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Fidelização de clientes: 5 dicas essenciais para o seu negócio!

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Muitas empresas destinam seus investimentos para aumentar o portfólio de compradores e esquecem de dedicar esforços e recursos para a fidelização de clientes. Ou seja, optam por um recomeço ao invés de apostarem em um relacionamento que já existe.

Não é por acaso que a fidelização de clientes é uma tema essencial nas grandes companhias, pois eles já sabem que um cliente fiel é a maior riqueza dentro de uma empresa. É justamente por isso que investem tanto em projetos de engajamento e atração desses compradores.

De acordo com os especialistas, um cliente fiel é mais barato do que conquistar um novo, pois eles são responsáveis por mais de 50% do faturamento da empresa.

Mas, o que fazer para ter clientes fiéis? Existe algum segredo?

Abaixo, confira algumas dicas que podem ajudar o seu negócio!

Busque pelo perfil de cliente ideal para a sua empresa

Direcionar os esforços no público alvo correto é o primeiro passo que o seu negócio deve fazer, pois dessa forma, as ações de marketing podem render melhores resultados.

É compreensível que as empresas queiram vender, não importa para quem. Mas, esse tipo de estratégia não costuma trazer fidelização de clientes, isso porque não se conhece nada sobre eles.

Uma empresa precisa saber quem é seu cliente, o que eles buscam e o que esperam dos seus produtos. Com isso, é possível criar um método de trabalho e melhorar os serviços continuamente para que ele saia satisfeito depois de uma negociação.

Satisfação gera fidelização de cliente. Entenda que não existe nenhum produto ou serviço que agrade todos os públicos, portanto, determine aquele que sua empresa vai querer agradar.

Invista na excelência no atendimento

Atenção, cordialidade, agilidade, simpatia e principalmente empatia. A empresa deve treinar sua equipe de vendas para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes, os vendedores precisam fazer um exercício simples, de se colocar no lugar dos clientes e tirar suas próprias conclusões de como gostaria de ser atendido.

O atendimento pode ser um grande diferencial que faz o cliente optar por comprar na sua empresa, as pessoas gostam de trato mais humanizado e sem parecer máquinas que realizam somente o necessário.

A fidelização de clientes não existe sem uma área de vendas bem estruturada e preparada para oferecer o seu melhor em todas as etapas do atendimento.

Entregue mais do que o cliente espera

Todo mundo gosta de ser surpreendido, acredite, essa é uma das maneiras de encantar os clientes que compram na sua empresa. As chances dele voltar a fazer negócios são grandes devido a isso.

Pequenas ações são o suficiente para que ele grave na memória essa boa experiência, entre elas a empresa pode:

  • Entregar os produtos antes do prazo estipulado;
  • Superar na qualidade do produto;
  • Ter um pós venda eficiente e que realmente queira saber se o cliente ficou satisfeito;
  • Oferecer algum brinde surpresa pela compra;

Sua empresa deve fazer o seu cliente se sentir importante e não apenas mais um número. À partir daí, o processo de fidelização se inicia.

Tente formar vínculos com os clientes

Se você deixar o cliente esquecido lá no canto dele, é muito provável que ele vá esquecer da sua empresa a médio e longo prazo.

Dizem que quem é não é visto, não é lembrado. Na realidade, isso é uma verdade, por isso, é necessário manter contato constantemente.

Isso pode ser feito com o envio de boletins informativos, promoções e dicas através de e-mails. As redes sociais também são uma excelente forma para deixar o cliente por dentro de tudo o que está acontecendo na empresa.

Lembre-se de não fazer nada genérico, é necessário criar uma relação mais emocional entre os clientes e o seu negócio. Agindo assim, a relação crescerá e as probabilidades dele sempre comprar da sua empresa são maiores.

Clientes fiéis devem ser tratados de forma diferente

Tenha um programa que separe os clientes fiéis, tem muitos no mercado que podem fazer isso.

A fidelização de clientes eleva o faturamento da empresa, aqueles que compram mais de 5 vezes no seu negócio merecem ter um atendimento VIP. Portanto, crie estratégias de marketing direcionadas a esses clientes, pode ser com cupons de desconto, clube de vantagens ou qualquer outro benefício que somente ele poderá ter.

Esse é um recurso muito usado pelas empresas e comprovadamente dá muito certo, pois todos gostam de se sentir especiais e ganhar descontos e vantagens em uma negociação.

Um exemplo disso estão os supermercados, algumas redes investem em preços diferentes para aqueles clientes que possuem o cartão.

Segundo os especialistas, o faturamento dessas empresas aumentam em mais de 30% devido a essa estratégia e a fidelização de cliente acontece progressivamente.

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