Blog / Notícias

Descubra o que é preciso saber para ser PJ

Descubra o que é preciso saber para ser PJ

Muitos profissionais querem deixar de ser CLT e partir para uma carreira autônoma, mas regulamentada. Porém, para ser PJ (Pessoa Jurídica) é imprescindível entender quais são as burocracias, responsabilidades e também os direitos dessa modalidade de trabalho.

Como esse é o caminho que muitos profissionais estão tomando e também, algumas empresas estão exigindo em algumas funções, conheça então as particularidades de ser um PJ e como se tornar um bem sucedido.

Quais as diferenças legais entre um profissional CLT e um PJ?

CLT é o profissional que trabalha com carteira assinada, ele precisa comparecer na empresa todos os dias no mesmo horário e cumprir a sua jornada de horas no trabalho. Esse é o formato de trabalho mais tradicional no Brasil.

Nesse regime de contratação, os trabalhadores possuem alguns benefícios como: vale alimentação, vale transporte, direito a licença maternidade, INSS, FGTS, férias, 13º salário e outros.

As regras de trabalho envolvem: Não faltar ao trabalho, cumprir as horas diárias de atividades, seguir as normas da empresa e etc.

No caso de um profissional PJ, o sistema de trabalho é diferente, pois este não é um funcionário da empresa, mas sim, um prestador de serviço já que ele não tem vínculo empregatício.

O trabalhador PJ atua na empresa sob um contrato de prestação de um determinado serviço, diferentemente dos profissionais CLT que faça chuva ou sol, eles devem bater o ponto.

O que deve ser feito para ser um PJ?

Para ser um PJ é preciso abrir uma empresa, ou seja, você será um empresário ou microempreendedor individual, caso a renda não ultrapasse 81 mil por ano e a atividade a ser desenvolvida esteja de acordo com as permitidas por Lei.

Acompanhe o passo a passo!

Abra uma empresa

Todo o PJ precisa de um CNPJ, é uma espécie de CPF para as empresas. Nele, constarão todas as atividades que você vai desenvolver, desse modo, o seu negócio terá um CNAE, uma classificação nacional de atividades econômicas.

À partir desse momento,  será definido o regime de tributação do seu negócio, que geralmente podem ser MEI ou Simples, dependendo das previsões de faturamento.

É necessário contratar um contador

O profissional vai ajudar em todas as etapas de abertura e gestão do negócio, é a contabilidade que também avalia essa questão do enquadramento tributário, entre outras funções.

Lembre-se que como PJ, você terá que emitir notas fiscais, gerar guias de pagamentos impostos e atender outras burocracias e obrigações fiscais.

Por isso, a assessoria de um profissional experiente é fundamental para garantir que todas as etapas serão cumpridas dentro da lei.

Confira também: Será que a contabilidade online serve pra mim?

Ter uma conta bancária pessoa física

É importante separar as contas pessoas físicas e PJ para melhorar a gestão dos seus ganhos, além disso, futuramente pode ser importante para conseguir alguma linha de financiamento.

Quanto mais solidez no negócio, melhores são a chances dele dar certo e crescer no futuro, por isso, a organização das finanças é fundamental, evite gastos desnecessários de todo o dinheiro que você ganhar durante a execução dos trabalhos.

Entenda todas as suas obrigações como PJ

Como CLT a única preocupação do profissional é comparecer ao trabalho, cumprir a jornada e claro, atender as expectativas do empregador.

Porém, como PJ, as responsabilidades aumentam bastante, pois além de fazer um bom trabalho e cumprir o contrato, é essencial cumprir com as obrigações acessórias:

  • Emitir Nota Fiscal 
  • Registrar as movimentações de serviços
  • Pagar impostos
  • Recolher o INSS

Ou seja, junto com o bônus, vem o ônus e para ser um PJ você não pode esquecer desse detalhe importante. Suas responsabilidades aumentarão, entretanto, os seus ganhos também poderão ter um grande salto caso você se empenhar em gerir o seu negócio com bastante afinco.

Gostou do conteúdo? Confira também: Liberdade Econômica: Entenda o que muda para sua empresa com a nova lei

  • 51
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    51
    Shares
  • 51
    Shares