fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaContabilidade OnlineConfira tudo o que você precisa saber antes de abrir uma empresa

Confira tudo o que você precisa saber antes de abrir uma empresa

Postagens recentes

Abrir uma empresa está na lista dos projetos de muitas pessoas, embora pareça uma tarefa simples, ser um empreendedor exige muito planejamento e sobretudo, determinação para prosperar.

Além de todo o estudo de campo e demais detalhes que necessitam serem pesados, existe a questão da burocracia, afinal, para crescer é preciso sair da informalidade.

Lições para abrir uma empresa vencedora

O primeiro passo para dar o impulso inicial é entender o tipo de negócio que você quer abrir, diante disso, outros procedimentos devem ser feitos. Ter um CNPJ é fundamental para qualquer ramo de atividade, pois é um sinônimo de segurança jurídica.

Além disso, uma empresa formalizada tem mais chances de fechar mais negócios, tem fácil acesso aos direitos previdenciários, confere mais segurança ao cliente, tem mais poder de negociação com os fornecedores, entre outros benefícios.

Diante disso, montamos um passo a passo para você iniciar esse projeto!

Monte um plano de negócios

Você tem uma ideia boa, mas ainda não colocou nada no papel para abrir uma empresa. Então, essa é a hora de começar a fazer o sumário executivo deste plano que inclui a antecipação de alguns aspectos do negócio. Saiba mais!

■ Descreva o que é o negócio;

■ Quais os diferenciais competitivos da empresa;

■ Missão;

■ Perfil dos empreendedores;

■ Produtos e serviços oferecidos com seus benefícios agregados;

■ Segmento de clientes que serão atendidos;

■ Localização da empresa;

■ O investimento total;

■ Forma jurídica;

■ Indicadores financeiros;

■ Enquadramento tributário;

Um sumário executivo precisa ser simples e objetivo, deve ter no máximo três página para que a leitura seja rápida e desperte interesse em que lê. É fundamental destacar as conclusões.

O objetivo principal de um plano de negócios antes de abrir uma empresa é fornecer uma visão geral do seu projeto.

Faça uma análise do mercado

Nessa fase, o empreendedor precisa entender um pouco mais do mercado onde vai atuar, vai conhecer quem são os potenciais clientes, fornecedores e concorrentes.

Durante a análise de mercado, você vai estudar o tipo de produto ou serviço que vai oferecer mediante o público alvo que pretende atingir.

As informações precisam ser detalhadas sobre:

■ Quem é o cliente?

■ Onde ele está?

■ Ele é pessoa física ou jurídica?

■ Como ele se comporta diante do mercado?

Se você já conhece o mercado que pretende atuar, será mais fácil responder essas perguntas, caso contrário, vai precisar obter essas informações através de entrevistas, questionários e análise profunda da concorrência.

Com esses dados em mãos, será possível traçar o cenário do mercado que a empresa vai enfrentar e também, mostrar qual é a melhor direção a seguir para conquistar os clientes e realizar as ações de marketing.

Existem empresas que realizam essa pesquisa de mercado, entretanto, caso o empreendedor não disponha de caixa para isso, é fundamental que ele mesmo o faça.

Questões operacionais e financeiras da empresa

Essa é a parte mais prática de abrir uma empresa, é onde será definido como tudo vai realmente funcionar para colocar esse projeto em ação.

No plano operacional é necessário informar como o negócio será estruturado, isso inclui:

■ Localização do negócio;

■ Instalações físicas incluindo equipamentos e demais itens necessários;

■ Número de funcionários e tarefas para cada um deles;

Outro ponto importante que entra em ação é a questão financeira, é fundamental saber se valor investido será o suficiente, por isso, avalie:

■ Custos iniciais do negócio;

■ Despesas fixas mensais;

■ Capital de Giro;

■ Fluxo de caixa para os primeiros meses;

Confira também: Finanças Empresariais x Finanças Pessoais: Uma separação necessária!

Atenção a burocracia

A abertura de um negócio exige a demanda documental, mas, para isso, é fundamental contratar uma boa assessoria contábil, pois ela vai orientar todos os procedimentos de:

■ Abertura de CNPJ e I.E;

■ Inscrição na Junta Comercial do município;

■ Confecção do contrato social;

■ Orientação sobre o enquadramento tributário;

■ Emissão de guias de pagamentos ( DARF);Apuração de impostos;

■ Gerenciamento de folha salarial;

São muitos os documentos que precisam ser pensados para abrir uma empresa que esteja dentro das exigências legais. Diante disso, sempre conte com contadores especializados e que possam assessorar em todos os procedimentos.

A burocracia do seu negócio não te deixa trabalhar? Traga sua empresa para o Senhor Contábil e deixe a burocracia com a gente. A gente está aqui para que você não sofra com isso!

Como visto acima, abrir uma empresa exige planejamento, foco, determinação e principalmente, organização para que as coisas sejam implementadas em seu devido lugar. O empreendedor que consegue colocar isso em prática terá muito mais chances de sucesso.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: