Blog / Notícias

O PRONAMPE está difícil? Veja outras oportunidades que podem te ajudar a salvar a sua empresa

organizacao_financeira

O programa de estímulo tem como base apoiar o empreendedor através não só de créditos, mas também, de capacitação de como gerenciar o seu negócio.


O PRONAMPE (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) visa entregar recursos de linhas de crédito destinado a ajudar os empreendedores nesse momento de crise.

Circula no Senado uma proposta do Senador de Santa Catarina e Kátia Abreu do Tocantins o envio de mais 20 bilhões para o PRONAMPE. O objetivo dessa linha de crédito emprestada pelos próprios bancos é reduzir os impactos negativos no financeiro das empresas.

No entanto, os empresários alegam ser muito difícil conseguir esse empréstimo. De acordo com contador Fabio Luiz di Favari do escritório Senhor Contábil, as empresas estão correndo atrás de outros recursos para conseguir driblar os momentos difíceis e manter o seu negócio funcionamento.

Para isso, elas estão apostando em estratégias como:

Vendas online

O e-commerce brasileiro mudou depois da pandemia, houve um aumento de 81% nas vendas online. Esses são dados da Compre&Confie mostrando que os empreendedores estão se reinventado.


Ao total, foram cerca de 24,5 milhões de compras online, um número praticamente 98% maior do que o mesmo período do ano anterior. Esses dados mostram que os empresários estão buscando novas formas de fazer negócio e usando estratégias de ir até onde o cliente está mediante a situação.


Os setores onde notou-se maior crescimento das vendas online foram: Alimentos e bebidas, Instrumentos musicais, Brinquedos, Eletrônicos, Cama, Mesa e Banho. Considerando estes dados, entende-se que o mercado varejista está passando por fortes mudanças, especialmente em alguns segmentos onde o e-commerce não era uma opção muito explorada.


Toda essa mudança de comportamento das empresas está refletindo de maneira bem significativa para o e-commerce brasileiro. Segundo os especialistas, o fortalecimento das vendas online é uma estratégia que veio para ficar.


Se reinventar e acompanhar tendências do mercado


Para manter o negócio relevante, o empreendedor vai precisar contar com uma dose extra de criatividade para implementar as novidades em sua atuação no mercado.
De acordo com Fabio Luiz di Favari do escritório Senhor Contábil, sua experiência mostra que “Empresas paradas no tempo tem poucas chances de serem bem sucedidas“.

É importante assegurar que as inovações sempre estejam atreladas ao oferecimento de soluções condizentes com as necessidades do seu nicho de atuação, desse modo, o negócio da empresa não perderá relevância.


Programa de estímulo 2020

Contudo, pequenas empresas podem contar com outros programas de empréstimo, caso não consigam o PRONAMPE .

O programa de estímulo visa apoiar o empreendedor através não só de créditos, mas também de capacitação sobre eficiência no gerenciamento de negócios para que desta forma ele dê bons resultados.

O sistema prioriza a ajuda especialmente de empresas prejudicadas pela pandemia e podem solicitar essa ajuda, negócios pertencentes ao comércio e serviços. Assim, empresas que possuem os requisitos necessários, devem assistir as vídeos aulas com conteúdo exclusivo,  fazer um teste de qualificação e preencher um cadastro.

Posteriormente, os documentos devem ser enviados, caso aprovado a primeira parcela do empréstimo é depositada na conta bancária indicada.

Esse projeto é da Associação Estímulo, uma entidade que arrecada recursos e doações para fins sociais e filantrópicos.


Fontes: Pesquisas em portais como SEBRAE, Associação Estímulo 2020,
Compre&Confie

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: