fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineRotinas contábeisVida de empreendedorQuais são os desafios do empreendedor para superar a crise?

Quais são os desafios do empreendedor para superar a crise?

Postagens recentes

Os desafios do empreendedor para se manter na ativa são muitos, é necessário ter muita resiliência, assumir o papel de empresário e principalmente, ter estratégias para conseguir prosperar e gerar lucros nos negócios.

Diante da crise, existem meios para conseguir superar a fase. No entanto, é necessário ter bastante foco para vencer.

4 Desafios do empreendedor que precisam ser superados na crise

Talvez a crise da pandemia e o isolamento social tenha sido um dos maiores desafios desta geração. Muitas empresas fecharam as portas e empreendedores estão desolados com a economia parcialmente parada.

Contudo, é importante não deixar que as dificuldades criem uma cegueira para as oportunidades que surgem durante uma crise.

Confira 4 desafios que podem ser superados com uma boa gestão de negócios!

1- Baixar os custos da operação

Uma das maiores dificuldades dos empreendedores é equilibrar as contas, uma vez que as vendas são duramente afetadas no período de crise. No entanto, é necessário ter uma atenção especial para gerenciar os custos do negócio.

É importante analisar as atividades como um todo e encontrar uma forma de diminuir os custos. Afinal, o objetivo é ter mais fôlego para continuar as operações.

Algumas empresas optaram por colocar seus funcionários em home office, dessa forma, negociaram custos com alimentação e transporte, reduziram gastos com energia, água e internet e outras saídas mais prováveis para conseguir continuar no mercado.

Manter uma relação com os fornecedores é outra maneira de conseguir reduzir os custos, pois pode-se negociar um estoque menor e fazer reposições conforme ocorrem as vendas. Com isso, o dinheiro não fica parado em mercadorias e insumos.

2- Gestão financeira efetiva

Controlar o fluxo de caixa é uma missão essencial diante da crise. Dessa forma, é possível perceber a hora certa de fazer comprar e resolver as prioridades do negócio.

Não fazer uma gestão financeira adequada pode representar o fim da empresa, por isso,  esse é um desafio que precisa entrar na lista para proteger o seu negócio.

Portanto, avalie de perto o fluxo de caixa, o capital de giro e esteja sempre alerta para garantir um aporte financeiro necessário para continuar as operações. Em algumas situações, será necessário fazer um empréstimo, por isso, é importante ter um tempo hábil para conseguir. Somente com a gestão financeira sob controle isso é possível.

Esse negócio de viver um dia de cada vez pode ser fatal no mundo dos negócios. É fundamental fazer previsões a curto, médio e longo prazo.

3- Descobrir novas oportunidades de mercado

Inovar é a regra geral  e também um dos principais desafios do empreendedor para superar a crise, afinal, com  dinheiro curto e o estresse da situação, não é fácil buscar essa alternativa.

Todavia, aquele que não ativa sua criatividade, deve estar preparado para a falência.

Em momentos difíceis é necessário se fortalecer e montar um fluxo de caixa para garantir a sobrevivência. E a melhor forma de conseguir isso é abrindo novos mercados.

Fique de olho nas oportunidades que surgem durante a crise. Na pandemia a transformação digital foi de grande ajuda para muitos empreendedores. Enquanto uns fecham as portas, outros encontraram uma nova forma de ganhar dinheiro na internet.

Que tal vender seus produtos em marketplace, fazer um site e ser bastante presente nas redes sociais? É possível sair à frente da concorrência implementando uma nova maneira de trabalho.

4- Diversificação de produtos

Sem dinheiro e sem motivação, muitos empreendedores encaram como desafio diversificar produtos. No entanto, é fundamental entender o que o consumidor está buscando.

A boa notícia é que a tecnologia trouxe ferramentas que aproximam a empresa de seus clientes, as redes sociais.

Através delas é possível conhecer melhor quem compra de você e o que eles estão buscando de fato.

Nas redes sociais pode-se fazer pesquisas de mercado e sondar o seu público sobre o que eles esperam dos produtos da sua empresa.

Com isso, o seu negócio passa a entregar mais valor e as chances de uma reviravolta de sucesso são muito maiores.

Não desanimar, buscar entender o momento como uma oportunidade de mudar as coisas é a melhor forma de superar a crise.

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: