Blog / Notícias

Precisa de sócio para abrir um negócio?

Preciso de sócio para abrir um negócio?

Não é necessário ter sócio para abrir negócio, ou seja, existem sim possibilidades de começar uma empresa de forma individual.

Em alguns formatos de negócios exige-se um sócio, no entanto, isso não é um requisito fundamental para que os empreendedores coloquem um projeto em prática. O primeiro pensamento que se deve ter é se existem condições financeiras suficientes para começar uma empresa e também, se um sócio somente consegue dar conta do recado.

Caso ambas afirmativas sejam positivas, então, por que não começar o seu negócio sozinho?

Sem sócio para abrir negócio – Conheça as estruturas de empresas para essa demanda!

Todo o empreendedor precisa conhecer os formatos jurídicos para abertura de uma empresa, pois através deles são aplicadas normas, tributos e toda a legalidade diante de órgãos fiscalizadores.

Avaliar bem cada um deles é prezar pela saúde do seu negócio.

Portanto, se você resolveu seguir a sua empreitada sozinho e não quer nenhum sócio para abrir negócio, então conheça todas as possibilidades existentes para fazer isso legalmente!

MEI – Microempreendedor Individual

É uma das formas comuns de se trabalhar sem sociedade, inclusive, ela não é permitida, pois é dedicada para pessoas que atuam por conta própria.

O faturamento permitido nesse caso é de até 81 mil reais por ano, caso o empreendedor ultrapasse essa marca, ele precisará abrir uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte para ampliar a margem de faturamento. Porém, nesses casos, as regras são outras.

Vale lembrar que não são todas as atividades que entram nessa categoria de negócio, portanto, é fundamental consultar a lista no site do MEI (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/).

EI – Empresa Individual

Modelo de responsabilidade ilimitada, nesse caso, o patrimônio pessoal do sócio é atrelado ao da empresa, inclusive o negócio recebe o nome do seu titular que deve responder todas as obrigações.

Ou seja, é um risco para a pessoa física, pois se existe uma necessidade de pagar dívidas e indenizações com o dinheiro pessoal do proprietário, assim será feito.

Não tem faixa de capital mínimo para abertura da empresa. Essa modalidade é comumente usada na prestação de serviços e no comércio de pequeno porte.

Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Essa é uma forma de não ter sócio para abrir negócio, é um modelos cujo existe diferença entre pessoa física e jurídica. 

A responsabilidade do titular é restrita somente ao valor de capital social investido no negócio, isso quer dizer que seus bens pessoais não serão mexidos em nenhuma hipótese. Todo o restante é de responsabilidade da pessoa jurídica.

Para abrir uma empresa Eireli, o empresário deve investir o valor de 100 vezes mais ao valor do salário mínimo vigente no momento. 

Pode ser Eireli empresas do ramo comercial, industrial e de serviços. Inclusive profissionais liberais como médicos, fisioterapeutas, dentistas, jornalistas e outros.

Sociedade Limitada Unipessoal

Esse modelo de negócio é fruto de uma alteração no Código Civil onde é permitido abrir uma empresa sozinho e também fica separado o patrimônio pessoal e do negócio.

Não é exigido nenhum capital mínimo.

O diferencial da Sociedade Limitada Unipessoal é que nesse modelo também é permitido ter sócios. 

Essa modalidade é permitida para empresas de serviços, comércio e indústria.

Em síntese, é perfeitamente possível não ter sócio para abrir negócio, mas entenda que o enquadramento do tipo de negócio deve ser feito juntamente com uma análise aprofundada do mercado. Pois a escolha do modelo pode impactar nos custos e definição de metas para a empresa.

Contar com uma assessoria contábil especializada é fundamental nessas horas, afinal, os profissionais são experientes e podem ajudar na melhor definição do modelo de negócio.

Gostou do conteúdo? Confira também: 7 coisas que você precisa saber antes de começar um negócio

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: