Blog / Notícias

O que é Capital Social?

Capital social é o valor da empresa, ele é estipulado na abertura do negócio mediante o montante investido pelos sócios logo no início das atividades. É a quantia bruta aplicada para começar o negócio e sustentar o fluxo de caixa inicial.

 

Pra que serve o capital social?

É uma medida  que prevê o montante que os sócios vão investir para abrir o negócio. Esse valor é necessário para fazer a manutenção da empresa, ou seja, para aquisição de material, equipamentos, computadores e demais despesas relacionadas a atividade. O capital social  também define a hierarquia dos sócios na sociedade.

 

Como definir o capital social

Nenhuma empresa começa dando lucros, no início são apenas calculados apenas os valores investidos pelos sócios. Os empreendedores devem ter uma estratégia para fazer uma definição correta do capital social, é justamente nessa hora que acontecem muitos erros.

Para evitar transtornos é preciso seguir algumas dicas como:

 

1- Faça um plano de negócios

Primeiramente, os sócios devem se preocupar com o escopo do negócio, nele deve conter os gastos com materiais, equipamentos e insumos que serão utilizados na produção ou para comercialização. Além de despesas com funcionários, marketing, aluguel, entre outros.

 

2- Um passo de cada vez

Começar pequeno certamente vai gerar menos gastos iniciais, pelos menos até que a empresa não estiver gerando lucros. Leve em conta os gastos essenciais para abertura de empresa como:

 

3-  Definição do investimento de cada sócio

Após alguns cálculos realizados através do plano de negócios e com uma estimava de capital de giro é hora de definir o quanto cada sócio vai investir. Esses dados vão constar no contrato social  como percentual da empresa que pertence ao cada sócio.

Na realidade, o capital social é feito mediante conversa entre os sócios, se preferir, pode ser uma divisão igual entre ambas as partes. No entanto, isso depende do investimento de cada um.

Caso, os empresários tenham dúvida na definição do capital social, é aconselhado falar com um escritório de contabilidade especializado. A consultoria de profissionais pode ser a melhor alternativa para fazer a coisa certa.

 

4- Integralizar o capital social

Depois do valor de cada sócio ser definido, é preciso colocar o dinheiro no negócio, ele pode ser em espécie ou em equipamentos, móveis, veículos, imóveis ou créditos.

O montante do capital social pode ser integralizado na abertura do negócio ou em parcelas, desde que todos os dados estejam claros no contrato. O contrato social pede a assessoria de um contador especializado.

 

Capital social microempreendedor individual

O MEI ( Micro Empreendedor Individual) não precisa de contrato social, portanto, não existe nenhuma regra que defini o capital social. O empreendedor individual pode começar com qualquer valor o desenvolvimento das suas atividades.

O indicado é que comece aos poucos e depois pode ir aumentando sucessivamente. É fácil aumentar o capital social, no entanto, é mais difícil reduzir. É importante lembrar que nesse formato de negócio o faturamento anual não pode passar de R$ 60 mil reais.

 

Qual é a importância do capital social ?

O capital social desempenha um papel muito importante nas sociedades, pois ele oficializa o investimento individual dos sócios. Desse modo, ficam determinados o percentual de cada um dentro da companhia.

Esse recurso é primordial para evitar dores de cabeças no futuro, principalmente em casos de mudança do contrato social ou dissolução de sociedade.

Na realidade, o capital social desempenha uma função importante em todo tipo de negócio, pois ele é o valor para manter o negócio até começar a lucrar de fato. É uma forma de garantir que a empresa consiga se manter por muito mais tempo.

O que você achou do artigo sobre o capital social? Se ainda tiver dúvidas, fale com o Senhor Contábil e conheça uma plataforma de contabilidade online que vai ajudar no gerenciamento do seu negócio.

Preço justo, monitoramento da contabilidade de qualquer lugar e em tempo real. Confira!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar:


Comments are closed.