Blog / Notícias

Manter a motivação em tempo de crise: 5 dicas fundamentais

Que atire a primeira pedra aquele que nunca desanimou em algum momento, afinal, manter a motivação em tempo de crise não é uma tarefa nada fácil. É na verdade um desafio muito grande para os gestores de grandes companhias e também, empreendedores de pequenos e médios negócios.

Mas, é como Albert Einstein disse: “Em meio a dificuldade, encontra-se a oportunidade”. E aqueles que perseveram nesse pensamento, conseguem superar esses momentos com mais facilidade. 

Segredos para manter a motivação em tempo de crise

Existem muitas frases de grandes filósofos que podem ser citadas para ajudar um líder a manter a motivação. Contudo, quando uma empresa é afetada pela recessão, é necessário que ocorra uma ação rápida e principalmente não é indicado que a equipe perceba que o líder não sabe o que fazer.

Manter a motivação da equipe é essencial para que as coisas continuem girando, caso contrário, a retomada do crescimento é desestimulada.

Mas, como fazer isso diante de tantos impasses?

Algumas dicas podem te ajudar!

1- Seja forte e corajoso

Se você é o capitão desse navio, entenda que não vai comandar apenas em tempos de bonança. As adversidades fazem parte do percurso e acredite, essa não será a  primeira e nem última crise que você e sua empresa vão encarar.

Portanto, o bom gestor tem uma essência auto motivadora, ele levanta a sua equipe, para conseguir isso, é fundamental ” ter um plano”.

Não fique esperando as coisas melhorarem por conta própria, encontre meios de trazer soluções que façam a diferença no seu negócio.

Ouça o que o time tem a dizer, elabore novos formatos de vendas, crie condições de negócios no meio digital, estude novas formas de trabalhar, entre outras mudanças.

Mantenha sua mente ocupada e em constante aprendizado.

2- Pense no seu propósito

Você sabe o porquê faz o que faz?

Se ainda não tem essa resposta, é importante se perguntar. Quando trabalhamos em um propósito de vida maior do que apenas ganhar dinheiro, fica muito mais fácil manter a motivação em tempos de crise ou em qualquer outro momento.

Talvez o seu propósito não esteja muito claro, por isso, esmorece com facilidade. 

Tenha propósitos como empreendedor ou gestor de negócios, foque nos seus objetivos, sonhos e certamente isso vai ajudar a ir muito além sem desmotivar.

3- Se divirta durante o processo, comemore pequenas coisas

Não espere para ser feliz quando chegar lá, curta cada momento de vida com sua família, amigos e encontre alegria nas pequenas conquistas profissionais.

Cada pessoa tem um processo, não se compare com outras, viva a sua vida da melhor maneira possível. Quando cada etapa é comemorada, o trajeto fica mais prazeroso e divertido.

Cultive pequenos prazeres como um esporte, viagem, um bom restaurante. Se presenteie com momentos fora do trabalho, pois a vida não está concentrada apenas nisso.

4- Defina objetivos

Ter objetivos bem alinhados a curto, médio e longo prazo vão ajudar você a manter a motivação em tempos de crise, pois isso permite que não haja distrações.

Focando no que deve ser feito é uma forma de se organizar, uma agenda bem elaborada não  são apenas anotações, mas sim, são construções de imagens mentais que podem ser grandes aliadas para novas ideias.

Organize sua agenda e seus pensamentos para saber exatamente o caminho que vai percorrer durante e após a crise.

5- Aproveite para se desenvolver nesse período

Assuma as responsabilidades, seja o protagonista da sua história. Para manter a motivação em tempo de crise, comece tendo o controle da situação.

É na dificuldade que muitas pessoas fazem uma auto análise da vida e aproveitam para aprender com isso. É possível se organizar, analisar quais mudanças são necessárias e se fortalecer nesse processo.

Elimine os pensamentos negativos e dê a vez para uma mentalidade positiva. É você que vai determinar a reação que vai ter diante das dificuldades e o que irá fazer para superar a fase.

Suas ações serão responsáveis por manter a motivação em tempo de crise, pois a vida não é um ensaio e como protagonistas devemos interpretar vários papéis. Lembre-se, você só tem uma vida para ser a sua melhor.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: