fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilRotinas contábeisTributárioVida de empreendedorContabilidade para engenheiros e arquitetos: Reduza seus impostos em até 09% utilizando o fator R

Contabilidade para engenheiros e arquitetos: Reduza seus impostos em até 09% utilizando o fator R

Postagens recentes

O pagamento de impostos é uma obrigação de todas as empresas com sede no Brasil, é sabido que o sistema de tributação do País é muito complexo. Nesse sentido, é fundamental entender alguns aspectos que possam ajudar a contabilidade para Engenheiros e Arquitetos ser bem planejada para reduzir os impostos dentro da lei.

O quanto uma empresa vai pagar de tributos vai depender do regime de tributação escolhido antes da abertura da empresa. Afinal, essas são normas obrigatórias que levam em conta a atividade econômica de um negócio.

Dessa forma, Brasil oferece 3 tipos de regime de tributação, são eles: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Essa última, tem um cálculo chamado Fator R que representa um alívio para empresas optantes, especialmente no quesito custos com a folha de pagamento.

A Engenharia e a Arquitetura são atividades sujeitas ao Fato R

Fabio Luiz di Favari – CEO do Senhor Contábil explica em síntese que o Fator R se trata de uma alíquota que inclui dois indicadores essenciais em qualquer empresa, inclusive de engenharia e arquitetura, que é a folha de pagamento e o faturamento bruto do negócio dos últimos 12 meses.

Ou seja, isso quer dizer que quanto mais alto é o seu custo com a  folha de pagamento, maior o será o fator R da empresa. Contudo, o uso desse indicador é destinado somente para optantes do regime de tributação Simples Nacional.

Em síntese, o Fator R é um elemento que está facilitando a vida de pequenas e médias empresas enquadradas no Simples Nacional, pois os salários e pro labores são custos fixos e o cálculo do tributo a ser pago por essas empresas não leva em conta suas despesas e nem o lucro, apenas o faturamento bruto.

Portanto, quando a empresa destina boa parte do seu faturamento para pagar os funcionários, o nível do fator R aumenta e com isso, ela passa a ser tributada com alíquotas mais baixas. Ou seja, pagam menos impostos, conclui o especialista do Senhor Contábil.

Como é feito o cálculo?

A princípio , para realizar o cálculo do Fator R, é preciso ter em mãos  uma tabela onde estão descritas as  alíquotas para cada faixa de faturamento e também, os valores em reais a serem deduzidos. Elas se diferem bastante, por isso, é importante analisar os números da empresa.

Contudo, das informações necessárias, o contador analisa o Faturamento dos último 12 meses ( anteriores ao período de apuração) da empresa, depois, ele vê qual é a alíquota indicada para esse limite.

Posteriormente, é feita a multiplicação do faturamento com a alíquota e subtrai pelos valores que podem ser dedutíveis.

O resultado é a porcentagem do Fator R que pode ser descontado no imposto.

Todo o procedimento de cálculo é complexo, pois existem casos de empresas que ainda estão no início da suas atividades, contudo, mesmo assim podem usar o fator R desde seu primeiro mês de vida de forma proporcional.

O Fator R pode beneficiar profissionais liberais como Engenheiros e Arquitetos. Todavia, é fundamental contar com Contadores especialistas para realizar o cálculo correto.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: