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7 dicas para melhorar o gerenciamento da sua carteira de seguros

O gerenciamento da carteira de seguros é uma das principais estratégias que um Corretor deve dominar, afinal, se trata do seu tesouro.

A prospecção de clientes é uma das tarefas mais importantes nessa área, portanto, é necessário administrar a carteira com muita dedicação para não comprometer todos os esforços.

Como melhorar o gerenciamento da carteira de seguros?

Para que os dias de trabalhos sejam bastante produtivos, é fundamental criar processos que promovem aquela sensação de ” dever cumprido”.

Com simples sugestões, é possível conseguir maiores chances de fechar negócios. Confira!

1- Organizar a carteira de clientes

 Fazer uma seleção de clientes potenciais é o primeiro passo para conseguir concentrar os esforços somente em pessoas que realmente estão interessadas no produto da empresa.

Essa sugestão ajuda a melhorar o gerenciamento da carteira de seguros e também, aproveitar melhor o tempo do profissional.

Dentro dessa organização ainda é possível dividir cada cliente em categorias diferentes que mostram em qual fase da negociação cada um está. A simples ação permite que o profissional não seja repetitivo com o mesmo cliente e sempre crie estratégias diferenciadas para cada etapa.

Ademais, é nessa hora que o corretor poderá criar um relacionamento estratégico com o cliente.

2- Definição de processos

Toda a empresa precisa ter procedimentos claros  para começar e terminar uma atividade. O lado positivo de fazer isso é que o tempo de cada profissional é mais aproveitado, especialmente quando se fala em vendas.

O gerenciamento da carteira de seguros envolve a prospecção, venda e o pós venda. Cada uma dessas etapas tem um começo, meio e fim, portanto necessitam de processos bem definidos.

Na fase da prospecção entram as ligações, anúncios em redes sociais, visitas, envios de propostas e etc. Posteriormente, a concretização da venda e o acompanhamento desse cliente.

Nada pode ser feito de forma aleatória, é fundamental definir bem cada procedimento para garantir o aumento de produtividade na empresa.

3- Acompanhamento das vendas

Conhecer a performance das vendas é importante para o gerenciamento da carteira de seguros, isso porque através desses dados é possível entender os tipos de serviços  mais buscados, o perfil de cliente que a empresa deve investir mais esforços e principalmente, o desempenho do vendedor.

Se a corretora possui mais de um vendedor, essa métrica é fundamental para entender o que pode ser feito para motivar o time a buscar os melhores resultados.

4- Criação de metas de vendas

O crescimento da carteira de vendas depende da vendas, por isso, é necessário que o gerenciamento envolva a definição de metas.

Elas precisam ser renovadas regularmente conforme a situação do mercado, contudo, devem ser atingíveis.

Se o time tiver mais de um vendedor, a base de cálculo pode ser conforme a performance individual dos mais lucrativos.

No entanto, a empresa precisa ficar atenta aos vendedores que não conseguem atingir a meta e fornecer ajuda com treinamentos e dicas para que eles conquistem melhores resultados

5- Não permitir que a corretora seja esquecida pelo cliente

O gerenciamento da carteira de seguros envolve o acompanhamento dos clientes, sobretudo daqueles que estão inativos ou que já compraram  da empresa em algum momento.

Deixar eles de lado podem fazer com que eles migrem para outra corretora quando precisarem de algum produto. Portanto, elabora algum plano para enviar algum tipo de conteúdo, mensagens de aniversários e outros questões que fazem a empresa ficar sempre em evidência na mente desse cliente.

As redes sociais são boas alternativas para criar relacionamento com os clientes, desde que elas estejam sempre atualizadas.

6- O uso da tecnologia é essencial

Não existe outro meio de fazer um eficiente gerenciamento da carteira de seguros, é fundamental que seja através de ferramentas de CRM, elas permitem um controle de todas as etapas que envolvem a prospecção, venda, pós venda, cadastro e divisão de grupos de clientes, bem como, da gestão da equipe de vendedores.

Se a corretora não pode investir nisso, pode usar aplicativos e sistemas gratuitos disponíveis na internet. A ideia é trabalhar de forma completamente organizada e mais produtiva.

7- Ampliar a capacidade de se reinventar e ter consistência nas ações

A concorrência está sempre a espreita, por isso, a empresa precisa se posicionar na frente se o objetivo é ganhar o cliente.

O gerenciamento da carteira de seguros é fundamental para não ficar para atrás, quando as coisas estão bem organizadas, o próximo passo é ficar de olho nas novidades do mercado e criar soluções diferenciadas para se destacar.

Embora seja trabalhoso, a consistência vai trazer bons resultados. Nesse caminho, é possível analisar quais estratégias não estão dando certo e tentar, aprimorar para então, atingir o objetivo.

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