fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineFiscalDescubra o Ponto de Equilíbrio da sua empresa!

Descubra o Ponto de Equilíbrio da sua empresa!

Postagens recentes

Muitos empresários não sabem o que é “ponto de equilíbrio”, por isso, não é incomum que os gastos passem a superar as vendas em alguns casos.

O ponto do equilíbrio nada mais é do que o caminho para uma empresa se manter ativa no mercado. Ou seja, é quando o gestor sabe exatamente quanto ele deve vender durante um determinado período, para pagar todas as despesas de uma forma que não tenha lucro e nem prejuízo.

Esse marcador é muito importante, pois através dele é possível analisar se o negócio está tendo lucro ou prejuízo.

Como encontrar o ponto de equilíbrio da empresa?

Embora pareça complicado, é muito simples fazer esse cálculo. Primeiramente, vamos explicar como funciona na prática através de um exemplo:

Digamos que você tenha um negócio de Esmalteria, cujo seu ponto de equilíbrio seja de 20 pés e mãos por dia (520 por mês), entretanto, falta 10 dias para acabar o mês e seu estabelecimento conseguiu atender somente 300.

O gestor dessa esmalteria sabe que precisa de 120 pés e mãos para fechar o ponto de equilíbrio para chegar no zero a zero, ou seja, pagar as despesas. Então, ele precisa pelo menos fazer 12 por dia para conseguir fechar o mês sem prejuízo.

Com esses dados em mãos, o gestor engaja seus funcionários a conseguir bater as metas para atingir o ponto de equilíbrio e ultrapassá-lo, pois na verdade ele quer ter lucros.

Muitos empreendedores fecham as portas antes que a empresa complete 2 anos de vida, em muitos casos isso se deve à falta de conhecimento do faturamento mínimo que o negócio precisa ter para manter o funcionamento, ou seja, cobrir os custos fixos e variáveis.

Custos fixos são aqueles que não mudam, independente da situação como: Aluguel, seguro, limpeza e outros. Por sua vez, os custos variáveis são aqueles que podem sofrer mudanças ao longo do tempo, por exemplo: Matéria prima, mão de obra, ações de marketing e etc.

Através do custo fixo e custo variável é possível calcular o ponto de equilíbrio tanto por unidades vendidas ou por faturamento.

Cálculo do Ponto do Equilíbrio

Controle financeiro e contabilidade em dia é fundamental para conseguir analisar todas as informações necessárias.

O escritório contábil pode ser um aliado para conseguir todos os dados necessários para realizar o cálculo, serão necessários:

#Ter uma projeção de receitas

É fundamental calcular o volume e preço dos produtos de alguns períodos anteriores, especialmente se você é daqueles gestores que não sabe o custo variável do produto.

As receitas são os preços individuais multiplicados pelo volume vendido.

#Tenha em mente quais são os custos variáveis e fixos do negócio

Entender quais são as despesas de um empresa é fundamental para saber quais os preços devem ser praticados para não só atingir o ponto de equilíbrio, mas também, obter a rentabilidade.

Tenha uma planilha com todos os custos variáveis, inclusive aqueles utilizados para produzir um serviço ou produto. Posteriormente, faça o mesmo com os custos fixos.

Em suma, segue o exemplo da fórmula:

  1. Custos fixos e despesas = 2000,00
  2. Custos variáveis = 5000,00
  3. Total de vendas = 20,000,00
  4. Percentual do custo variável = Custo variável/vendas = 5000,00 / 20.00,00 = 250 (margem de contribuição).

Ponto de Equilíbrio contábil ficaria assim: Custos e despesas fixas 2.000,00 / Margem de contribuição 250 = 8,000,00

Isso significa que sua empresa precisa vender 8 mil para se manter no ponto de equilíbrio, ou seja, ficar no zero a zero. Todavia sabemos que o objetivo não é esse, mas sim, vender mais para obter a lucratividade.

O ponto de equilíbrio é na verdade um objetivo a ser atingido para que a empresa jamais fique no vermelho gastando mais do que fatura.

Se você ainda não consegue fazer esse cálculo sozinho, busque ajuda de uma assessoria contábil especializada e tenha um norte para onde seu negócio deve seguir!

Você pode contar com o Senhor Contábil, fale com um de nossos atendentes e conheça nossas vantagens e como podemos ajudar sua empresa!

Gostou do nosso conteúdo?

Confira também: Sócio paga dívida da empresa? Entenda até onde vai a responsabilidade

Siga-nos no Instagram

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: