Blog / Notícias

Contabilidade para empreendedores – Tire as dúvidas mais comuns

A contabilidade para empreendedores é extremamente importante para assegurar que os negócios serão bem administrados.

Ademais, não se pode esquecer de que toda a empresa possui obrigações tributárias para cumprir. Dessa forma, a ajuda de contadores especializados é necessária para direcionar a pequena, média e grande empresa.

Ainda existem muitas dúvidas a respeito da necessidade de ter uma contabilidade nas pequenas empresas. Contudo, o crescimento e estabilidade do negócio pode depender do setor que cuida do patrimônio da companhia.

A importância da contabilidade para empreendedores

Muitas pessoas lutam para ter o próprio negócio, é uma trajetória que exige muito foco, persistência e conhecimento. Tudo começa na idealização do sonho, depois vem os assuntos burocráticos  que podem ser exaustivos quando não existe planejamento e suporte de bons profissionais.

Não basta ter uma boa ideia, é necessário estudo, preparo e bons aliados para a criação de estratégias que levem o negócio ao sucesso.

A contabilidade para empreendedores é fundamental para que as pequenas empresas consigam se fortalecer e não cair nas tristes estatísticas de fechamento de portas antes de completar 2 anos de existência.

Através da contabilidade os empreendedores têm informações importantes sobre tributos, capital de giro e outras questões relevantes do negócio que precisam ser feitas para regulamentar a empresa como:

Abertura de registro na Junta Comercial, regularização no INSS, Receita Federal, Prefeitura e etc.

É o contador que vai ajudar o empreendedor com todas as questões  fiscais e contábeis. Trata-se de apoio especializado, fundamental para o planejamento de um negócio vencedor.

A contabilidade para empreendedores é necessária em todos os tipos de empresa?

Somente em empresas MEI ( Micro empreendedor individual) a contabilidade para empreendedores não é exigida por lei. No entanto, ao abrir mão dessa orientação profissional, as vantagens também serão inexistentes.

Isso quer dizer que uma empresa que não faz planejamentos e não tem conhecimento sobre como pode crescer, dificilmente sairá do mesmo patamar. Portanto, mesmo sendo MEI,  o profissional contador pode ser um grande aliado na orientação de cumprimento das obrigações e também, no modelo de crescimento.

Uma boa dica é a contabilidade online, um meio econômico e muito eficiente de fazer a contabilidade para empreendedores.

Com relação a outros tipos de pequenas empresas como o ME e o EPP é necessário ter uma contabilidade, uma vez que as obrigações legais são maiores e demandam uma visão mais profissional e estratégica.

O que a contabilidade faz na realidade?

Os profissionais envolvidos são especialistas dedicados no controle de fluxo de caixa, controle de estoque, emissão de notas fiscais, elaboração de relatórios, preenchimento de obrigações acessórias da empresa, assessoria para abertura de empresa, pagamento de impostos, escrituração de livros contábeis, planejamento tributário, emissão de relatórios gerenciais e outros.

O objetivo da contabilidade para empreendedores não é apenas cuidar da burocracia, mas sim, ajudar na tomada de decisão.

Como contratar uma contabilidade eficiente?

Pequenas empresas precisam ter bons aliados para conseguir se destacar no mercado. Uma boa assessoria contábil pode fazer muita diferença para atender todas as necessidades do negócio.

Os empreendedores que utilizam os recursos de softwares contábeis conseguem melhorar a sua estrutura de negócio.

Um grande exemplo disso é a contabilidade online, onde é possível ter o controle completo financeiro, fiscal e de todas as obrigações acessórias em uma plataforma moderna que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo.

Através de uma contabilidade para empreendedores eficiente é possível assegurar que todas as necessidades do negócio serão atendidas, ocorrendo novas possibilidades para ir muito além do esperado.

É importante garantir a contratação de uma contabilidade que possui desenvoltura para lidar com situações que estão fora do alcance do empreendedor. Além disso, ele será responsável  pela controladoria do negócio e a criação de um plano de ação que facilita o gerenciamento do negócio.

O Senhor Contábil apresenta soluções inovadoras em contabilidade, a plataforma é completamente online e atende empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas.

Sem precisar se deslocar, o empreendedor tem acesso a todas as informações contábeis da empresa que podem ser consultadas de qualquer lugar  e no horário que preferir.

A contabilidade para empreendedores do Senhor Contábil possui parcelas econômicas, atendimento humanizado via chat e  o expertise que seu negócio precisa. Saiba mais!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: