fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilFiscalDescubra o que é Invoice Internacional e como emitir notas fiscais para o exterior!

Descubra o que é Invoice Internacional e como emitir notas fiscais para o exterior!

Postagens recentes

Emitir notas fiscais para o exterior é muito diferente do processo usado internamente em um País. No exterior, a nota fiscal é chamada de ” Invoice Internacional”, um termo em Inglês usado em diversas partes do mundo e serve para formalizar qualquer processo de compra que envolva uma empresa estrangeira.

Geralmente, as empresas que já fazem negócios com o mercado externo já possuem um departamento de comércio exterior especializado para atuar na confecção desses documentos específicos, pois eles requerem uma atenção especial.

Como é feita a emissão do Invoice Internacional?

A emissão de notas fiscais para o exterior é obrigatória toda a vez que uma empresa vende um produto ou presta algum tipo de serviço para empresa no exterior, desse modo, é realizado o pagamento por meio de transferência.

Em suma, o invoice internacional é a nota fiscal ou fatura de pagamento. Ele serve para representar uma operação comercial.

No geral, o documento precisa conter as seguintes informações:

  • Nome e endereço (exportador e importador);
  • Modalidade de transporte;
  • Descrição da mercadoria, quantidade, peso bruto e líquido;
  • Valor unitário, total e moeda;
  • Local que vai embarcar e desembarcar a mercadoria;
  • INCOTERMS ( Termos e condições de venda);
  • Modalidade de pagamento;
  • Assinatura do exportador;
  • Data da emissão;
  • Tipo de embalagem, número e marca de volumes;

Não se pode esquecer que a emissão de notas fiscais para o exterior (INVOICE) sempre deve ser feita no idioma do País que vende a mercadoria ou presta o serviço e também daquele que vai receber e pagar no exterior.

As dúvidas com relação a emissão do documento são muitos comuns, o que leva  a maioria das empresas, sobretudo as que estão começando no cenário de comércio exterior a buscarem ajuda de um contador, despachante ou Trading especializada.

É fundamental ter a documentação em conformidades, pois ela passa pela fiscalização de órgãos regulamentadores de ambos os lados.

MEI pode emitir notas fiscais para o exterior?

Muitos microempreendedores individuais importam seus produtos para fora do Brasil, nesse caso, eles devem emitir a nota fiscal.

Na realidade, ele só é desobrigado da emissão do documento dentro do Brasil quando a venda for feita ao consumidor final, contudo, se vender para outra empresa, também deve fornecer a nota fiscal.

É importante salientar que o MEI pode importar os seus produtos através da ” Lei dos Sacoleiros e exportar pelo Exporta Fácil dos Correios”, mas é fundamental que sigam as orientações da Receita Federal do Brasil para fazer isso de forma legalizada.

Para essas operações, não basta apenas emitir a nota fiscal para exterior, mas também, ter a habilitação do RADAR para realizar as operações no SISCOMEX.

O RADAR ( Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros) é um registro obrigatório para todas as empresas que desejam realizar qualquer operação de comércio exterior.

Enquanto que o SISCOMEX é um sistema que registra todas as operações  da empresa no mercado internacional. Ou seja, compra, venda e outras transações ficam armazenadas para fins controle e consulta.

Portanto, se for de interesse da empresa operar no mercado internacional, é indispensável ter a habilitação para isso.

Existem diversos tipos de habilitação RADAR, tanto para pessoa física como jurídica. São eles: ” Pessoa Física” e na ” Pessoa Jurídica” ( Expressa, Limitada e Ilimitada).

É a Receita Federal que faz a concessão, para isso é necessário buscar uma assessoria contábil para orientar o processo de solicitação junto ao órgão competente.

Nenhuma mercadoria pode circular através de transportadoras ou correios para fora do País sem o acompanhamento do documento que comprove a operação.

Portanto, na dúvida, busque orientação de um contador ou despachante especializado na área de comércio exterior para demonstrar como emitir notas fiscais para o exterior de maneira correta.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: O que um serviço contábil deve fazer pela minha empresa?

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: