Blog / Notícias

Contabilidade Online – A contabilidade do futuro

Você já ouviu falar da contabilidade online, mas ainda tem dúvidas sobre como ela funciona? Eu tenho uma boa notícia para você, nesse artigo, tudo vai ser explicado.

A contabilidade sempre representou um desafio para os empreendedores, afinal de contas, demanda bastante trabalho preparar os documentos mensalmente e enviar para o escritório contábil.

E a visualização dos relatórios então?

Na maioria das vezes é impossível acompanhar em tempo real a situação da empresa.

Mas, agora tudo está mudando, isso devido ao avanço da tecnologia.

A contabilidade online está criando novas rotinas e transformando essa obrigação em processos menos tediosos para as empresas.

E você, já parou para pensar como a sua empresa pode se beneficiar com a contabilidade online?

Acredite, existe uma grande chance de você e seus colaboradores estarem perdendo tempo tirando cópias, separando recibos, guardando arquivos físicos e mandando malotes para a contabilidade.

Nesse artigo, eu vou te mostrar que isso não é mais necessário, pois a contabilidade online é o caminho para simplificar essa burocracia. Entenda como funciona e quais as vantagens de apostar nessa mudança!

Como funciona a contabilidade online?

O ponto de partida para a mudança é o conhecimento e a mente aberta para entender que a contabilidade online é um aprimoramento no sistema contábil. Afinal de contas, ela vai facilitar as rotinas para o cumprimento das leis.

Você vai perceber que os serviços realizados pela contabilidade online ganham mais eficiência por conta da agilidade na troca de informações. Entre eles estão:

  1. Abertura de empresa;
  2. Escrituração contábil e tributária;
  3. Entrega de obrigações acessórias;
  4. Assessoria trabalhista;

1- Abertura de empresa com a contabilidade online é grátis

A contabilidade online é completa, assim como a contabilidade tradicional. Todavia, o empreendedor tem a vantagem de abrir uma empresa só gastando com as taxas governamentais.

É isso mesmo, na contabilidade online você não precisa de um grande investimento para dar o primeiro passo rumo à abertura do negócio.

O passo a passo para abrir sua empresa grátis e entender como funciona está aqui. Dá uma olhada!

Se você é empreendedor, já tem uma empresa e quer migrar da contabilidade tradicional para a contabilidade online, isso é possível. Para ver as informações necessárias, clique aqui!

2- Escrituração Contábil e Tributária são realizadas normalmente

Com exceção do MEI, todas as empresas precisam ter um contador para cumprir determinadas obrigações.  A escrituração contábil é a principal delas, pois é onde são registrados as movimentações financeiras do negócio.

A contabilidade é responsável por preencher os demonstrativos e todos os outros registros necessários, como:

  1. Balancetes;
  2. Registro de apuração de impostos;
  3. Balanço patrimonial;
  4. Conciliação bancária;
  5. DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício;

Essas obrigações não podem ser preenchidas pela empresa, é fundamental contar com a contabilidade.

Na contabilidade online, o  gestor pode visualizar esses relatórios na plataforma sem a necessidade de fazer solicitações por telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente, tudo fica disponível na sua plataforma de fcil acesso a qualquer hora em qualquer lugar.

3- Entrega de obrigações acessórias dentro do prazo

As obrigações acessórias são documentos exigidos pelas autoridades com o objetivo de coletar inúmeros dados da empresa. É fundamental apresentar todas elas para que  o negócio atue na legalidade.

É a contabilidade a responsável por essa emissão, entre eles estão:

  1. RAIS – Relação Anual de Informações Sociais;
  2. DEFIS – Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais ( optantes do Simples Nacional);
  3. DIRF ( Declaração de Imposto Retido na Fonte);
  4. DCTF ( Declaração de Débitos Tributários Federais) – Para empresas optantes do Lucro Presumido, Lucro Real e algumas situações do Simples Nacional;
  5. SPED Fiscal e Contábil;
  6. CAGED;
  7. Outros;

4- Assessoria Trabalhista para empresas que possuem funcionários

Assim como na contabilidade tradicional, a contabilidade online também oferece serviços que envolvem as obrigações trabalhistas.

Essa é uma burocracia que precisa ser resolvida mensalmente, por isso, é importante contar com uma assessoria especializada. Confira o passo a passo:

  1. Fazer a apuração e emissão da folha de pagamento;
  2. Realizar o cálculo do pró labore dos sócios ou até mesmo o recibo único do proprietário da empresa;
  3. Cálculo do 13º e férias;
  4. Cálculo das guias do INSS, FGTS e Imposto de Renda retido na fonte;
  5. Documentação para admissão e demissão;
  6. Preenchimento do CAGED ( Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados);
  7. Emissão de relatórios trabalhistas para o fisco;

A contabilidade online ainda oferece inúmeros tipos de serviços que podem ser cobrados à parte como por exemplo, as consultorias, emissão de notas fiscais pela plataforma e outros.

O objetivo é fornecer toda a assessoria para as empresas em um único lugar, caso isso seja de interesse do cliente.

Via de regra, a contabilidade online e a tradicional fornecem os mesmos serviços, contudo, a digital tem suas vantagens.

Quais as vantagens da contabilidade online?

Você deve estar se perguntando: ” Por que contratar uma contabilidade online e não a contabilidade tradicional?”

A sua dúvida é compreensível, afinal de contas, passamos uma vida fazendo as coisas sempre do mesmo jeito.

A contabilidade era aquela onde todos os meses  precisava mandar uma pilha de documentos, ficar ligando em busca de informações e guardar arquivos físicos por muitos anos de todos os comprovantes.

Mas, você precisa saber que tudo se transformou ao longo desses anos.

Da mesma forma que existe a possibilidade de você comprar o que deseja sem sair de casa, existe a contabilidade online para você gerenciar sua empresa sem enviar arquivos enormes pelo motoboy.

Com apenas poucos cliques, você pode  consultar informações importantes sobre o seu negócio.

Mas, as vantagens da contabilidade online não param por aí. Confira 8 delas!

  1. Mensalidades mais econômicas;
  2. Facilidade para acessar as informações;
  3. Melhora a tomada de decisões;
  4. Mais segurança nos processos;
  5. Atendimento mais rápido e disponível 7 dias na semana;
  6. Redução de erros e otimização do tempo;
  7. Atendimento 7 dias na semana;
  8. A Contabilidade online é o futuro

1- Mensalidades mais econômicas

Por muitos anos a contabilidade era uma conta alta para as empresas, mas agora isso é um problema resolvido.

A contabilidade online possui mensalidades mais atrativas, isso porque a tecnologia permite mais facilidade na troca de documentos e informações.

É vantajoso tanto para as empresas como para o contador, uma vez que as tarefas são otimizadas.

No Senhor Contábil, existem mensalidades à partir de R$68,00 por mês. Imperdível, não é mesmo?

Já começa pela abertura da empresa que é gratuita, agora, as empresas podem aproveitar esse benefício da mensalidade mais econômica também.

2- Facilidade para acessar as informações da empresa

 Se você tem empresa certamente já passou por algum perrengue na hora de solicitar relatórios da contabilidade ou teve dificuldades para tirar alguma dúvida.

É bastante comum que isso aconteça na contabilidade tradicional. É por isso que houve mudanças nesse serviço.

Os empresários começaram a ter mais interesse em entender como funciona a contabilidade e os contadores mais antenados, resolveram facilitar o fornecimento desse serviço.

Na verdade, a contabilidade online se tornou uma mão na roda para ambos os lados. Dessa forma, o empresário pode ver seus relatórios de qualquer lugar a qualquer hora pela internet e os contadores, têm mais tempo para realizar seu trabalho.

Os relatórios e todas as informações da empresa ficam arquivados na nuvem, e com isso, disponíveis para consultas por tempo indeterminado. Essa é uma das facilidades que a tecnologia oferece.

3- Melhora a tomada de decisões do empresário

Entendendo como está a situação financeira do negócio, o gestor tem mais poder de decisão para dar um novo passo rumo ao crescimento da empresa.

O papel da contabilidade online é justamente atuar como aliado próximo do empresário. Com isso, ele consegue se concentrar naquilo que realmente importa para fazer sua empresa crescer.

A clareza de dados vai permitir que o gestor estabeleça metas futuras, faça novas aquisições de mercadorias, contrate mais funcionários ou até mesmo, abra uma nova filial.

Diante disso, pode-se perceber que a contabilidade online não serve apenas para cumprir obrigações fiscais, mas também, para direcionar o gestor a tomar decisões importantes para sua empresa.

4- Mais segurança nos processos

O extravio de documentos na contabilidade tradicional pode acontecer e com isso, as empresas perdem informações importantes.

Isso ocorre devido a logística de documentos físicos que pode impactar os processos de trabalho.

Mas, na contabilidade online esse problema é resolvido, pois o envio dos documentos é feito de forma digital e o armazenamento dos documentos é na nuvem.

Ou seja, sem riscos de extravio.

Tudo isso confere mais segurança nos processos de trabalho e minimiza erros no preenchimento de formulários importantes para o fisco.

5- Atendimento mais rápido e eficaz

Na contabilidade online, basta poucos cliques para conseguir um atendimento pelo chat ou email.

Outro diferencial é a oportunidade de fazer reuniões online com especialistas dentro de áreas específicas dentro da contabilidade.

Portanto, se você tem alguma dúvida sobre os tributos, o contador tributarista vai te ajudar sem que você tenha que se deslocar para uma reunião na sede da contabilidade.

A boa notícia, é que você não precisa esperar a segunda feira para tirar dúvidas. O atendimento é disponível 7 dias na semana.

É ou não é uma facilidade o que a tecnologia nos proporcionou?

Esqueça todo o tempo perdido pendurado no telefone para sanar dúvidas.

6- Redução de erros e otimização do tempo

Imagine uma guia com cálculo errado de imposto ou então, uma obrigação acessória que não foi entregue. Isso pode gerar sérias dores de cabeça para a empresa.

Na realidade, isso não está longe de acontecer, pois o tráfego de informações nem sempre é eficiente entre a empresa e a contabilidade.

Todavia, com a contabilidade online isso é diferente, pois ao invés de mandar os documentos mensais de maneira física, a empresa faz a digitalização na plataforma da contabilidade, o que gera mais confiança .

Toda essa eficiência minimiza erros e permite que ambos os lados consigam cumprir suas obrigações com mais rapidez e ganho de tempo.

Ademais, toda a documentação da empresa fica concentrada em um só lugar.

7- Atendimento 7 dias por semana

Mesmo que surjam duvidas durante o fim de semana o atendimento online te dará respaldo para solucionar os seus problemas. Aquela historia de ter que esperar até segunda feira para conseguir informações sobre a sua contabilidade acabou.

E não se engane, o atendimento pode ser online mas o cuidado com você e seu negocio é 100% humano.

8- A contabilidade online é o futuro

Não adianta, não tem para onde fugir.

O mundo está mudando rapidamente, a tecnologia está invadindo a forma como as pessoas vivem, trabalham, se divertem, se alimentam e se relacionam.

A contabilidade online é a nova forma de resolver a parte burocrática das empresas.

Sabe porque isso está acontecendo?

O futuro da contabilidade está completamente atrelado à produtividade que é gerada pela robotização de processos.

Portanto, ao invés do contador ficar preso em meio a papéis, ele terá mais tempo para fazer avaliações dentro da ciência contábil para ajudar no crescimento do negócio do seu cliente.

Isso é muito positivo para os empresários, pois terão uma assessoria contábil mais exclusiva.

Qualquer empresa pode ter uma contabilidade online?

Cada contabilidade online tem seu sistema de atendimento e especialidade em determinados tipos de empresa.

O Senhor Contábil é um escritório de contabilidade online especializado em micro e pequenas empresas.

O objetivo dessa seletividade é oferecer uma contabilidade completa para esses empresários que muitas vezes não tem um departamento exclusivo para cuidar da área contábil.

Sabemos que a contabilidade de uma empresa pode ser bastante complexa dependendo do seu ramo de atividade.

Por isso, o foco da contabilidade online para micro e pequenas empresas permite um atendimento voltado para a necessidade desses empresários.

Entre os ramos de atividade que podem ser atendidos pela contabilidade online estão: Engenheiros, arquitetos, consultores, jornalistas, designers, desenvolvedores, profissionais autônomos, médicos e demais profissionais da área da saúde.

Você quer mais tempo para gerir sua empresa?

Mais facilidade para administrar essa obrigação do seu negócio?

Quer preço justo nesse serviço?

Então, a contabilidade online para micro e pequenas empresas é para você!

Não se engane, a contabilidade online não oferece serviços parciais, mas, sim, todos serviços completos que sua empresa precisa.

Venha conhecer o Senhor Contábil e saiba como nós podemos ajudar o seu negócio a cumprir a legislação enquanto você se concentra na atividade principal da empresa!

Conheça outros assuntos que possam interessar:

Como declarar imposto de renda para empresas?

Como abrir uma empresa – Passo a Passo

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: