fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilDeclaraçãoO que é e para que serve o DRE?

O que é e para que serve o DRE?

Postagens recentes

O DRE ( Demonstração do Resultado do Exercício) é um relatório que mostra as operações contábeis de uma empresa. O contador é o profissional habilitado para fazer sua emissão, pois é indispensável que todas as empresas, sejam pequenas, médias ou grandes tenham acesso a esse documento.

Pode-se dizer que é um dos únicos relatórios utilizados pelos administradores, investidores, bancos e inclusive o governo para analisar a real situação de uma empresa. Por isso, a DRE é muito avaliado para tomar decisões importantes com relação ao futuro da companhia, empréstimos bancários e até mesmo na venda da empresa.

 

Para que serve o DRE?

O DRE mostra os principais indicadores para avaliar a saúde financeira da empresa e conferir uma visão realista do negócio em um determinado período de tempo.  A demonstração de resultados ajuda os gestores avaliar melhor as decisões a serem tomadas para garantir mais eficiência na geração de lucros.

De forma mais detalhada, o DRE serve para:

  • O lucro líquido sobre o faturamento da empresa ( o real ganho);
  • Mostra qual é o produto ou serviço que está sendo mais vendido;
  • Qual é a média gasta por cliente;
  • Ponto de equilíbrio entre ganhos e despesas da empresa. Índice importante para mostrar o quanto é necessário vender somente para cobrir os custos;
  • Calcula a margem de contribuição, ou seja, quanto do lucro é usado no pagamento das despesas;

O DRE é um relatório que permite uma visão ampla da empresa e serve para ajudar o empresário direcionar seus esforços no que realmente é importante para o negócio visando sempre melhorar os resultados.

 

Como é feito o DRE?

O DRE e o balanço patrimonial são elaborados juntos com o objetivo de detalhar todas as operações financeiras da empresa dentro de um período estipulado, ou seja, o relatório permite a avaliação da formação do resultado líquido mediante a comparação entre ” lucro e prejuízo”.

Em suma, é uma espécie de resumo financeiro dos resultados da empresa, seja eles operacionais ou não operacionais.

Legalmente, o DRE deve ser feito respeitando o regime de competência de forma que todas as receitas e despesas sejam lançadas dentro do período em que elas realmente aconteceram, independente de quando são recebidas ou pagas.

 

O DRE  é divulgado para fins legais anualmente, no entanto, ele pode ser elaborado mensalmente para que os gestores da empresa acompanhem os resultados ou trimestralmente para fins fiscais.

De acordo com a Lei nº 6.404/1976, art. 187, uma DRE deve conter as seguintes informações:

  1. Toda a receita bruta das vendas de produtos ou serviços, bem como as deduções, abatimentos e impostos;
  2. Receita líquida das vendas, custos dos produtos e dos serviços e lucro bruto;
  3. Relação das despesas para efetuar as vendas dos produtos e serviços, despesas financeiras, deduzidas das receitas, despesas operacionais e administrativas;
  4. Lucro ou prejuízo operacional, outras receitas e despesas;
  5. Resultado do exercício antes do IR ( Imposto de Renda) e a provisão do imposto;
  6. À partir desse resultado, são informados ( acrescentados ou deduzidos) todos os resultados operacionais, como as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados que não se caracterizem como despesa;
  7. O lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social. Objetivo final de todo o relatório.

Em suma, o DRE é um documento simples que resume toda a  atividade da empresa em apenas um relatório. Fornece dados claros sobre a companhia, por isso, é muito requisitado pelo fisco e também por investidores ou fornecedores de crédito.

O DRE é um documento emitido pelo contador. O Senhor Contábil pode ajudar o seu negócio fornecendo toda a assessoria necessária para ajudar na gestão da empresa. Entre em contato e saiba mais!

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: