Blog / Notícias

5 motivos para formalizar seu micro empreendimento já!

motivos-para-formalizar-seu-micro-empreendimento-ja

O número de brasileiros que estão trabalhando por conta própria e abrindo um pequeno negócio de fato aumentou muito nos últimos anos, no entanto, muitos ainda não compreendem a necessidade de formalizar o seu micro empreendimento.

Na maioria dos casos, isso ocorre porque existe uma grande falta de informação à respeito da burocracia para abrir uma empresa. Mas, se você é um micro empreendedor, pode optar pelo MEI, um tipo de enquadramento que permite a formalização em apenas 15 minutos.

Quer saber mais detalhes sobre o MEI (Micro Empreendedor Individual)? Então, continue lendo e conheça as vantagens dessa formalização:

Não existem burocracia

É verdade que em outros enquadramentos empresariais, a abertura de empresa exige a separação de uma série de documentos, contratar uma contabilidade para dar entrada dos processos em órgãos públicos e também, esperar um determinado período para pegar o CNPJ.

Mas, formalizar o seu micro empreendimento como MEI não funciona dessa forma.

O processo é rápido, feito pelo site do Portal do Empreendedor e o que você precisa é apenas de 15 minutos para preencher o formulário. Pronto, o CNPJ já sai na hora e você pode usá-lo para: Abrir uma conta bancária pessoa jurídica, participar de licitações, emitir nota fiscal, fazer compras em fornecedores com preços menores, etc.

Paga menos impostos

A melhor sacada do MEI é justamente a possibilidade do micro empreendedor poder negociar como uma empresa formalizada. O CNPJ tem poder diante do mercado, através dele, é possível vender ou oferecer serviços para outras empresas.

Com relação ao pagamento de impostos, o empresário paga somente uma taxa relativamente baixa por mês.

No geral, o imposto do MEI é apenas 5% sobre o salário mínimo vigente que vem apresentado em uma guia única chamada DAS, nele já estão inclusos o ISS (serviços) ICMS (comércio).

Na realidade, esse valor que o micro empreendedor paga é praticamente destinado a INSS, pois o município e o estado recebem um valor simbólico.

As empresas no geral que não são MEI pagam um valor bem mais elevado de impostos, portanto, essa é uma vantagem incrível para empreender com segurança, usufruir todos os benefícios e ainda, ter o seu negócio formalizado.

Cobertura dos benefícios da previdência

Auxílio maternidade, afastamento do trabalho por motivo de doença, invalidez e aposentadoria. Esses são alguns tipos de benefícios oferecidos pela Previdência Social.

Ou seja, formalizar o seu micro empreendimento e pagar uma pequena taxa de imposto mensal pode garantir o suporte do INSS quando você precisar.

O pagamento do DAS dá direito a pessoa a se aposentar com um salário mínimo, no entanto, é possível fazer o complemento desse valor para conseguir um valor maior. Fale com um contador de confiança. Nós do Senhor Contábil podemos ajudar!

Ausência de formalidades na escrituração fiscal e contábil

O MEI possui menos burocracia documental, a empresa que faz parte desse enquadramento pode faturar até 81 mil por ano, lembrando que esse valor pode mudar todos os anos, de acordo com o salário mínimo.

Portanto, uma das exigências da empresa é comprovar que fica dentro desse limite de faturamento. Ou seja, é importante manter um registro de vendas ou prestação de serviços através da DASN SIMEI, uma declaração que é feita anualmente e deve ser entregue até dia 31 de Maio de todos os anos.

É como se fosse a Declaração do Imposto de Renda MEI.

A assessoria de uma contabilidade especializada pode ser requerida, além disso, é necessário avaliar se o micro empreendedor, também precisa fazer a declaração do imposto de renda pessoa física.

Saiba mais a respeito de como a contabilidade pode ajudar o Microempreendedor. Confira também: Quando o Microempreendedor individual precisa de contador?

Pode contratar um funcionário

Existem alguns tipos de negócios que não podem ser conduzidos somente por uma pessoa, a grande vantagem de se formalizar o seu micro empreendimento é que você pode contratar um colaborador e fazer os registros na carteira de trabalho e atender todas as exigências da lei.

Formalizar o seu micro empreendimento garante ao empresário os mesmo direitos que as demais empresas possuem, todavia, com a vantagem de pagar menos impostos e serem isentos da burocracia.

Na dúvida, procure uma Assessoria Contábil que possa tirar todas as dúvidas e orientá-lo em todo o passo a passo para abertura do MEI, emissão de notas fiscais, bem como, atendimento das exigências fiscais anualmente.

Você pode contatar os profissionais do Senhor Contábil pelos canais de atendimento disponíveis em nosso site para dúvidas e maiores explicações. Ficaremos muito feliz em atender você e tirar todas as suas dúvidas!

Gostou do conteúdo? Confira também: Enquadramento empresarial: qual a principal diferença entre MEI, EIRELI, LTDA, ME e EPP?

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: