Blog / Notícias

Contabilidade para advogados – Tudo o que você precisa saber!

Os serviços de contabilidade para advogados visam atender demandas específicas relacionadas às exigências da legislação vigente. 

É fundamental que os profissionais da área jurídica contem com a expertise dos profissionais da área contábil para a realização de serviços burocráticos que envolvem inúmeros elementos que afetam a carga tributária do negócio.

A contabilidade para advogados tem como prioridade o aconselhamento financeiro. Nesse contexto, os profissionais da área jurídica são orientados com relação a investimentos, tipo de sociedade ideal e a importância de controlar o fluxo de caixa para manter o negócio saudável.

Como deve ser feita a contabilidade para advogados?

Embora os profissionais da área jurídica compreendam as leis, é importante firmar uma parceria com uma contabilidade para advogados.

Afinal de contas, é necessário tomar muitas decisões importantes sobre como o negócio vai funcionar.

Na contabilidade são definidos elementos que envolvem a administração do negócio e questões fiscais. Ou seja, são conhecimentos específicos que necessitam do auxílio do contador.

Entre os principais serviços executados pela contabilidade para advogados são:

  1. Planejamento tributário;
  2. Composição da sociedade;
  3. Tributação dos associados;
  4. Discriminação de receitas;

A contabilidade para advogados exige trabalho específico para atender a legislação e evitar que a  pessoa jurídica pague mais impostos além do exigido. 

Benefícios da contabilidade para advogados

Todo negócio precisa de boas parcerias para ter um modelo de trabalho sustentável a longo prazo. Via de regra, com a advocacia não é diferente, por isso, os serviços contábeis não são dispensáveis.

A contabilidade para advogados traz inúmeras vantagens:

Ajuda na realização do planejamento tributário

O planejamento tributário é um conjunto de ações legais que visam reduzir a carga tributária de uma empresa.

Esse serviço está incluso na contabilidade para profissionais advogados. Para isso, são analisadas todas as informações referente a empresa para que se seja possível planejar ações importantes para o negócio, como:

  1. Aplicação correta de alíquotas relacionadas a atividade da empresa;
  2. Entrega de obrigações acessórias dentro do prazo;
  3. Redução de pagamento de impostos por meio legal;
  4. Simulação de práticas tributárias de outros regimes para avaliar o melhor enquadramento do momento para o negócio;
  5. Auxiliar na recuperação de impostos pagos a mais do que o necessário ( caso houver);

Vale lembrar que essas práticas são permitidas por lei. Entretanto, é fundamental que haja a estratégia correta para não prejudicar o cumprimento das obrigações legais da empresa.

Na contabilidade para advogados, o especialista realiza todas as análises para assegurar resultados muito positivos para o negócio.

Orientação na escolha do tipo de empresa 

A contabilidade para advogados pode ser direcionada a profissionais autônomos que desejam formalizar uma empresa. Ou então, para profissionais que desejam se reunir em uma sociedade entre dois ou mais.

 Os advogados autônomos também  têm muitas vantagens na formalização, especialmente na economia tributária. Geralmente as alíquotas incidentes sobre os rendimentos pessoa física são superiores das alíquotas da pessoa jurídica.

A contabilidade para advogados ainda pode ser feita quando mais de um profissional se reúne em uma sociedade simples de prestação de serviços.

O papel do contador é orientar o melhor tipo de empresa e o  enquadramento tributário correto.

A partir dessa escolha, surgem as obrigações acessórias de cada caso em específico. 

É importante contar com essa expertise para evitar qualquer erro que pode ocasionar problemas administrativos ou incidência de multas por falta de regularização do escritório.

Esses inconvenientes podem afetar os ganhos financeiros do escritório de advocacia.

Você está precisando de uma contabilidade para advogados?

O Senhor Contábil tem a solução ideal para você profissional da área jurídica. 

A contabilidade online é uma forma de facilitar a gestão do seu negócio. A vantagem é que todo o controle é feito por uma plataforma que reúne relatórios importantes que podem ser consultados de qualquer lugar e horário.

As mensalidades da contabilidade para advogados são bastante atrativas. 

Venha para a contabilidade online e conheça uma maneira fácil de cuidar dos interesses do seu negócio. Atendimento rápido e humanizado!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: