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Planejamento estratégico para empresas: Como fazer e qual sua importância?

O planejamento estratégico tem o viés de reunir informações importantes da empresa para facilitar a tomada de decisão dos gestores. Diante disso, pode-se definir de maneira mais clara onde serão aplicados os recursos, responsabilidades e ações para que a companhia atinja seus objetivos.

Sem o planejamento estratégico a empresa não consegue se adaptar às mudanças constantes que ocorrem no mercado. Ademais, é essencial ter metas traçadas para atingir melhor desempenho e resultados.

Como fazer o planejamento estratégico?

Os gestores precisam se organizar para realizar todos os processos que envolvem o planejamento estratégico. O esforço valerá a pena quando a implantação das etapas começar a sair do papel.

Veja como iniciar!

1- Avalie o cenário atual da empresa

Identifique os pontos fracos e fortes da companhia, sempre com base na estrutura física, recursos humanos, situação financeira, produtos/serviços e processos.

Enumere quais são as ameaças que a empresa pode enfrentar e as oportunidades que o mercado oferece. Dentro desse contexto entram questões sociais, políticas e também econômicas.

2- Tenha claro o propósito 

Um planejamento estratégico exige a definição de objetivos, mesmo quando a empresa já é consolidada no mercado.

Ou seja, é fundamental responder algumas questões como:

  1. Quais os objetivos da empresa a longo prazo?
  2. Qual é o faturamento que a empresa deseja alcançar nos próximos meses ou anos?
  3. O que precisa ser feito para chegar no objetivo?
  4. Quais as estratégias adotadas para tornar o propósito em realidade?

Para o sucesso, uma empresa organizada precisa ter um planejamento estratégico que inclui todos os colaboradores, independente de suas funções.

Para conseguir realizar esse processo de forma eficiente, é fundamental saber qual é a missão, valores e a política da empresa. Essas informações representam o que a companhia é de fato e quais as razões da sua existência.

3- Defina estratégias

O que será feito para alcançar as metas? As estratégias são na verdade o caminho para se chegar no objetivo desejado.

As estratégias que realmente funcionam são claras, simples, fáceis e resumidas. Elas podem ser divididas em categorias como: Operacional, expansão geográfica, experiência do cliente, internacionalização e crescimento por aquisições.

4- Motive o capital humano

Os colaboradores são muito valiosos em uma companhia, afinal são eles que farão com que as estratégias criadas em torno de um propósito sejam realizadas.

A empresa é formada por pessoas, por isso, é papel da empresa deixar bem claro qual é seu propósito para que eles sejam perseguidos. Quando os objetivos do negócio não são de fácil compreensão, ocorre a baixa produtividade e também, a desmotivação do time.

Afinal, não ter uma direção certa para percorrer é desanimador e nenhum profissional vai se dedicar em uma missão sem objetivos.

 Qual é a importância do planejamento estratégico?

Desenvolver e implementar o planejamento estratégico dentro da companhia assegura muitas vantagens para o crescimento exponencial do negócio. Confira!

#Conduz as ações da empresa

A partir do momento que a empresa sabe para onde deseja ir, fica mais fácil descrever o que precisa ser feito para chegar lá.

Além disso, o planejamento estratégico mostra como a companhia se posiciona no mercado , sem mencionar que as tarefas se tornam mais rápidas tornando os procedimentos menos arrastados apesar de fatores externos que possam atrapalhar os objetivos da empresa. 

Planejar otimiza os recursos do negócio, encoraja os colaboradores a serem mais proativos na busca por soluções para os problemas.

#Promove uma gestão organizada

Toda a empresa precisa ter clareza sobre o porquê da sua existência e o que deve ser feito para se tornar uma companhia de valor no mercado.

Por isso, saber qual é a missão, visão e valores é fundamental para guiar as operações diárias do negócio. Dessa forma, fica mais simples tomar as melhores decisões para gerenciar os setores e se relacionar melhor com os colaboradores, clientes e parceiros.

#Melhora a identificação de oportunidades

Através da coleta de dados realizada dentro do planejamento estratégico, fica mais fácil analisar as ameaças do mercado, acompanhar a concorrência e outros fatores que possam interferir diretamente ou indiretamente no faturamento da empresa.

Avaliando essas questões, as novas oportunidades de crescimento podem ser identificadas em uma brecha do mercado.

#Antecipação de riscos

Todos os tipos de empresa tem muitos desafios pela frente, isso pode atrasar muito a conquista das metas. É justamente aí que entra a importância do planejamento estratégico, pois quando o cenário é desfavorável, o plano de ação sempre considera situações pessimistas.

Ou seja, uma empresa que se organiza, jamais é surpreendida, pois ela terá ações para minimizar o impacto identificando novas possibilidades a serem exploradas para continuar faturando.

#Incentiva a comunicação 

Objetivos pré definidos e todo o time remando para o mesmo lado certamente é uma receita de sucesso. O planejamento estratégico reforça os objetivos que devem ser perseguidos pela equipe de uma maneira simples.

Ou seja, gestores, líderes e demais colaboradores da empresas interagem para buscar os melhores resultados para o negócio. Existe comunicação para debater o que está dando certo ou precisa ser mudado.

O planejamento estratégico deve estar presente em empresas que desejam se desenvolver constantemente.

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