fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaPrecisa de sócio para abrir um negócio?

Precisa de sócio para abrir um negócio?

Postagens recentes

Não é necessário ter sócio para abrir negócio, ou seja, existem sim possibilidades de começar uma empresa de forma individual.

Em alguns formatos de negócios exige-se um sócio, no entanto, isso não é um requisito fundamental para que os empreendedores coloquem um projeto em prática. O primeiro pensamento que se deve ter é se existem condições financeiras suficientes para começar uma empresa e também, se um sócio somente consegue dar conta do recado.

Caso ambas afirmativas sejam positivas, então, por que não começar o seu negócio sozinho?

Sem sócio para abrir negócio – Conheça as estruturas de empresas para essa demanda!

Todo o empreendedor precisa conhecer os formatos jurídicos para abertura de uma empresa, pois através deles são aplicadas normas, tributos e toda a legalidade diante de órgãos fiscalizadores.

Avaliar bem cada um deles é prezar pela saúde do seu negócio.

Portanto, se você resolveu seguir a sua empreitada sozinho e não quer nenhum sócio para abrir negócio, então conheça todas as possibilidades existentes para fazer isso legalmente!

MEI – Microempreendedor Individual

É uma das formas comuns de se trabalhar sem sociedade, inclusive, ela não é permitida, pois é dedicada para pessoas que atuam por conta própria.

O faturamento permitido nesse caso é de até 81 mil reais por ano, caso o empreendedor ultrapasse essa marca, ele precisará abrir uma Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte para ampliar a margem de faturamento. Porém, nesses casos, as regras são outras.

Vale lembrar que não são todas as atividades que entram nessa categoria de negócio, portanto, é fundamental consultar a lista no site do MEI (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/).

EI – Empresa Individual

Modelo de responsabilidade ilimitada, nesse caso, o patrimônio pessoal do sócio é atrelado ao da empresa, inclusive o negócio recebe o nome do seu titular que deve responder todas as obrigações.

Ou seja, é um risco para a pessoa física, pois se existe uma necessidade de pagar dívidas e indenizações com o dinheiro pessoal do proprietário, assim será feito.

Não tem faixa de capital mínimo para abertura da empresa. Essa modalidade é comumente usada na prestação de serviços e no comércio de pequeno porte.

Eireli – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Essa é uma forma de não ter sócio para abrir negócio, é um modelos cujo existe diferença entre pessoa física e jurídica.

A responsabilidade do titular é restrita somente ao valor de capital social investido no negócio, isso quer dizer que seus bens pessoais não serão mexidos em nenhuma hipótese. Todo o restante é de responsabilidade da pessoa jurídica.

Para abrir uma empresa Eireli, o empresário deve investir o valor de 100 vezes mais ao valor do salário mínimo vigente no momento.

Pode ser Eireli empresas do ramo comercial, industrial e de serviços. Inclusive profissionais liberais como médicos, fisioterapeutas, dentistas, jornalistas e outros.

Sociedade Limitada Unipessoal

Esse modelo de negócio é fruto de uma alteração no Código Civil onde é permitido abrir uma empresa sozinho e também fica separado o patrimônio pessoal e do negócio.

Não é exigido nenhum capital mínimo.

O diferencial da Sociedade Limitada Unipessoal é que nesse modelo também é permitido ter sócios.

Essa modalidade é permitida para empresas de serviços, comércio e indústria.

Em síntese, é perfeitamente possível não ter sócio para abrir negócio, mas entenda que o enquadramento do tipo de negócio deve ser feito juntamente com uma análise aprofundada do mercado. Pois a escolha do modelo pode impactar nos custos e definição de metas para a empresa.

Contar com uma assessoria contábil especializada é fundamental nessas horas, afinal, os profissionais são experientes e podem ajudar na melhor definição do modelo de negócio.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: