Blog / Notícias

O que é Razão Social e Nome Fantasia? Quais as diferenças?

Se você quer empreender, é fundamental saber o que é razão social e nome fantasia, e logicamente entender melhor suas diferenças.

A jornada de um empreendedor começa de um sonho ou vontade de ser o seu próprio patrão. A partir desse momento, é necessário escolher um nome fantasia, razão social para seu negócio e criar uma identidade visual para que a empresa transmita ao público a sua missão através de formas, imagens e sons.

Ou seja, o nome do negócio é a ponta entre a empresa e o cliente, ele é capaz de sustentar e transmitir a ideia da marca.

Mas, por que geralmente uma empresa tem razão social, nome fantasia e marca? Entenda!

O que é o nome fantasia no CNPJ?

 O nome fantasia é definido somente pela razão social. Pode-se dizer que o nome fantasia é como a empresa será popularmente conhecida pelos seus clientes.

Essa é uma estratégia para facilitar que o nome do negócio seja facilmente memorizado pelo público em geral.

É o nome fantasia que fica registrado nas fachadas, por isso, é importante que os empreendedores tomem uma decisão acertada no momento de escolher o nome que pode virar uma marca muito conhecida.

O nome fantasia pode ser registrado no INPI de marcas e patentes, caso o objetivo seja a exclusividade.

O processo de criação de nome fantasia envolve estudo na área para garantir que se torne algo único no seu ramo, ele é incluído na hora de registrar a empresa e posteriormente no certificado digital.

O auxílio do contador é importante na escolha do nome fantasia, inclusive, eles são experientes na realização de pesquisas na Junta Comercial do estado para confirmar se não existem outras empresas que utilizam o mesmo nome fantasia. Essa ação é essencial para afastar sérias consequências jurídicas.

O que é Razão Social?

A razão social se trata do registro da empresa, é como o negócio será conhecido em contratos, escrituras e demais documentos sociais. Esse nome é fundamental para a formalização da empresa na Junta Comercial.

O objetivo da razão social é fornecer informações importantes para documentos legais e órgãos do governo como: Identificação própria, ramo principal de atuação do negócio e enquadramento jurídico ( EIRELE, LTDA, ME, EPP e etc.).

Nesse caso, a contabilidade também é fundamental, pois são esses profissionais que fazem a busca por nomes similares na Junta Comercial do estado. 

Podem existir duas empresas com a mesma Razão Social?

Não, no mesmo estado é impossível que empresas que atuam no mesmo ramo de atividade tenham o mesmo nome. Por conta disso, a razão social e o nome fantasia devem ser registrados nos órgãos estaduais.

O foco é não gerar confusão para os clientes e sobretudo, concorrência desleal.

O que é marca da empresa?

Agora você já sabe o que é Razão Social e Nome Fantasia, entenda o que é marca, pois não se trata da mesma coisa.

Algumas empresas que possuem o objetivo de fazer suas marcas uma grande potência já pensam na exclusividade do nome. Inclusive, elas fazem o registro da marca no INPI.

A marca é símbolo da empresa, geralmente ela é formada por palavra ou imagem ou somente palavras, combinação de letras, figuras, logos e formas.

Na maioria dos casos, as empresas utilizam o nome fantasia para criar sua marca, afinal, é dessa forma que elas querem ser lembradas pelos seus clientes.

Mas, pode haver duas empresas com a mesma marca?

Via de regra sim, caso nenhuma delas seja registrada no INPI.

As empresas são desobrigadas de registrar as marcas no órgão, contudo, isso permite que a concorrência copie o nome e a marca.

O registro no INPI garante exclusividade, dessa forma, caso alguém use o nome da empresa, terá que recuar mediante comprovação do registro do INPI.

Em muitos negócios a marca é integrada ao patrimônio da empresa, pois ela se torna uma referência no mercado.

Para mais informações sobre o registro da marca, os empreendedores podem buscar orientação no INPI.

Para finalizar, a diferença entre razão social e nome fantasia é que a razão social é o nome jurídico da empresa, como ela será conhecida por órgãos do governo e na Junta Comercial, enquanto que o nome fantasia, é o nome que ficará na fachada do negócio e como os clientes vão conhecer a empresa.

Procurando uma contabilidade para abrir o seu negócio?

Já pensou em contar com serviços contábeis online de qualidade e com mensalidades que cabem no seu bolso?

Fale com o Senhor Contábil e conheça as vantagens da contabilidade online para sua empresa!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: