fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineVida de empreendedorQual é a melhor forma de controlar os gastos da empresa?

Qual é a melhor forma de controlar os gastos da empresa?

Postagens recentes

Os gestores precisam saber controlar os gastos da empresa, esse assunto deve ser levado muito a sério. Afinal, é através da redução dos custos que ocorre a maximização dos lucros.

O fato é que para conseguir controlar os gastos da empresa com eficiência, é necessário  planejamento. Apesar de clichê, são muitas as companhias que não fazem isso e nos tempos de crise, a instabilidade do negócio passa a ser uma grande preocupação.

O controle de gastos assegura melhor saúde financeira para a empresa mesmo diante das adversidades.

Como controlar gastos da empresa?

Todo o empresário deseja que sua empresa prospere, mas para isso, é importante acompanhar o trajeto dos recursos financeiros.

A boa notícia é que já existem ferramentas para controlar gastos da empresa com muita eficiência. Dessa forma, o gestor pode analisar e mapear todo o percurso que o dinheiro faz desde sua entrada até sua saída.

Algumas dicas simples podem ajudar a controlar os gastos da empresa. Confira!

#Separe os gastos pessoais dos gastos da empresa

Parece óbvio, mas a maioria das micro e pequenas empresas não tem uma gestão financeira com essa divisão.

Misturar as contas pessoais com as contas da empresa é prejudicial para os negócios. Isso dificulta a gestão financeira da empresa e impede a sua prosperidade.

O empreendedor só pode fazer retiradas mensais conforme o seu pró labore ou participação de lucros. É importante contar com a ajuda do contador na hora de estipular esses valores.

O dinheiro da empresa é usado para custear as operações. As contas pessoais dos sócios não fazem parte desse processo.

#Reduza os impostos com o planejamento tributário

Uma das formas eficientes de controlar os gastos da empresa é diminuindo os custos dos impostos. A boa notícia é que isso pode ser feito de forma legal.

O planejamento tributário é na verdade a gestão do  pagamento de impostos, o processo é realizado pelo contador, onde são analisadas diversas maneiras para reduzir a carga de tributos.

Essa estratégia avalia as características do negócio, estudam possíveis benefícios fiscais e podem inclusive retardar o pagamento de multas, caso seja necessário.

Tudo é feito dentro da lei, portanto, a empresa não estará cometendo nenhum delito.

Entenda mais sobre o planejamento tributário aqui!

#Negocie com os fornecedores

Valores e prazos de pagamentos podem ser negociados com os fornecedores. Em alguns casos, a empresa pode obter vantagens em comprar um produto em uma quantia maior e aproveitar um desconto compensador.

Ou então, pleiteando mais prazo para pagar os boletos.

Em meio a crise, os gestores não podem deixar de negociar, pedir descontos e melhores condições para seus fornecedores. Acredite, eles também tem interesse em fazer o que estiver ao alcance para não perder o cliente.

#Evite muita rotatividade de colaboradores

Admissões e demissões são custosas para o negócio, por isso, a melhor forma de controlar os gastos da empresa é fazendo uma boa gestão de pessoas.

Os colaboradores também querem manter seus empregos, entretanto, a empresa também tem que fazer a sua parte. Por exemplo:

  1. Abra um canal de comunicação para ouvir a opinião dos colaboradores;
  2. Treine os líderes para conduzir a equipe de maneira inteligente;
  3. Mapeie e melhore os processos de trabalho;
  4. Pague um salário condizente com a função;
  5. Valorize, incentive e crie uma atmosfera boa de trabalho na empresa;

 

Custa mais caro trocar de colaboradores a todo momento do que manter e valorizar aqueles que você já possui e entregam o que a empresa precisa.

#Precifique bem o seu produto ou serviço

Calcular o preço errado de um produto ou serviço prejudica os lucros do negócio, e infelizmente, isso acontece mais do que se imagina.

 Na precificação é importante adicionar as despesas fixas, despesas variáveis, custo do produto e o lucro que deseja obter.

Caso faça promoções e ofereça descontos aos clientes, é necessário considerar uma margem para não ter prejuízos.

#Invista em um sistema para controlar gastos da empresa

Já existem muitas ferramentas para registrar todas as contas à pagar, contas a receber, vendas, controle de estoque e todas as operações integradas da empresa.

Essa tecnologia ajuda a controlar os gastos da empresa através do monitoramento de relatórios que devem ser analisados com bastante frequência pelo gestor.

Os relatórios mostram exatamente as margens de lucro, endividamento e o quanto a empresa tem no estoque, caixa,contas a pagar e receber a curto, médio e longo prazo.

Os softwares de gestão financeira são a  melhor maneira de acompanhar de perto as operações da empresa e rastrear o caminho do dinheiro.

#Saiba a hora certa de cortar despesas

A vantagem de ter um sistema de gestão financeira é justamente a visibilidade geral do negócio, dessa forma, é possível identificar os gargalos que estão esvaindo o dinheiro  da empresa.

A partir dessa análise é possível eleger os custos que podem ser reduzidos, como por exemplo: Energia elétrica, água, manutenção de equipamentos antigos ( as vezes compensa comprar novos), aluguel, entre outros.

É importante fazer uma boa observação antes dos cortes, afinal, essa redução de despesas não pode afetar o desempenho da empresa.

Agora que você já sabe como controlar os gastos da empresa, que tal contar com ajuda especializada de uma contabilidade de confiança?

O Senhor Contábil – Contabilidade Online pode te ajudar, e a melhor de todas as notícias é que os valores das mensalidades são muito atrativos. Confira!

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: