Blog / Notícias

7 dicas para manter a produtividade no trabalho

manter a produtividade no trabalho

Manter a produtividade no trabalho é a preocupação de muitos profissionais que atuam de forma independente ou remotamente. Diga-se de passagem é um grande desafio, pois o que não faltam são motivos para distração.

Todavia, é perfeitamente possível conseguir esse feito, não importa como e onde é o seu trabalho. Para isso, basta um pouco de planejamento, autoconhecimento e aprimoramento pessoal.

Abaixo, confira algumas dicas que podem te ajudar!

Para manter a produtividade no trabalho é preciso definir metas

manter a produtividade no trabalho

Termine o seu dia sabendo qual será a programação do dia seguinte. Anote tudo de forma organizada em uma agenda, se puder, estipule os horários de cada atividade.

A dica é não fazer isso de forma genérica, tente expressar o passo o passo do seu dia, ou então de um projeto onde você está trabalhando.

Não termine o seu dia de trabalho sem concluir essa meta diária, isso vai servir para saber como você está evoluindo e permitir que faça melhorias no uso do seu tempo.

Evite distrações, se concentre!

manter a produtividade no trabalho

Você já sabe o que deve fazer para manter a produtividade no trabalho assim que começa o seu dia, então foque  nisso.

Cuidado com as redes sociais, aplicativos de mensagem e outras distrações que possam surgir ao longo do tempo. Afinal, todo mundo sabe que uma conversa no Whatsapp pode levar mais de uma hora, e isso pode atrapalhar muito a sua agenda.

É óbvio que você precisa de intervalos entre um trabalho e outro, mas faça isso de forma planejada e não aleatória.

Estipule as pausas e o tempo de cada uma delas, dessa forma, você pode usar esse intervalo de tempo para o que achar melhor, sem esquecer das responsabilidades.

Procure ter uma boa noite de sono

manter a produtividade no trabalho

O sono é reparador, é como se a gente desse um “RESET” na nossa mente enquanto dormimos e no dia seguinte,  o cérebro está apto para receber novas informações.

Pessoas que não dormem direito podem ter inúmeros problemas em sua rotina diária, pois o sono tem grande influência na concentração, consolidação da memória e regulação da temperatura corporal.

Portanto, se você quer manter a produtividade no trabalho, comece agora mesmo determinar horários para dormir e acordar, dessa forma, seu corpo e mente estarão mais descansados para uma dia muito proveitoso.

Não quer esperar? Entre em contato diretamente com um dos nossos consultores, clique aqui.

Cuide da alimentação

manter a produtividade no trabalho

Você vai precisar de muita energia para enfrentar uma jornada de trabalho, por isso, é fundamental escolher bem os alimentos que vai consumir, pois alguns são conhecidos por sugar a disposição.

Tente equilibrar ao máximo os alimentos, coma frutas, verduras, legumes, oleaginosas, fibras e outros itens da cadeia saudável. 

Além disso, não pule refeições, estipule horários para tomar seu café, almoçar, lanchar e jantar. Esse ritual faz parte da boa saúde e também da melhoria de ânimo.

Invista em atividades físicas

manter a produtividade no trabalho

Melhorar o corpo e a mente é uma excelente forma de manter a produtividade no trabalho. Isso mostra que você possui plena organização da sua agenda e não está fazendo nada na correria e sem programação.

Tire o tempo de cuidar de você, o hábito de realizar exercícios físicos pela manhã aumentam a energia do corpo e certamente você vai perceber uma incrível força e disposição para zerar todos os compromissos da agenda.

O bem estar está interligado a produtividade, quem o possui, certamente terá melhor desempenho nas atividades do dia a dia.

Avalie em qual período você é mais produtivo

manter a produtividade no trabalho

Autoconhecimento é realmente muito importante em um profissional de sucesso. Por isso, comece a perceber em si mesmo se você tem mais disposição de manhã, à tarde ou no final do dia.

Por que isso é importante?

Mediante a isso, você vai deixar as tarefas mais difíceis e que demandam maior concentração para os horários em que consegue trabalhar melhor.

Manter a produtividade no trabalho é uma questão de estratégia acima de tudo.

Quando estamos cansados, naturalmente nosso desempenho cai, para esses horários onde isso acontece, aproveite para realizar tarefas menos importantes, ou até mesmo fazer pausas e ver suas redes sociais.

Relaxe, crie uma atmosfera agradável de trabalho

manter a produtividade no trabalho

Por mais que seja difícil, é possível. Você pode meditar em algum momento do dia ou ouvir uma música suave enquanto trabalha. O segredo é não se estressar e seguir o seu roteiro conforme planejado na sua agenda.

Evite sair do que foi planejado, pois os níveis de estresse podem aumentar muito quando se atrasa as atividades. 

Crie o seu mundo enquanto estiver trabalhando e se desligue um pouco das distrações externas. 

Gostou do conteúdo? Confira também: 7 dicas de organização financeira para manter a sua empresa na crise

  • 13
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    13
    Shares
  • 13
    Shares