fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaContabilidade OnlineNecessidade de Capital de Giro: Entenda como ela influencia seu negócio

Necessidade de Capital de Giro: Entenda como ela influencia seu negócio

Postagens recentes

Para começar um negócio com pé direito e ser bem sucedido, é preciso de capital de giro, pois é o fator que possibilita que todas as atividades permaneçam por mais tempo. O fato é que de nada adianta fazer um cálculo da necessidade de capital de giro, sem antes saber tudo o que a empresa realmente precisa.

O capital de giro é caracterizado pelos recursos que uma empresa necessita para conseguir bancar o ciclo operacional de suas atividades, em suma, é o dinheiro que faz o negócio continuar funcionando.

Embora a maioria dos empresários saibam o que é capital de giro, poucos tem um indicador de quanto precisam para garantir que as operações do negócio sigam em frente. É justamente isso que o indicador ” necessidade de capital de giro” revela, todavia, é fundamental ficar de olho na gestão financeira para evitar o fantasma do fechamento.

 

O que é a necessidade de capital de giro?

 

Na verdade, a necessidade de capital de giro é apenas um indicador que mostra quanto você precisa para ficar em dia com os custos da empresa, são eles:

  • Contas de luz, água, internet, aluguel;
  • Pagamento dos funcionários;
  • Compras de insumos;
  • Pagamento de fornecedores;
  • Impostos e outras despesas relativas ao negócio;

Todos os meses essas contas recaem sobre o empresário, por isso, ele precisa ter um controle financeiro efetivo para evitar o endividamento.

A necessidade de capital de giro mostra a relação da empresa com o ciclo de caixa, que segundo os especialistas, deve ser curto, ou seja, quanto mais cedo receber e mais tarde pagar, menor será a necessidade de capital de giro.

O melhor caminho é evitar grande estoques e operações que necessitem de capital para financiar a atividade. Desse modo, não é necessário recorrer a empréstimos e outras formas para conseguir recursos para manter o negócio no meio tempo entre os recebimentos e pagamentos.

Em alguns casos, as empresas preferem fechar as portas, pois empréstimos com altos juros inviabilizam a continuidade das operações.

 

Como calcular a necessidade de capital de giro?

O cálculo da necessidade de capital de giro é feito através de uma continha simples de matemática, é chamado de NCG que pode mostrar um indicativo positivo ou negativo.

É essencial que o empresário tenha em mente o ” quanto de dinheiro” ele possui para continuar as atividades. Existem duas formas em que a necessidade de capital de giro pode ser calculada, confira:

1- Contas à pagar + Valores em estoque – contas à pagar

Acima, mostramos um cálculo simples, que vai indicar se a empresa possui recursos o suficiente para se sustentar. Os valores em caixa, devem ser superiores às contas à pagar.

 

2- Ativo circulante operacional – passivo circulante operacional

Já no segundo cálculo, é necessário avaliar os grupos de ativos e passivos no balanço patrimonial. Em resumo, subtrai o ativo circulante que são as contas a receber  e o estoque pelo passivo circulante que são as contas à pagar.

Algumas empresas trabalham com recebimentos e pagamentos à médio prazo, nesse caso, é preciso fazer outro cálculo.

NCG –  Prazos de recebimento a médio prazo –  Prazos de pagamento à médio prazo

Obviamente que não adianta fazer um cálculo da necessidade de capital de giro de qualquer jeito, antes de começar, é ideal puxar todos os números da empresa de uma forma atenciosa.

É essencial saber tudo o que você tem a receber ( a curto e longo prazo) e também as despesas, caso contrário, o resultado do cálculo da necessidade de capital de giro pode ser inconsistente com a realidade da empresa.

O escritório Senhor Contábil pode ajudar você a fazer um levantamento dos números e realizar o cálculo da Necessidade de Capital de Giro, além de oferecer assessoria completa para o seu negócio. Entre em contato e saiba mais!

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: