Blog / Notícias

7 dicas de organização financeira para manter a sua empresa na crise

organizacao_financeira

Fazer a organização financeira em meio a crise pode parecer impossível, especialmente quando a situação parece sair do controle e não tem prazo para que se volte a normalidade.

Porém, sempre existe o que pode ser feito para melhorar a situação. Ficar de braços cruzados esperando que as coisas piorem não é a solução mais apropriada. Portanto, continue lendo e saiba como amenizar esse problema com dicas simples!

A organização financeira começa com o planejamento

organizacao_financeira

As coisas nunca estão tão ruins que não podem piorar, partindo desse princípio você deve começar o mais rápido possível um planejamento para reduzir os riscos desse cenário difícil.

Uma coisa importante é saber usar o dinheiro que ainda resta, para isso, é necessário uma série de medidas imediatas e algumas delas são:

► Tenha estratégias para conseguir vender mais;

► Reduza os preços, ou seja, faça promoções pontuais urgentemente para entrar dinheiro no caixa;

► Invista no mercado online (redes sociais, Google, e-commerce);

► Trabalhe com delivery;

► Se adapte a sua situação atual, se você não fizer isso, a concorrência fará;

► Mude a sua rotina e da sua empresa, sobretudo com relação aos gastos do dia a dia;

► Essas medidas emergenciais podem ser mudadas logo de cara para que o impacto negativo seja reduzido.

Faça uma lista de contas a pagar da empresa

organizacao_financeira

A melhor coisa dentro de uma organização financeira, é saber com qual inimigo estamos lidando.

As dívidas são como animais ferozes querendo devorar, por isso, é fundamental que se tenha conhecimento geral sobre elas.

Comece listando da seguinte forma:

► Contas fixas mensais (aluguel, folha de pagamento, luz, água e outros)

► Contas variáveis (insumos de trabalho, equipamentos, etc.)

Faça um relatório a curto e outro a longo prazo e tenham em mente o quanto sua empresa deve faturar para vencer esse desafio.

Liste as contas à receber

organizacao_financeira

Se a sua empresa trabalha com recebimentos de boletos e cartões de crédito, então certamente tem valores a receber dentro de um determinado período.

Faça um relatório detalhado e análise o déficit. Programe o quanto sua empresa deve faturar nos próximos meses para conseguir um saldo mais positivo.

Comece a cortar custos imediatamente

organizacao_financeira

De posse da relação de contas a pagar e receber, você tem uma grande missão que é “reduzir custos”.

Infelizmente, tudo o que não é essencial naquele momento, deve ser banido. Pode ser:

► Assinatura de aplicativos, TV e avaliação do pacote de internet e telefone – Busque ao plano mais barato;

► Procure insumos mais baratos para o trabalho;

► Faça uma avaliação de custos operacionais e veja o que pode ser mexido;

Alguns empresários logo pensam na demissão de funcionários, mas antes de fazer, fale com eles e sugira a redução de alguns benefícios. Todo e qualquer esforço para reduzir a folha de pagamento pode fazer toda a diferença.

Renegocie todas as dívidas altas

organizacao_financeira

Sem sombra de dúvidas as contas tiram o sono de qualquer empresário, mas, em tempos de crise os credores também tem receio de não receber, por isso, estão aberto a propostas.

O diálogo com os credores faz parte da organização financeira, para isso, abra o jogo com eles e diga que não está em condições de pagar, mas que gostaria de fazer isso de uma forma mais flexibilizada.

Depois de analisar suas contas a pagar e receber, tenha em mente um número que poderá disponibilizar mensalmente para o pagamento de dívidas maiores. Caso isso não for possível, tente ganhar alguns meses de carência para dar um impulso no seu caixa.

Não quer esperar? Entre em contato diretamente com um dos nossos consultores, clique aqui.

Encontre uma brecha para continuar vendendo

organizacao_financeira

Depois de todas essas medidas tomadas, o negócio é não deixar a peteca cair. Você e sua empresa precisam encontrar um caminho para que o dinheiro continue entrando.

É claro que a crise pode prejudicar esse processo, mas use a criatividade para que a fonte não seque, caso contrário, vai ser difícil manter as atividades sem pegar empréstimos.

Todos os dias, os empresários precisam se reinventar para continuar no mercado. Somente aqueles que têm as melhores ideias conseguem. Portanto, pense, reúna a equipe e se armem contra a crise encontrando uma solução juntos.

Monitore os gastos de perto

organizacao_financeira

Chegou a hora de você como gestor ficar de olho nos relatórios diários da empresa, não deixe os problemas se acumular.

Dessa forma, no primeiro erro, é possível encontrar uma solução que não desestabilize a empresa.

O mais importante, depois desse aperto é não esquecer de fazer a organização financeira de maneira mais eficiente durante todos os dias do ano em sua empresa. Dessa maneira, ela terá mais fôlego para aguentar mediante a crise.

Benefícios da contabilidade online

organizacao_financeira

Nem todos os empreendedores estão aptos para realizarem a organização financeira da sua empresa. Para isso, existem profissionais especializados que podem ajudar.

Nessas horas, é fundamental ter ajuda de um olhar especializado, pois algumas despesas importantes podem ser cortadas, sobretudo na apuração de impostos, aplicação de multas e outros.

Afinal, o contador é o profissional que possui uma ampla visão do seu negócio, ele sabe o quanto a empresa gasta, seu faturamento, tem total controle de pagamentos, entende sobre a organização de processos e pode garantir maior longevidade para a empresa.

E quando falamos da contabilidade online, essas vantagens aumentam muito mais, pois se trata de uma grande aliada na organização financeira, e os motivos são muitos, confira:

► Tem preços mais enxutos

► É segura

► Mais tempo dedicado à análise do seu negócio

► Maior comodidade e praticidade

► Assessoria online com pessoas de verdade disponível sempre que a empresa precisar

A organização financeira do seu negócio depende de um conjunto de ações. Portanto, comece a agora mesmo! Conte com o Senhor Contábil.

Confira também: Planejamento estratégico: Como montar um para a sua empresa?

  • 12
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    12
    Shares
  • 12
    Shares