Blog / Notícias

Ferramentas gratuitas para ajudar no dia a dia do seu negócio

As ferramentas gratuitas para os empreendedores são de grande ajuda para organizar tarefas, divulgar o negócio, armazenar arquivos, criar posts para redes sociais e diversas outras atividades essenciais na rotina administrativa.

O próprio Google lançou ferramentas que facilitam o dia a dia das micros, pequenas e médias empresas. Estas ajudam em diversos aspectos, sobretudo na publicidade no negócio.

Principais ferramentas gratuitas para empresas 

Algumas tarefas diárias podem ficar muito mais fáceis quando a tecnologia é usada de maneira correta. Desse modo, o empreendedor terá mais tempo para aplicar em suas novas estratégias.

Entre as ferramentas gratuitas mais usadas estão:

Canva – Plataforma de Design Gráfico

As empresas precisam marcar território no mundo digital e para conseguir isso é preciso fazer boas postagens em redes sociais.

O Canva ajuda os empreendedores que não entendem nada de design, com essa ferramenta é possível criar postagens bem criativas e com designers inovadores para o Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e outros.

Mas, não é só isso, no Canva ainda é possível elaborar a arte de cartões de visitas, fazer infográficos, logotipo, apresentações, convites, panfletos  e muito mais.

Essa é uma ferramenta gratuita que vai gerar economia e muito mais visibilidade para o seu negócio, pois não é necessário contratar alguém com experiência para trabalhar com ele, pois é um sistema intuitivo e pode ser usado tanto pelo dispositivo móvel como pelo computador.

Google Agenda – Organização de Compromissos

O empreendedor precisa organizar seus compromissos a ponto de jamais esquecê-los. A agenda de papel caiu em desuso, mas poucas pessoas conhecem essa ferramenta gratuita fornecida pelo Google.

Nela é possível marcar compromissos próximos e também distantes, enviar convites para participantes de eventos e reuniões de maneira online.

O Google Agenda não permite que o usuário esqueça seus compromissos, pois ele envia lembretes por email  e também, podem ser programados SMS e notificações de celular.

Para usar o Google Agenda é necessário ter conta de email no Gmail.

Buffer – Gestão de Redes Sociais

Essa ferramenta ajuda na gestão das redes sociais, um grande desafio para as empresas, uma vez que é necessário de muita consistência para conseguir bons resultados.

Essa é uma das melhores formas de gerenciar as postagens, pois todas as redes sociais podem ser vinculadas, onde poderá agendar publicações em todas elas.

O Buffer tem uma série de recursos, a maioria é gratuita, no entanto, tem alguns pagos.

Trello – Organizador de Projetos

Essa é uma ferramenta gratuita para empresas que organizam os projetos que estão sendo executados, ele informa quem está envolvido e como está todo o andamento do processo.

O Trello é um grande aliado para planejar inúmeros tipos de tarefas de trabalho, viagens, estudos e muito mais.

Os projetos são organizados em quadros, onde todas as listas de tarefas são adicionadas e devem ser seguidas de forma individual ou por equipes.

Cada uma dessas listas são dotadas de cartões que possuem prazos, descrições e metas a serem alcançadas.

O lado positivo é que esses quadros podem ser compartilhados com outras pessoas ligadas ao projeto, desde que elas tenham cadastro no Trello. Dessa forma, todos sabem o que cada um anda fazendo em tempo real.

Dropbox e Google Drive – Armazenagem de arquivos

Toda a empresa tem arquivos importantes que não podem ser perdidos, por isso, ter uma ferramenta de armazenamento é fundamental. O Dropbox é uma empresa que fornece armazenamento na nuvem, o que é o meio mais seguro de guardar informações importantes.

O plano é completamente gratuito, mas tem limite que é de 2GB, quando esse ultrapassar, eles cobram uma tarifa anual.

Outra ferramenta que se compara ao Dropbox e com mais vantagens com relação ao espaço oferecido é o Google Drive, disponível para todos que têm conta de email no Gmail. 

O espaço gratuito cedido é de 15 GB e quando esse limite ultrapassa, a mensalidade é mais econômica.

Think With – Guia de estratégias

O Google foi o criador de inúmeras ferramentas gratuitas que ajudam muito o empreendedor no dia a dia do negócio. A Think With foi uma delas e tem sido uma mão na roda para comerciantes.

A ferramenta ajuda o empreendedor a entender quais são as categorias no setor de varejo que estão interessando os usuários e em quais as localidades que elas estão sendo mais procuradas.

Mas, não é só isso, o Think With ainda propõe sugestões para promover a marcar e conseguir melhores resultados. É totalmente gratuita e tem sido amplamente usada em tempos de crise.

Sumo – Captação de Leads

Aliado gratuito nas campanhas de marketing, ele pode ser usado para captação de e-mail, uma estratégia para conseguir contato de clientes para criação de um relacionamento mais próximo.

Com essa ferramenta gratuita de negócios é possível colocar pop ups em sites e blogs ou criar páginas de conversão sem ter muito conhecimento na área.

O Sumo tem inúmeras ferramentas interessantes, vale a pena conferir especialmente se a empresa está começando suas atividades, pois a gratuidade é dada somente para sites com pouco tráfego.

Por fim, são muitas as ferramentas gratuitas para as empresas, quanto mais delas os empreendedores utilizam, melhor otimizado fica o negócio.

Conheça também a plataforma de contabilidade online do Senhor Contábil, o meio mais fácil e econômico de fazer a gestão da sua empresa.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: