Blog / Notícias

Corretor de Seguros pode ser MEI?

Muitos profissionais que estão finalizando os estudos e se encaminhando para as provas da SUSEP querem saber se corretor de seguros pode ser MEI.

A verdade é que NÃO. A profissão de corretor de seguros não está enquadrada no MEI ( Microempreendedor Individual), pois ela não aparece na lista de atividades liberadas pelo Governo.

Como ser um corretor de seguros regularizado?

Para os profissionais que desejam abrir uma empresa nessa área o mais interessante é formar um ME ( Microempresa).  Com isso, ele pode ser o único dono ou então, ter mais um sócio.

A tributação é dada por meio do Simples Nacional, um regime que unifica o recolhimento dos impostos em uma única guia e oferece uma série de benefícios ao contribuinte.

Nesse caso, é importante procurar um escritório de contabilidade para ter toda a assessoria necessária no processo de abertura.

Uma boa saída é a contabilidade online, onde é possível ter ajuda dos contadores sem a necessidade de pagar nada pela abertura, somente as taxas do Governo.

Qual é a vantagem de abrir uma empresa de corretagem de seguros?

Mesmo que o corretor de seguros não pode ser MEI, ele tem muitos benefícios em atuar como PJ ( Pessoa Jurídica).

Abrir uma empresa não é mais custoso como a alguns anos atrás, a internet nos possibilitou o avanço e com isso, todo o processo para conseguir as licenças pode sair mais barato.

Corretores de seguro Pessoa Jurídica pagam menos impostos, essa é uma das principais razões do porquê é fundamental trabalhar com o CNPJ.

Para efeitos de comparação, confira o que uma corretor de seguros PJ e PF pagam de impostos:

PJ ( Pessoa Jurídica)

  • 6% sobre a comissão para ganhos até 15 mil reais. Caso o rendimento for maior, então, é necessário seguir a tabela vigente;
  • 0 a 2% de ISS ( conforme norma de cada município);
  • 11% de INSS;

PF ( Pessoa Física)

  • 27,5% de imposto de renda ( ganhos acima de 4664,68);
  • 2 a 5% de ISS ( taxa varia conforme o município);
  • 11% de INSS;
  • Taxas sindicais;

Observando os números, é nítido a grande diferença, afinal, o corretor de seguros que trabalha de forma autônoma terá uma carga de impostos maior. Isso acontece com todos os profissionais liberais no Brasil.

Ademais, é preciso salientar que as Seguradoras costumam pagar uma comissão maior para corretores de seguros PJ.

A credibilidade de apresentar um CNPJ no momento da venda também pesa bastante para o fechamento de bons negócios. Portanto, a atuação do corretor de seguros fica mais resguardada diante da abertura da empresa.

Legalmente, a empresa de corretagem tem direito a uma série de benefícios da previdência, possibilidade de conseguir linhas de créditos no banco e ainda, se destacar nas Seguradoras.

Como trabalha um corretor de seguros autônomo?

Muitos profissionais acreditam que o processo de formalização de uma empresa de corretagem é demorada e custosa, por isso, preferem atuar como PF ( Pessoa Física).

Como profissional liberal, os impostos são mais caros,  além disso, os ganhos são menores, pois as Seguradoras costumam pagar melhor para empresas constituídas.

O caminho para se tornar um corretor de seguros autônomo é semelhante, o interessado precisa fazer os cursos e a prova da SUSEP. Depois disso, com os certificados em mãos, ele comparece junto a Prefeitura para se cadastrar e pode começar a trabalhar.

Contudo, se o objetivo é se profissionalizar para ter uma carreira promissora, a abertura de uma empresa pode fazer muita diferença a médio e longo prazo.

Embora o corretor de seguros não pode ser MEI, ele possui outras possibilidades interessantes e mais vantajosas.

A boa notícia é que existe a vantagem de abrir o próprio negócio somente pagando as taxas do Governo e posteriormente, mensalidades ao contador que cabem no bolso.

Saiba mais sobre isso com o Senhor Contábil,  Contabilidade Online simples, rápida e econômica. Atendimento é feito por contadores de verdade!

Saiba como se tornar um corretor de seguros!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: