fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaFiscalO que é inscrição municipal e estadual? Para que servem?

O que é inscrição municipal e estadual? Para que servem?

Postagens recentes

Todo mundo sabe que a abertura de uma empresa no Brasil é bastante burocrática e envolve uma série de medidas. É muito comum que diante desses processos os futuros empresários nem sabem distinguir o que é uma inscrição municipal e estadual e para que elas são exigidas.

Abaixo, você vai compreender para que serve cada uma dessas determinações da lei e como consegui-las. Acompanhe:

 

O que é inscrição municipal?

É um registro de identificação da empresa no cadastro do município onde ela está instalada. Através dele, a prefeitura da cidade pode acompanhar as atividades do contribuinte e também é extremamente necessária para outras ações como:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Aderir ao SIMPLES NACIONAL;
  • Fazer a solicitação do Alvará de funcionamento e outros documentos como alvará na ANVISA e laudo do corpo de bombeiros dependendo do ramo de atividade;

Em suma, a inscrição municipal está atrelada ao município, é requerida em todas as empresas, sobretudo as prestadoras de serviços.

 

Para que serve a inscrição municipal?

Após a empresa ter o registro na prefeitura, ela começa a recolher o imposto sobre serviços (ISS). Essa cobrança é feita exclusivamente pelo município, bem como todas as fiscalizações que controlam o pagamento dos tributos.

É importante que a inscrição municipal sempre fique junto com o alvará de funcionamento, em caso de fiscalização, esses documentos são exigidos.

Na abertura de uma empresa, geralmente é o escritório de contabilidade que realiza a solicitação da inscrição municipal. Os documentos solicitados são:

  • DECA (Declaração Cadastral Municipal);
  • Comprovante de propriedade ou locação do imóvel da empresa;
  • Requerimento para autorização de abertura de empresa
  • CNPJ;
  • Planta e habite-se do imóvel;
  • Documentação pessoal dos sócios (CPF, RG e comprovante de residência);
  • Micro empresas ou de pequeno porte precisam apresentar a declaração do enquadramento;
  • Cópia do contrato social;

Dependendo do ramo de atividade, podem ser solicitados laudo dos bombeiros e liberação da ANVISA para dar entrada na inscrição municipal.

Além disso, é preciso fazer uma pesquisa prévia de viabilidade. Uma assessoria contábil pode ajudar em todas essas etapas.

O que é inscrição estadual?

inscrição estadual está vinculada ao governo do estado onde a empresa está instalada. É destinada a empresas que comercializam produtos como: Comércio, indústria, serviços de telecomunicações e transporte intermunicipal e interestadual.

O registro é composto por nove dígitos, onde o governo se baseia para recolher o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

 

Para que serve a inscrição estadual?

inscrição estadual serve para fiscalizar e cobrar os impostos referente as vendas realizadas pelo estabelecimento. Sem esse registro, as empresas não podem emitir notas fiscais e nem ter o seu negócio legalizado.

O registro de inscrição estadual é feito pelo endereço da empresa, caso tiver filiais em vários estados, cada uma terá um número diferente.

São isentos desse imposto os bancos, hospitais e empresas prestadoras de serviço, essas possuem a inscrição municipal que tem o mesmo propósito. No entanto, se elas comercializarem produtos, também devem pagar o ICMS.

inscrição estadual é solicitada juntamente com o CNPJ, cada estado possui suas regras específicas.

 

No geral, é o escritório de contabilidade que providencia a abertura da empresa, é importante contar com uma assessoria especializada para que não haja nenhum problema durante as etapas.

No SENHOR CONTÁBIL, você pode solicitar a inscrição municipal e estadual, bem como realizar todo o procedimento de abertura de empresa facilmente através de uma plataforma online didática e confiável.

Chega de correrias e opte pela simplificação da burocracia. Fale agora com os contadores da SENHOR CONTÁBIL  e saiba mais.

 

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: