fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilRotinas contábeisVida de empreendedorControle de estoque – Como influencia na parte contábil e fiscal?

Controle de estoque – Como influencia na parte contábil e fiscal?

Postagens recentes

O controle de estoque é fundamental em empresas que movimentam produtos. Dentro desse conceito são observados um conjunto de fatores, como: Produto acabado, insumos e matéria prima necessária para a operação.

Boa parte do patrimônio da empresa está no estoque, por isso, é importante que a companhia tenha processos bem definidos para organizar e gerenciar a movimentação desse material.

É através de um controle de estoque eficiente que os gestores têm a possibilidade de analisar as futuras decisões como: Necessidade de reposição de alguns itens, elaboração de promoções para desovar produtos e a identificação daqueles que trazem maior lucratividade.

Influência do controle de estoque na contabilidade

O controle de estoque é uma ação necessária em qualquer empresa para obtenção de sucesso na administração. Entretanto, é importante entender que a gestão dos produtos e insumos também tem uma relação direta com as rotinas contábeis e fiscais.

Isso acontece porque as empresas precisam prestar contas aos órgãos governamentais sobre todo o seu patrimônio.

Portanto, um controle de estoque eficiente facilita a apuração das informações que devem constar nos relatórios contábeis. Afinal de contas, é em cima desses dados que são consideradas a tributação  sobre a movimentação de mercadorias.

Via de regra, o controle de estoque não é apenas uma mera burocracia, uma má gestão desse patrimônio pode prejudicar a contabilidade.

Obrigatoriedade das empresas com relação ao controle de estoque

Para questões fiscais, a avaliação de estoque pode ser feita por custo médio ou sistema de PEPS. O estoque permanente ou existente no momento da apuração é que vai determinar o custo das mercadorias revendidas.

As empresas optantes pelo Lucro Presumido, Microempresas ( ME) e as empresas de pequeno porte ( EPP) que são regidas pelo Simples Nacional são obrigadas a proceder com a escrituração do Livro Inventário em 31 de Dezembro de cada ano.

Como regra geral, as empresas optantes pelo Lucro Real devem fazer isso ao final de cada período de apuração.

Existem muitos critérios para fazer o controle de estoque, geralmente as empresas optantes pelo Lucro Real adotam o sistema de custo médio.

Em contrapartida as empresas do Lucro Presumido e as outras optantes do Simples Nacional usam o método PEPS ( primeira que entra e primeira que sai).

Como a contabilidade pode ajudar no controle de estoque?

A contabilidade não pode fazer o controle de estoque das empresas, afinal, isso faz parte da gestão do negócio. No entanto, ela pode orientar os gestores com relação aos critérios de avaliação de estoque.

Para eleger o critério de avaliação de estoques de maneira correta, é fundamental que os gestores estejam sempre atentos ao regime de tributação que estão sujeitos a cada ano.

É justamente dentro desse contexto que a contabilidade se alia à empresa para conseguir um controle de estoque eficiente e que vai gerar relatórios contábeis confiáveis.

Pode-se dizer que o controle de estoque tem uma ligação direta com a contabilidade da empresa, visto que, ele pode reduzir custos, melhorar o fluxo de entradas e saídas de mercadorias e por fim, prevenir desperdícios.

Os gestores que compreendem essa importância conseguem maximizar os resultados da empresa e oferecer mais qualidade para seus clientes.

Quanto mais mercadorias uma empresa tem armazenada em seu depósito, maior será o montante de dinheiro parado que poderia ser utilizado no capital de giro do negócio. Sendo assim, é fundamental evitar que isso aconteça para garantir que a empresa tenha mais dinheiro no caixa para melhorar seu poder de compra.

Controle de estoque com gerenciamento falho prejudica a contabilidade da empresa, reduz os lucros e trava o crescimento do negócio.

Por isso, é importante que a empresa utilize um sistema de controle de estoque para saber quais mercadorias tem armazenadas e quais mais vendem.

Otimize o controle de estoque e tenha mais tempo para criar estratégias de crescimento para seu negócio. Fale com seu contador sobre isso!

Se você está buscando uma contabilidade com preços acessíveis e que fornece todo suporte online e acesso aos relatórios contábeis da empresa a qualquer hora e lugar, fale com o Senhor Contábil – Um novo jeito de fazer contabilidade!

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: