fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaDepartamento PessoalQuais as vantagens de contratar PJ para sua empresa?

Quais as vantagens de contratar PJ para sua empresa?

Postagens recentes

Muitos gestores querem entender quais são as vantagens de contratar PJ para o quadro de colaboradores da sua empresa. Contudo, a verdade é que essa alternativa pode ser bastante interessante para o negócio.

O regime de trabalho PJ (Pessoa Jurídica) é caracterizado quando um profissional que já possui uma empresa registrada presta serviços para outra empresa.

Quem pode prestar serviço como PJ?

As pessoas que atuam como Pessoa Jurídica se comportam como uma empresa prestadora de serviços. Ou seja, elas possui CNPJ, emitem nota fiscal e devem cumprir outras burocracias inerentes ao segmento de negócio.

Portanto, quando um PJ fornece serviço para uma empresa, ele precisa emitir nota fiscal para empresa recebedora, pois é ele que vai arcar com os impostos diante do pagamento recebido.

Podem atuar como PJ nas empresas os seguintes tipos classificações de empresas:

  • • MEI – Microempreendedor Individual (limite de receita bruta anual é de 81 mil);
  • • Empresário individual que trabalha por conta própria;
  • • Empresa Individual limitada EIRELLI – Constituída com um capital de no mínimo 100 salários mínimos;

Quando uma empresa contrata um PJ para prestar serviços para sua empresa, não pode exigir o que configure uma relação trabalhista como por exemplo: Subordinação e Pessoalidade.

A razão disso é que a empresa contratante não vai precisar pagar nenhum encargo trabalhista como acontece na contratação de uma PF (Pessoa Física).

Todavia, o profissional que oferece serviços como PJ deve cumprir todas as obrigações de uma empresa como: Calcular e pagar impostos de Imposto de renda pessoa jurídica, ISS, elaborar relatórios obrigatórios e em alguns casos, ter um contador.

Confira também: Enquadramento empresarial: Qual a principal diferença entre MEI, EIRELI, LTDA, ME e EPP?

Vantagens de contratar PJ 

As empresas podem encontrar vantagens de contratar PJ, afinal, essa ação pode reduzir de maneira considerável os custos com as obrigações trabalhistas.

Os maiores motivos para fazer isso são:

Redução de custos

É impossível não falar sobre isso, pois todo o empresário sabe que os gastos com folha de pagamento de funcionários é exorbitante. Isso se explica porque inúmeros itens são pagos através dela, entenda:

  • • Salário mensal
  • • Décimo terceiro salário
  • • Férias
  • • Contribuição previdenciária
  • • Salário família
  • • Horas extras, adicional noturno, periculosidade ( quando houver)

Além disso, ainda a empresa precisa investir em um departamento de recursos para contratação, treinamento, exame médico admissional e demissional, entre outros.

Custa muito caro ter funcionários de carteira assinada no Brasil e não é só isso, na hora da demissão também existem muitos gastos envolvidos.

As vantagens de contratar PJ é justamente essa, pois nesse caso, a empresa só precisa pagar o salário acordado por suas horas trabalhadas ou serviços realizados.

Maior liberdade na concessão de benefícios

Com a lei trabalhista, as empresas devem seguir tantas regras que praticamente não possuem carta branca nem para dar alguns diferenciais aos funcionários como bonificações.

As premiações são grande chamariz para retenção de talentos, e a contratação PJ permite isso, uma vez que os custos com burocracias são menores.

Os prestadores de serviço contratados como PJ tem a possibilidade de ganhar mais e ainda ter premiações que podem aumentar ainda mais a produtividade.

Quais as vantagens de contratar PJ

Não é necessário perder tempo com burocracia trabalhista

Fazer a seleção e contração são etapas bastante cansativas em uma empresa, depois disso, ainda vem a parte burocrática que envolve  a assinatura da carteira, recolhimento de documentos para a contabilidade, marcação de exames médicos e pagamento de impostos.

Além de reter tempo de uma funcionário que precisa ser contratado para isso, ainda gera custos. A empresa que não fizer isso ainda corre muitos riscos de levar processos.

Essa é outra vantagem da contratação de PJ, pois nesse caso, basta firmar um contrato entre ambas as partes sem vínculos a longo prazo e sem responsabilidade trabalhista.

Diminui o serviço do departamento pessoal da empresa

Você como empresa já parou para pensar que para manter essa burocracia de contratação de funcionários pessoa física precisa pagar mais pessoas no setor de RH?

A contratação gera uma alta carga de trabalho nesse setor, afinal, hoje em dia existe uma grande rotatividade de funcionários.

A burocracia é tão grande que muitas vezes, a empresa precisa contratar mais pessoas para cuidar disso. Afinal, são tantas etapas que envolvem divulgação de vagas, recebimento de currículos, entrevistas, seleção, treinamento, cuidados documentais; exames e outros.

Depois de tudo isso, corre-se o risco do funcionário contratado ainda não ficar 3 meses na empresa e o processo de contratação precisa começar novamente na busca de outro.

As vantagens de contratar PJ nesse caso é que ambas as partes assinam um contrato com prazo para começar e outro para terminar um trabalho. Além de garantir que um serviço tenha mais chances de finalização, o departamento de RH da empresa não sofre nenhuma sobrecarga.

Para saber se realmente vale a pena contratar um PJ para sua empresa, avalie cada situação e converse com profissionais experientes para te ajudar a explicar melhor as vantagens e desvantagens de cada escolha. Um bom contador faz a diferença!Gostou do conteúdo?

Não quer esperar? Entre em contato diretamente com um dos nossos consultores, clique aqui.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: