Blog / Notícias

Como parar de procrastinar – 6 Dicas

A famosa frase ” depois eu faço” pode ser apenas uma expressão, entretanto, se for procrastinação, o seu projeto de vida está em risco se não mudar esse hábito. Mas, calma, se você aprender como parar de procrastinar, as coisas vão fluir melhor na sua vida pessoal e profissional.

A procrastinação se refere ao fato de deixar algumas tarefas para fazer mais tarde ou depois. Primeiramente, é preciso entender que todos os seres humanos fazem isso, ou seja, é natural, contudo, quando em excesso pode atrapalhar as atividades do dia a dia e afetar a saúde emocional.

É comum encontrar pessoas que procrastinam a todo momento e por causa disso ficam doentes com mais frequência.

Procrastinar não significa que a pessoa não tem organização, ela apenas têm dificuldades na execução das tarefas em tempo hábil.

Mas, como parar de procrastinar?

Não é fácil cessar um hábito de uma vida inteira, por isso, não se desespere e simplesmente comece devagar para então, resolver esse problema de vez.

Algumas dicas podem ajudar, confira!

1- Tenha um propósito

Todas as pessoas que buscam o sucesso precisam saber para onde querem chegar, a frase ” deixe a vida me levar” só é bonita na teoria, na prática serve apenas para pessoas que se contentam com o mínimo.

Aqueles que têm propósito de vida conseguem ir além, portanto, se você ainda não tem, comece a pensar  nisso para que seus dias sejam dedicados ao alcance dessas metas.

Lembre-se que os planos sempre devem incluir possíveis imprevistos.

2- Antecipe a entrega de suas tarefas

Essa ação se chama ” senso de urgência”, é a melhor forma de como parar de procrastinar. Portanto, se você tem um prazo de 7 dias para realizar uma atividade, faça isso em 5 dias. 

Dessa forma, nunca vai correr o risco de se atrasar e ficar ansioso e estressado para conseguir realizar algo.

Adotar esse hábito vai diminuir muito as dores de cabeça e também, tornar uma pessoa mais eficiente.

3- Elimine as distrações

Atualmente, as redes sociais são as principais responsáveis por roubar a atenção das pessoas. Quando isso é recorrente, as chances de procrastinar as tarefas é maior, afinal, são mensagens nos aplicativos, fotos, vídeos e outras coisas que tiram completamente o foco do trabalho.

Não é incomum encontrar pessoas que deixaram de realizar alguma coisa da agenda por causa de distrações na internet.

Determine horários específicos para ver as redes sociais e responder perguntas nos aplicativos de mensagens. Dessa forma, é possível melhorar a sua concentração.

4- Gerencie as emoções 

As emoções podem interferir bastante na procrastinação de tarefas, isso porque muitas pessoas associam o humor ao não cumprimento de algumas atividades. Infelizmente esse tipo de pensamento pode criar um círculo vicioso.

Pessoas que possuem as emoções gerenciadas de maneira correta procrastinam menos.

Para entender isso, o primeiro passo é refletir sobre a razão do adiamento das tarefas e então, tentar mudar a forma como se vê aquela determinada situação.

Muitas pessoas precisam buscar ajuda psicológica para fazer uma reavaliação cognitiva para lidar com sentimentos que favorecem a procrastinação.

5- Programe o seu dia

Use uma agenda, classifique as tarefas como menos ou mais importantes. Coloque os prazos em que você deve finalizar cada atividade ( curto, médio ou longo prazo).

Fazendo isso, você já começa o dia sabendo o que deve fazer. 

Obviamente que essa não é uma forma eficaz de como parar de procrastinar quando usada de forma isolada. Aqui entra a necessidade de gerenciar suas emoções e evitar as distrações para não deixar que nada atrapalhe a realização dos seus deveres.

6- Treine o seu cérebro

Você precisará ajudar a sua mente a parar de procrastinar. Quando pensar em adiar alguma tarefa, combata esse pensamento e faça isso na hora.

Um grande exemplo é o modo soneca do celular. Quantas vezes você usa esse recurso?

Não faça mais isso, o celular despertou, levante na hora.

O mesmo  ocorre com outras tarefas. Pensou em procrastinar, rebata esse pensamento. Dessa forma, você vai mudar o ciclo vicioso da procrastinação.

Com essas dicas de como parar de procrastinar, a sua vida pessoal e profissional podem ganhar um novo sentido. Terapias comportamentais, coaching e livros que abordam o assunto podem ser grandes aliados nessa luta contra o adiamento de tarefas.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: