Blog / Notícias

Conheça os tipos de certificado digital e saiba qual o melhor para sua empresa!

certificado-digital

Provavelmente você já deve saber o que é certificado digital, certo? Porém você conhece os tipos de certificados existentes? Fique tranquilo que nós podemos te ajudar. Confira no artigo abaixo:

Conhecendo os tipos de mídias

Antes de aprofundarmos no assunto dos tipos de certificados, é importante esclarecer anteriormente sobre os tipos de mídias utilizadas para armazenar o mesmo. Elas se diferem de acordo com a sua aplicação e também níveis de segurança criptográfica.

Através delas, é perfeitamente possível assinar documentos e assegurar sigilo do conteúdo.

No entanto, as mais utilizadas é o TIPO A, e que se subdividem em mídia A1 e A3. Conheça as diferenças:

-Mídia A1 – Seria uma espécie de mídia arquivo ou programa a ser instalado. Tem validade de 1 ano, onde é guardado no próprio computador do usuário.Ou seja, não necessita de pen drive ou cartão para acessar.

-Mídia A3 – Já o tipo A3, possui validade de 3 anos e fica armazenado em um cartão com chip ou token (pen drive específico de certificação digital). O tipo A3 em cartão pode ser acessado através de uma leitora específica, (geralmente vem junto com o cartão), já o tipo A3 em token pode ser usado em qualquer computador.

Agora que você já sabe os tipos de mídias que permitem o acesso e uso do seu certificado, vamos entender melhor em que situações o certificado digital deve ser utilizado, falando mais sobre os diferentes tipos de certificados existentes:

e- CNPJ

Este tipo de certificado é próprio para pessoa jurídica que possui um CNPJ.

As empresas possuem uma infinidade de obrigações legais a serem cumpridas, para conseguir realizar as transações com mais praticidade no ambiente virtual e com validade jurídica. O representante legal da companhia na Receita Federal deve fazer a emissão do e- CNPJ.

A escolha do tipo de certificado vai depender do porte e necessidade da empresa. No caso do certificado e-CNPJ. As empresas podem utilizar para as seguintes operações:

-Acessar o Receitanet;
-Acessar, cadastrar, cancelar e consultar no e-CAC;
-Emitir e parcelar DAS;
-Cadastrar o DMED ( profissionais na área da saúde);
-Usar o GESP;
-Acessar o ICP;
-Emitir declaração no CAGED;
-SPED – Assinar escrituração fiscal;
-Acessar o CNES;
-Cadastrar no INPI;
-CT-e
-Enviar DIPJ;
-Acessar serviços na Receita Federal;
-Assinar contratos de câmbio;
-Emissão de REDARF;
-CEBAS;
-Usar o Sisprouni;
-Solicitar financiamentos no FINEP;
-DOI ( Declaração sobre Operações Imobiliárias);
-SISCOMEX;

e- CPF

O certificado e-CPF já é voltado para pessoas física, ou seja, qualquer cidadão, que não possui um CNPJ. No caso, é mais indicado para os autônomos e profissionais liberais.

Este certificado permite que uma pessoa física também possa validar documentos judicialmente no ambiente online. Esse certificado pode ser usado para inúmeras transações, são elas:

-Acessar o Receitanet;
-Entrar no e-CAC;
-CEBAS;
-Aderir o cadastro positivo;
-Acessar o e- CNH;
-Consultados informações no IRPF ( Imposto de Renda Pessoa Física);
-Usar o e-DOC;
-Assinar escrituração contábil e fiscal;
-SPED;
-SISCOMEX;
-Realizar transações de FGTS e Previdência Social;
-Serviços da Receita Federal;
-Obter o e- CRM;
-Acessar o CAGED

NF-e – Envio de Notas fiscais eletrônicas

O Tipo de certificado NF-e é exclusivo para uso de envio e emissão de notas fiscais eletrônicas. O certificado digital deve ser usado para empresas assinarem e enviarem as notas fiscais para a Secretaria da Fazenda.

Os serviços que podem ser utilizados através deste tipo, são:

-Emitir o DANFE
-CT-e
-Nota Fiscal Paulista, Goiana, Gaúcha, etc…
-Emitir manifestação de destinatário
-Obtenção do GED

O processo do envio de notas através do certificado digital elimina a burocracia, escrita manual e o vai vem de papéis a contabilidade, pois os arquivos ficam todos salvos em pastas.

Além disso, facilita a fiscalização do governo referente ao pagamento de impostos nas empresas.

Qual é o melhor tipo de certificado digital?

Na realidade não existe um melhor tipo de certificado, o que existe é aquele melhor tipo que se encaixa com as necessidades da sua empresa.

Tanto o A1 como o A3 são seguros, entretanto, o A3 ainda oferece mais vantagens devido a possibilidade de usá-lo em qualquer computador, além disso, ele se torna mais inviolável, já que os arquivos ficam dentro de um token ou cartão. O A3 tem uma validade mais estendida, o que não exige renovação anual. A validade do A1 é de 1 ano, portanto, a renovação é mais frequente.

Para escolher o melhor tipo, seja e-CNPJ, NF-e ou e-CPF, é fundamental avaliar qual deles atende suas necessidades e exigências. A assinatura digital é aceita por todos os órgãos públicos, bancos, inclusive, em tribunais como uma legítima validação de identidade por parte de quem as detém.

Para saber qual o melhor para o seu negócio é imprescindível dispor de uma boa assessoria jurídica, pois somente o contador poderá te informar o qual o melhor para o dia a dia da sua empresa.

Lembrando também que muitos destes serviços e declarações deverão ser acessados pelo seu contador.

Gostou do nosso artigo e tem mais dúvidas a respeito deste assunto! Envie suas dúvidas para nós ou fale diretamente com um de nossos atendentes. Com certeza ficaremos felizes em poder te ajudar!

Confira também: Quais os tipos de regime tributários e como impactam a empresa?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: