fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaPor que ter um sócio? Vantagens e desvantagens

Por que ter um sócio? Vantagens e desvantagens

Postagens recentes

Para muitos empreendedores, ter um sócio é a solução mais viável para iniciar um novo negócio. Os motivos são muitos, desde a parceria nesse começo, como maior aporte de capital para investir.

Na realidade, nem todo tipo de empresa permite a sociedade, por isso, é fundamental fazer essa escolha antes de escolher o enquadramento da empresa, que nesse caso, não pode ser ME e nem MEI.

Quais as vantagens de ter um sócio?

O fato é que existe o seu lado positivo de contar com uma segunda cabeça pensante no negócio, entre seus benefícios estão:

– Junção de conhecimento e habilidades

Cada pessoa tem habilidades próprias, uns tem mais conhecimento em vendas, outros em gestão administrativa e assim por diante. O benefício da sociedade nesse quesito é maior quando cada um dos envolvidos tem qualidades e forças específicas, isso pode somar mais forças  e vantagens competitivas para o negócio.

Se por um lado, o empreendedor decidir em não ter sócios, então, ele vai precisar se preparar para adquirir o conhecimento que ele não possui no negócio, pois caberá a ele tomar todas as decisões e assumir as responsabilidades.

– Parceria 

Ter um sócio é jamais se sentir sozinho diante de um desafio novo do mercado. Para muitos, é mais facilidade na tomada de decisões e criação de estratégias para a empresa crescer.

– Divisão de investimentos

É necessário recursos para iniciar qualquer negócio, para aqueles que optam em não ter uma sociedade a única solução é ter o valor montante total para colocar a empresa em funcionamento.

Cada enquadramento de empresa exige um certo montante de capital social.  Por isso, a solução é analisar o que é mais viável para o empreendedor, muitas vezes, a aliança com outra pessoa pode ser a escolha mais acertada.

– Mais estabilidade

Muitos empreendedores ficam inseguros quando pensam em abrir um negócio sozinhos. O dia a dia realmente exige muito do gestor, em todos os momentos é necessário tomar decisões importantes e na maioria dos casos, ter um sócio pode aliviar bastante essa pressão.

Muitas empresas funcionam bem com o sistema de sociedade, elas crescem em um ritmo satisfatório. Porém, isso nem sempre funciona com todos.

Desvantagens de ter um sócio

Toda escolha tem seu lado positivo e negativo, naturalmente, na questão da sociedade isso não é diferente, confira!

– Desacordos diante de decisões importantes

As pessoas discordam em praticamente tudo, em uma relação de amizade, casamento, relação entre pais e filhos e porque não em uma sociedade?

As pessoas pensam diferentes e na maioria das vezes querem expor o seu ponto de vista. Por isso, é necessário ter em mente que isso pode ocorrer no negócio.

É fundamental que os dois sócios tomem decisões em conjunto, se houver atrito em cada problema da empresa, a situação entre eles pode ficar insustentável e ocorrer até a dissolução da sociedade.

– Controle da empresa é dividido

Nenhum dos dois poderá tomar decisões sozinhos e fazer do seu jeito. As pessoas que gostam de liderar e tomar a frente dos negócios são as que mais tem dificuldades de manter a sociedade, por isso, é indicado que um gestor com essas características nem tente ter um sócio, pois certamente, terá problemas.

Em uma sociedade não há espaço para egocentrismo.

– Problema nas relações pessoais

Misturar a vida pessoal com a profissional é o maior erro que os empreendedores que escolhem a sociedade entre amigos e familiares podem cometer.

Infelizmente, é um risco muito grande da sociedade acabar em brigas, especialmente se for entre família. Então, é necessário ter muita maturidade para evitar que isso aconteça.

Talvez, seja melhor pensar melhor à respeito de uma sociedade entre pessoas conhecidas, especialmente se a relação for especial para você.

Tenha em mente que a sociedade pode atingir um ponto insustentável na relação entre os envolvidos. É comum que algumas dissoluções acabem em brigas na justiça, pois envolve o consenso da outra parte.

Portanto, avalie bem a questão de ter um sócio ou seguir os negócios sozinho. Caso seja inevitável a parceria, procure uma assessoria contábil e de um advogado para se blindar o máximo possível de problemas óbvios.

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Sócio paga dívida da empresa? Entenda até onde vai a responsabilidade

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: