fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineDeclaraçãoDescubra o que é preciso saber para ser PJ

Descubra o que é preciso saber para ser PJ

Postagens recentes

Muitos profissionais querem deixar de ser CLT e partir para uma carreira autônoma, mas regulamentada. Porém, para ser PJ (Pessoa Jurídica) é imprescindível entender quais são as burocracias, responsabilidades e também os direitos dessa modalidade de trabalho.

Como esse é o caminho que muitos profissionais estão tomando e também, algumas empresas estão exigindo em algumas funções, conheça então as particularidades de ser um PJ e como se tornar um bem sucedido.

Quais as diferenças legais entre um profissional CLT e um PJ?

CLT é o profissional que trabalha com carteira assinada, ele precisa comparecer na empresa todos os dias no mesmo horário e cumprir a sua jornada de horas no trabalho. Esse é o formato de trabalho mais tradicional no Brasil.

Nesse regime de contratação, os trabalhadores possuem alguns benefícios como: vale alimentação, vale transporte, direito a licença maternidade, INSS, FGTS, férias, 13º salário e outros.

As regras de trabalho envolvem: Não faltar ao trabalho, cumprir as horas diárias de atividades, seguir as normas da empresa e etc.

No caso de um profissional PJ, o sistema de trabalho é diferente, pois este não é um funcionário da empresa, mas sim, um prestador de serviço já que ele não tem vínculo empregatício.

O trabalhador PJ atua na empresa sob um contrato de prestação de um determinado serviço, diferentemente dos profissionais CLT que faça chuva ou sol, eles devem bater o ponto.

O que deve ser feito para ser um PJ?

Para ser um PJ é preciso abrir uma empresa, ou seja, você será um empresário ou microempreendedor individual, caso a renda não ultrapasse 81 mil por ano e a atividade a ser desenvolvida esteja de acordo com as permitidas por Lei.

Acompanhe o passo a passo!

Abra uma empresa

Todo o PJ precisa de um CNPJ, é uma espécie de CPF para as empresas. Nele, constarão todas as atividades que você vai desenvolver, desse modo, o seu negócio terá um CNAE, uma classificação nacional de atividades econômicas.

À partir desse momento,  será definido o regime de tributação do seu negócio, que geralmente podem ser MEI ou Simples, dependendo das previsões de faturamento.

É necessário contratar um contador

O profissional vai ajudar em todas as etapas de abertura e gestão do negócio, é a contabilidade que também avalia essa questão do enquadramento tributário, entre outras funções.

Lembre-se que como PJ, você terá que emitir notas fiscais, gerar guias de pagamentos impostos e atender outras burocracias e obrigações fiscais.

Por isso, a assessoria de um profissional experiente é fundamental para garantir que todas as etapas serão cumpridas dentro da lei.

Confira também: Será que a contabilidade online serve pra mim?

Ter uma conta bancária pessoa física

É importante separar as contas pessoas físicas e PJ para melhorar a gestão dos seus ganhos, além disso, futuramente pode ser importante para conseguir alguma linha de financiamento.

Quanto mais solidez no negócio, melhores são a chances dele dar certo e crescer no futuro, por isso, a organização das finanças é fundamental, evite gastos desnecessários de todo o dinheiro que você ganhar durante a execução dos trabalhos.

Entenda todas as suas obrigações como PJ

Como CLT a única preocupação do profissional é comparecer ao trabalho, cumprir a jornada e claro, atender as expectativas do empregador.

Porém, como PJ, as responsabilidades aumentam bastante, pois além de fazer um bom trabalho e cumprir o contrato, é essencial cumprir com as obrigações acessórias:

  • Emitir Nota Fiscal
  • Registrar as movimentações de serviços
  • Pagar impostos
  • Recolher o INSS

Ou seja, junto com o bônus, vem o ônus e para ser um PJ você não pode esquecer desse detalhe importante. Suas responsabilidades aumentarão, entretanto, os seus ganhos também poderão ter um grande salto caso você se empenhar em gerir o seu negócio com bastante afinco.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: