fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilDepartamento PessoalVida de empreendedorComo motivar os funcionários de maneira correta?

Como motivar os funcionários de maneira correta?

Postagens recentes

Motivar os funcionários é fundamental para assegurar uma atmosfera laboral agradável e facilitar o aumento de produtividade para o alcance das metas e melhoria da lucratividade.

Os líderes e gestores têm o papel importante de ajudar os colaboradores a encontrarem razões para realizar as tarefas diárias de uma forma mais empolgante. Afinal, o trabalho é o local onde a maioria das pessoas passa o maior tempo do seu dia.

Embora exista a questão da automotivação, onde cada pessoa deve encontrar dentro de si os motivos para fazer as coisas, os fatores externos também podem motivar os colaboradores a desenvolver mais foco, eficiência e produtividade.

5 dicas para motivar funcionários e torná-los mais engajados

Muitas ações para motivar o time funcionam e podem fazer muita diferença no dia a dia da empresa. Portanto, é necessário planejar ações que sejam realmente eficientes para trazer os colaboradores para o lado da companhia.

É necessário desenvolver um sentimento de orgulho de fazer parte do time. Confira como fazer isso!

1- Reconheça o profissionalismo do colaborador

Todo mundo gosta de ganhar elogios, muitas vezes os funcionários trabalham anos na empresa e nunca ouviram um comentário positivo do seu superior. Isso realmente é desanimador e faz com que a pessoa não se sinta valorizada.

Motivar os funcionários não é uma tarefa difícil, comece mostrando o quanto o colaborador é importante para a empresa e o que a sua atividade representa para o alcance dos resultados.

Reconhecer o valor que o colaborador possui é o primeiro passo. Afinal, cada um possui talentos específicos e necessários na companhia.

Muitas empresas têm feito isso através de políticas de Gestão de Pessoas, isso inclui avaliação de salários, prêmios por produtividade, bônus, promoções e etc. Dessa forma, os funcionários se sentem mais valorizados e consequentemente, produzem mais.

2- Forneça oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento

A maioria dos profissionais não querem ficar em uma inércia, mediante a isso, as empresas que buscam motivar os funcionários oferecem a chance de ampliar seus conhecimentos.

É justamente por isso que as empresas que possuem planos de carreira são as mais procuradas pelos profissionais, afinal, eles querem uma possibilidade de crescimento futuro.

Diante disso, a empresa pode motivar os funcionários oferecendo cursos, palestras e a possibilidade de revisão de cargos e salários.

3- Proporcione condições de trabalho adequada

Motivar os funcionários sem que haja boas condições de trabalho é impossível. As empresas precisam garantir o material e equipamentos adequados para a realização das tarefas.

Isso inclui computadores, mesas, cadeiras, meios de comunicação, sistemas eletrônicos, condições de transporte, instalações físicas e outros.

É importante remover aquela cultura do improviso nas companhias, dessa forma, os funcionários levarão as atividades mais a sério e terão melhor desempenho em suas funções.

4- Melhore o clima organizacional

O ambiente de trabalho precisa ser amigável, cujo as relações entre os colegas seja de colaboração. Esse cenário quem cultiva são os gestores e líderes.

Os funcionários precisam se sentir bem no ambiente onde passam o maior tempo do seu dia, dessa forma, motivar os funcionários ficará mais fácil com as outras ações.

Um clima sem pressão exagerada, sem metas inalcançáveis, sem intrigas e com uma atmosfera voltada para o coletivo são as melhores formas de garantir um ambiente mais feliz e agradável para se trabalhar.

5- Dê feedbacks para a equipe

Os funcionários podem ser grandes aliados na hora de tomar decisões importantes ou ter ideias inovadoras. Portanto, nada mais justo que explicar a eles tudo o que foi aproveitado, e por que não premiar as melhores iniciativas?

Certamente essa é uma forma de garantir a satisfação e motivar os funcionários constantemente, pois eles sabem que suas sugestões estão sendo ouvidas e podem ser importantes para o desenvolvimento da empresa.

Quais medidas a sua empresa está tomando para motivar os funcionários?

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: