Blog / Notícias

Conheça as principais vantagens e desvantagens de ter o próprio negócio!

vantagens do próprio negócio

Você sonha em ter o próprio negócio? Para muitos, isso significa independência. Mas, será que ser um empreendedor é uma tarefa fácil ou exige muita coragem?

Abrir uma empresa e empreender em um idéia pode ser muito prazeroso para quem busca algo novo ou até mesmo a realização profissional. Contudo, para fazer isso é preciso sair da zona de conforto, uma vez que serão encontrados também, muitos desafios pela frente. 

Conheça as vantagens e desvantagens de abrir o seu próprio negócio:

Vantagens de ter o próprio negócio

Empreender traz vantagens, sobretudo para aquelas pessoas que gostam de desafios e tem objetivos claros para alcançar objetivos específicos. Pode até demorar para que os resultados apareçam, mas, acredite, eles certamente virão com o tempo.

Confira o lado positivo de ter o próprio negócio!

1- Autonomia

O empreendedor comanda a sua própria agenda e como vai organizar e executar suas tarefas. 

Ele tem liberdade de determinar seus planos e estratégias para alavancar o negócio sem a necessidade de consultar superiores. Ou seja, ele pode tentar diversas formas para gerir o seu negócio e conseguir alcançar os melhores resultados.

2- Gestão do tempo

A flexibilidade de horários é um dos principais pontos citados pelos empreendedores, afinal, eles podem determinar quando e onde vão trabalhar.

Com o avanço da tecnologia, muitos gestores trabalham remotamente, ou seja, a partir de casa ou de qualquer lugar do mundo. Portanto, o empreendedor pode administrar o seu tempo de trabalho da forma que achar melhor e dessa forma, aproveitar para ficar mais com sua família ou até mesmo, viajar fora de altas temporadas.

3- Possibilidade de trabalhar naquilo que realmente gosta

Essa é uma das principais vantagens de ter o próprio negócio, pois geralmente as pessoas empreendem em um sonho. 

Fazer o que sabe e o que gosta pode gerar uma excelente lucratividade. 

Diz o ditado que “Faça o que gosta e nunca terá que trabalhar”. E de fato, essa citação pode ter muita importância na vida de algumas pessoas.

4- Chances de ter melhores ganhos

Todo mundo quer ganhar mais dinheiro, isso é um fato. Ser dono do próprio nariz pode trazer essa oportunidade.

Trabalhando duro, investindo em uma boa ideia as coisas podem render muito sucesso na realização profissional e excelentes ganhos financeiros.

Confira também: Saiba o que é CNPJ e como abrir um para sua empresa

Desvantagens de ter o próprio negócio

É claro que nem tudo são flores, sempre vai existir o ônus e o bônus na hora de abrir qualquer negócio. Afinal, ninguém alcança o sucesso sem esforços. Para te ajudar a mergulhar nessa sem maiores problemas, confira algumas questões importantes que talvez você precise avaliar.

Saiba quais são as desvantagens!

1- É preciso ter um bom investimento inicial

Apostar em um sonho vai exigir um aporte financeiro, sabe aquelas economias de uma vida inteira? 

Pode ser que o empreendedor tenha que usar tudo para dar a vida a esse projeto.

Existem riscos de se perder tudo, por isso, é importante ter um planejamento bem definido antes de colocar as coisas em prática.

2- As responsabilidades aumentam consideravelmente

Trabalhar com carteira assinada lhe dá mais segurança, pois o funcionário precisa somente cumprir o seu papel, ele recebe sempre na mesma data um valor específico para realizar determinada função.

Ou seja, suas responsabilidades são limitadas. Ao contrário de uma pessoa que tem seu próprio negócio, essa precisa ampliar seus horizontes e cuidar de todos os departamentos da empresa.

Um empreendedor trabalha mais horas do que um funcionário de empresa, pois seu foco deve estar voltado para seu negócio.

3- Incerteza dos rendimentos

Ter o próprio negócio é não saber quanto você vai ganhar naquele mês, pode ser um bom valor, assim como tem a possibilidade de não receber nada.

O empreendedor precisa estar preparado para lidar com essa probabilidade, especialmente no começo das atividades.

Diferentemente do funcionário com carteira assinada, o empreendedor não tem salário fixo, por isso, ele precisa organizar muito bem as finanças para equilibrar as receitas e despesas.

O empreendedor é um gestor, ele precisa ter espírito de liderança para encarar os desafios pela frente. No entanto, é importante citar que o sucesso  é uma consequência para aqueles que não desistem.

Gostou do conteúdo? Confira também: Confira tudo o que você precisa saber antes de abrir uma empresa

  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    8
    Shares
  • 8
    Shares