Blog / Notícias

Contabilidade para investidores – O básico que todos deveriam conhecer

Se você investe em ações como pessoa física é importante ter conhecimento sobre contabilidade para investidores, afinal, essa prática fornece mais segurança na hora desenvolver as suas análises de mercado.

A seleção de empresas na hora de comprar ações sempre é um grande desafio, sobretudo para os investidores que estão começando ou ainda não dominam a arte de análise de mercados.

Como a contabilidade pode ajudar os investidores?

Um bom entendimento em contabilidade pode mudar o jogo, afinal, é através dos relatórios que se pode obter informações importantes para a tomada de decisões.

A contabilidade pode mostrar quais são as melhores empresas para se investir, pois ela aponta em seus relatórios informações essenciais de lucratividade, prejuízos, fontes de crescimento, evolução e a receita total dessas empresas.

Ou seja, através dessas informações, os investidores podem selecionar as empresas que são mais lucrativas para fazer parte de sua carteira de ações.

Via de regra, a contabilidade para investidores ajuda na compreensão dos números contábeis que certamente darão mais tranquilidade para a compra ou venda de ações.

Os pontos mais avaliados na contabilidade para essa definição devem ser:

  1. Demonstração do Resultado do exercício ( mostra se a empresa tem lucros ou prejuízos dentro de um determinado período);
  2. Fluxo de caixa ( analisa a saúde financeira do negócio);
  3. Balanço patrimonial ( Identifica os bens, investimentos e fontes de recursos da empresa);
  4. Mutação de patrimônio ( mostra as alterações do patrimônio da empresa de um período para outro);

A verdade absoluta é que todos os investidores que têm a mentalidade de ser sócios das empresas deveriam compreender mais sobre a contabilidade para tomar decisões assertivas com relação a compra de ações.

É através da contabilidade que se pode analisar como a empresa vem crescendo, a sua lucratividade, suas dificuldades frente ao mercado, o seu nível de endividamento, quais as previsões futuras e outros dados essenciais.

O caminho fica mais claro quando as informações são mais fornecidas de maneira transparente pelas empresas que têm seu capital aberto.

O investidor não precisa ser um expert em contabilidade

Primeiramente, é preciso enfatizar que a contabilidade é uma área muito vasta, portanto, quando se fala em contabilidade para investidores, o objetivo é que o empreendedor saiba ler os números das empresas de uma forma simples.

Esse conhecimento pode ser adquirido através de livros ou cursos.

Entretanto, quando isso não é possível, ele pode contratar um escritório de contabilidade para ajudar a fazer a gestão da sua carteira de investimentos. Afinal, o investidor precisa prestar contas na sua declaração de imposto de renda sobre sua participação na bolsa de valores.

Na área de investimentos, os relatórios contábeis são por vezes muito difíceis de compreender, pois são repletos de siglas que os investidores não conseguem decifrar. 

Contudo, se a interpretação não for possível, é fundamental que um especialista de contabilidade seja consultado para que os investimentos sejam muito bem direcionados  em empresas que apresentam bons resultados.

Os contadores sabem analisar os relatórios contábeis das empresas com capital aberto e podem orientar melhor os investidores que possuem dúvidas com relação aos dados fornecidos.

As empresas de capital aberto usam os relatórios contábeis para se comunicar com os acionistas. Portanto, essa leitura é essencial para tomar qualquer decisão.

É importante salientar que essas empresas  que estão na bolsa devem divulgar seus resultados  trimestralmente através de um canal chamado RI ( Relacionamento com os Investidores).

Além disso, tem as demonstrações financeiras padronizadas anuais ( DFP)  cujo objetivo é mostrar o parecer de um auditor independente sobre a situação da empresa. Nesse relatório, ainda é possível ver comparações entre os períodos.

É preciso dedicar um tempo para fazer a análise desses demonstrativos, entretanto, em qualquer tipo de investimento financeiro isso é necessário.

A boa notícia é que uma assessoria contábil pode ajudar os investidores a tomar melhores decisões para escolher ações de empresas promissoras.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: