Blog / Notícias

Qual a diferença entre Contrato Social e Requerimento de Empresário Individual?

Tanto o contrato social como o requerimento do empresário individual possuem grande representatividade no negócio, pois eles demonstram que a empresa possui registro na Junta Comercial. Ambos possuem dados cadastrais importantes da companhia como a razão social, CNPJ, capital social e demais regras que estabelecem a gestão do negócio.

Nesse artigo, você vai entender qual é a diferença entre contrato social e requerimento de empresário individual. Continue lendo.

 

O que é o contrato social?

O contrato social é um instrumento que formaliza a abertura da empresa mediante a junta comercial. Nele constam todas as regras que a empresa terá que seguir para funcionar, isso diz respeito aos sócios, pois são estabelecidos todos os direitos e deveres de cada um deles.

Toda a formalização de empresa onde há sócios precisa ser feita através do contrato social.

 

O que é requerimento do empresário individual?

Quando o empreendedor abre uma empresa individual, onde não há sócios o contrato social é substituído pelo requerimento do empresário individual. Entretanto, o documento tem o mesmo valor, porém recebe outro nome. Ele também é registrado  na junta comercial.

 

Quem emite o contrato social e o requerimento do empresário individual?

A elaboração do contrato social e do requerimento do empresário individual é cheia de particularidades, é importante ter a assessoria de um escritório de contabilidade, pois é imprescindível atender as exigências do Código Civil.

Caso o documento não atenda essas especificações ele pode ser devolvido para correção, isso pode gerar uma grande demora no processo de abertura da empresa e muita dor de cabeça para o empreendedor.

O SENHOR CONTÁBIL presta toda a assessoria para elaborar as cláusulas do contrato social e o requerimento do empresário individual, sempre respeitando as normas exigidas pela legislação. Além disso, ajuda as empresas em todo processo de abertura e consultoria mensal através de uma plataforma 100% intuitiva e online.

Agora que você já sabe qual é a diferença entre contrato social e requerimento de empresário individual conheça o novo conceito de escritório de contabilidade online e tenha um parceiro confiável para ajudar na gestão documental do seu negócio. Toda essa praticidade com custos reduzidos. Confira!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar:


Comments are closed.