Blog / Notícias

Como motivar os funcionários de maneira correta?

Motivar os funcionários é fundamental para assegurar uma atmosfera laboral agradável e facilitar o aumento de produtividade para o alcance das metas e melhoria da lucratividade.

Os líderes e gestores têm o papel importante de ajudar os colaboradores a encontrarem razões para realizar as tarefas diárias de uma forma mais empolgante. Afinal, o trabalho é o local onde a maioria das pessoas passa o maior tempo do seu dia.

Embora exista a questão da automotivação, onde cada pessoa deve encontrar dentro de si os motivos para fazer as coisas, os fatores externos também podem motivar os colaboradores a desenvolver mais foco, eficiência e produtividade.

5 dicas para motivar funcionários e torná-los mais engajados

Muitas ações para motivar o time funcionam e podem fazer muita diferença no dia a dia da empresa. Portanto, é necessário planejar ações que sejam realmente eficientes para trazer os colaboradores para o lado da companhia.

É necessário desenvolver um sentimento de orgulho de fazer parte do time. Confira como fazer isso!

1- Reconheça o profissionalismo do colaborador

Todo mundo gosta de ganhar elogios, muitas vezes os funcionários trabalham anos na empresa e nunca ouviram um comentário positivo do seu superior. Isso realmente é desanimador e faz com que a pessoa não se sinta valorizada.

Motivar os funcionários não é uma tarefa difícil, comece mostrando o quanto o colaborador é importante para a empresa e o que a sua atividade representa para o alcance dos resultados.

Reconhecer o valor que o colaborador possui é o primeiro passo. Afinal, cada um possui talentos específicos e necessários na companhia.

Muitas empresas têm feito isso através de políticas de Gestão de Pessoas, isso inclui avaliação de salários, prêmios por produtividade, bônus, promoções e etc. Dessa forma, os funcionários se sentem mais valorizados e consequentemente, produzem mais.

2- Forneça oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento

A maioria dos profissionais não querem ficar em uma inércia, mediante a isso, as empresas que buscam motivar os funcionários oferecem a chance de ampliar seus conhecimentos.

É justamente por isso que as empresas que possuem planos de carreira são as mais procuradas pelos profissionais, afinal, eles querem uma possibilidade de crescimento futuro.

Diante disso, a empresa pode motivar os funcionários oferecendo cursos, palestras e a possibilidade de revisão de cargos e salários.

3- Proporcione condições de trabalho adequada

Motivar os funcionários sem que haja boas condições de trabalho é impossível. As empresas precisam garantir o material e equipamentos adequados para a realização das tarefas.

Isso inclui computadores, mesas, cadeiras, meios de comunicação, sistemas eletrônicos, condições de transporte, instalações físicas e outros.

É importante remover aquela cultura do improviso nas companhias, dessa forma, os funcionários levarão as atividades mais a sério e terão melhor desempenho em suas funções.

4- Melhore o clima organizacional

O ambiente de trabalho precisa ser amigável, cujo as relações entre os colegas seja de colaboração. Esse cenário quem cultiva são os gestores e líderes.

Os funcionários precisam se sentir bem no ambiente onde passam o maior tempo do seu dia, dessa forma, motivar os funcionários ficará mais fácil com as outras ações.

Um clima sem pressão exagerada, sem metas inalcançáveis, sem intrigas e com uma atmosfera voltada para o coletivo são as melhores formas de garantir um ambiente mais feliz e agradável para se trabalhar.

5- Dê feedbacks para a equipe

Os funcionários podem ser grandes aliados na hora de tomar decisões importantes ou ter ideias inovadoras. Portanto, nada mais justo que explicar a eles tudo o que foi aproveitado, e por que não premiar as melhores iniciativas?

Certamente essa é uma forma de garantir a satisfação e motivar os funcionários constantemente, pois eles sabem que suas sugestões estão sendo ouvidas e podem ser importantes para o desenvolvimento da empresa.

Quais medidas a sua empresa está tomando para motivar os funcionários?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: