caso de litígio;
  4. Dificuldades em conseguir crédito pessoa jurídica, pois as Instituições Financeiras pedem um documento assinado pelo contador para comprovar a situação financeira do negócio;
  5. Falhas na apuração de impostos e não cumprimento da legislação que podem levar a sérios problemas com o fisco incluindo, multas, fechamento do negócio e outras penalidades graves;

A contabilidade na prática é obrigatória e visa evitar que a empresa venha a ter qualquer problema com os órgãos do governo, bem como prejuízos financeiros por falta de demonstrações contábeis, escrituração fiscal e outros documentos essenciais.

Esses documentos devem ser elaborados com o suporte de um contador registrado no Conselho Regional de Contabilidade, caso contrário, o empresário sofrerá penalidades, pois se trata de crime grave.

Agora que você já sabe como funciona uma contabilidade na prática, venha conhecer o Senhor Contábil, uma plataforma online que reduz a burocracia do seu negócio.

Tudo de maneira rápida, simplificada e econômica. Entre em contato e saiba mais!

Saiba como funciona a contabilidade para micro empresa e empresa de pequeno porte!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: