fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineTributárioComo representante comercial pode pagar menos imposto?

Como representante comercial pode pagar menos imposto?

Postagens recentes

Como pessoa jurídica o representante comercial precisa pagar impostos dentro do enquadramento tributário de sua empresa. Para economizar nesse quesito, a assessoria de uma contabilidade especializada é fundamental.

O comércio de maneira geral depende muito do representante comercial para disseminar novidades em todos os cantos do País. Suas comissões são o faturamento da empresa que ele precisa abrir para prestar contas ao fisco, pois trabalhar como pessoa física não é compensatório.

Como abrir uma empresa de representação comercial?

A abertura de uma empresa é inevitável nesse segmento, até porque as marcas representadas precisam informar a contabilidade os pagamentos efetuados ao profissional de representação comercial.

Obviamente que alguns setores até permitem representante comercial pessoa física, porém, diante da comissão serão descontados os seguintes impostos: 2 a 5 % de ISS dependendo do município, 11% de INSS e 7,5 a 27% de IRRF.

De fato, trabalhar como representante comercial autônomo ( pessoa física) não compensa. Para economizar impostos, atuar como pessoa jurídica é mais vantajoso.

Primeiramente, o representante comercial vai precisar de uma contabilidade para agilizar o procedimento de abertura do negócio que inclui:

  1. Fazer a solicitação na junta comercial;
  2. Pedir CNPJ;
  3. Fazer o preenchimento do FCN que é integrado a Junta Comercial e Receita;
  4. Efetuar o pagamento de taxas
  5. Assinar a documentação

O processo de abertura só é finalizado quando a Junta comercial analisar os documentos e gerar o contrato social.

Não é necessário muitos dias para que a empresa de representação comercial esteja pronta para funcionar. Entretanto, é fundamental a contratação de uma contabilidade experiente não só para abertura, mas também para pagar menos impostos.

Como o representante comercial pode pagar menos impostos?

Já vimos acima que para obter economia no pagamento de impostos como representante comercial é preciso abrir uma empresa, ou seja, atuar como pessoa jurídica.

Isso porque na pessoa jurídica pode-se fazer um planejamento tributário, o que jamais deve ser confundido com sonegação.

O planejamento tributário é um direito que toda a empresa possui de escolher o enquadramento fiscal mais adequado. Dessa forma, ela não vai pagar impostos sem necessidade, mas, somente o que realmente deve.

O enquadramento fiscal é uma ação importante dentro da abertura de qualquer negócio, é o contador que possui expertise para realizar a análise da empresa e escolher entre os regimes de tributação existentes no Brasil que são:

• Lucro Presumido

É a forma mais simplificada de apurar impostos do imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido.

Para se enquadrar nesse regime, a empresa deve ter renda anual inferior de 78 milhões ou 6,5 milhões mensais multiplicados pelos meses que empresa está operando nessa atividade.

Vale lembrar que a apuração de impostos nesse caso são realizados sobre o valor bruto do faturamento multiplicado diante de uma base de presunção.

No caso do representante comercial, essa base é de 32%.

Portanto, a empresa desse ramo no lucro presumido vai pagar: IRPJ 15% sobre a base de presunção de 32%, CSLL 9% sobre os 32%. Além disso, essa categoria deve recolher 3% de COFINS, 0,65% de PIS, ISS que pode variar de 2 a 5% dependendo do município.

Não quer esperar? Entre em contato diretamente com um dos nossos consultores, clique aqui.

Simples Nacional

Nessa modalidade, a empresa recolhe os impostos de forma unificada. Ou seja, se a empresa de representação comercial for enquadrada no Simples Nacional, o recolhimento de todos impostos é realizado através de uma única guia.

Podem ser enquadradas nesse regime de tributação todas as empresas da lista de atividades permitidas, o representante comercial é uma delas. Nesse caso, a tributação é de 16,93 a 22,45% sobre o faturamento.

O outro regime de tributação existente no Brasil é o Lucro Real, mas ele geralmente não é indicado para o representante comercial.

Vale lembrar também que o representante comercial não faz parte da lista do MEI (Micro Empreendedor Individual).

Portanto, a melhor maneira de pagar menos impostos de uma forma legal, é buscando orientação de uma assessoria contábil especializada.

Inclusive, uma boa dica é usar a tecnologia a seu favor e optar pela contabilidade online, nela, o empresário tem acesso a documentos e no setor de tirar dúvidas em tempo real a qualquer hora do dia.

Busque soluções inovadoras para o seu negócio e aumente a sua lucratividade. Conte com os profissionais do Senhor Contábil -Contabilidade online, feita por pessoas.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: