Blog / Notícias

Qual é a importância da gestão contábil para os negócios?

O papel da gestão contábil para os negócios é analisar a saúde financeira da empresa, ou seja, ela mede os resultados, e a partir daí, consegue sinalizar o melhor caminho para tomada de decisões.

A contabilidade surgiu nas primeiras cidades comerciais dos Fenícios, pois notou-se a necessidade de registrar informações na prática de suas atividades de troca e venda de produtos. 

De maneira geral, a contabilidade está presente desde a antiguidade, por isso, é considerada a ciência da riqueza. Obviamente que nos tempos atuais, o controle de patrimônio das empresas por meio de registros contábeis e demonstração de resultados estão cada vez mais modernos devido ao uso da tecnologia.

O fato é que a contabilidade desempenha um papel fundamental para as empresas de todos os portes e segmentos.

Por que a gestão contábil para os negócios é importante?

A importância da gestão contábil para os negócios vai muito além de apenas registrar as operações. Ela auxilia os gestores no processo de administração da empresa, fator determinante para tomar qualquer tipo de decisão.

Mas, como isso funciona na prática?

Os relatórios emitidos pela contabilidade trazem informações muito relevantes para as empresas, eles imprimem a real situação financeira do negócio. A verdade é que a maioria dos gestores não consegue fazer uma interpretação correta desses dados e por isso, acabam ignorando a realidade.

O contador é o profissional especializado que pode ajudar na compreensão e assim tornar mais evidente os aspectos que a empresa precisa mudar para continuar competitiva no mercado e gerar lucros.

Os relatórios fornecem informações essenciais para os empresários, e a função da gestão contábil é traduzir o que aqueles números querem dizer. Dessa forma, os gestores das empresas conseguem definir melhor suas estratégias de negócios.

Os dados fornecidos pela gestão contábil para os negócios incluem os valores dos ativos e passivos, visibilidade para os custos, receitas e despesas e por fim, a compreensão da rentabilidade e lucratividade do negócio.

Com essas informações valiosas o empresário pode realizar um planejamento estratégico e tributário contribuindo para uma empresa saudável e ativa.

De forma resumida, afirma-se que a importância da gestão contábil para os negócios são percebidas nas seguintes questões:

  1. Obrigações fiscais sempre em dia;
  2. Tomada de decisão assertiva, baseada em dados reais do negócio; 
  3. Revisão constante da enquadramento tributário da empresa;
  4. Eficiente gestão financeira;
  5. Controles sempre organizados;

Empresas que prestam atenção na gestão contábil e financeira conseguem crescer de maneira sustentável, pois conseguem melhorar os processos a cada dia para se manter firme no mercado e inclusive, fazer novos investimentos.

Quais os riscos de não ter uma boa contabilidade?

Muitas empresas acreditam que a gestão contábil para os negócios se resume na apuração de impostos e geração de relatórios. No entanto, ela requer habilidades extras dos profissionais contadores.

É fundamental contar com especialistas interessados em ajudar na compreensão dos balancetes. Muitos gestores têm  necessidade de saber exatamente o que aqueles dados significam  para basear seus próximos passos, por isso, é fundamental ter uma assessoria confiável.

Além disso, uma contabilidade desorganizada também pode acarretar outros problemas como: Inadimplência de impostos, extravio de documentos e a omissão de questões importantes relacionados a empresa.

A contabilidade não cuida somente da parte documental da empresa, ela ajuda o empresário a escolher a melhor carga tributária para o negócio após um estudo criterioso  realizado pelo contador.

Portanto, os riscos de não escolher um escritório que realiza uma boa gestão contábil para os negócios podem ser grandes.

Sua empresa está buscando esse apoio?

Entre em contato com o Senhor Contábil, a sua contabilidade online e conheça os benefícios de uma plataforma de última geração que está mudando a forma de fazer uma gestão contábil eficiente.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: