fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaQuando o microempreendedor individual precisa de contador?

Quando o microempreendedor individual precisa de contador?

Postagens recentes

Será que microempreendedor individual precisa de contador? Essa é uma dúvida bastante recorrente entre os interessados em começar um pequeno negócio legalizado como MEI.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SERASA, a cada 10 segundos nasce uma empresa MEI no Brasil. Só em 2018 foram abertas mais de 1 milhão de novos negócios de microempreendedores individuais.

A maioria deles, possuem muitas dúvidas com relação a abertura de conta, pedido de empréstimo, emissão de notas fiscais, se faz ou não imposto de renda e até mesmo, se o microempreendedor individual precisa de contador.

Neste artigo, vamos focar na importância do contador para o Microempreendedor Individual e quais as vantagens que a contabilidade pode atribuir ao seu pequeno negócio!

Existe obrigatoriedade de contador na empresa MEI?

Primeiramente vamos responder a pergunta principal: existe a obrigatoriedade de uma empresa MEI ter um contador?

Conforme a lei 128/2008 quem é MEI não precisa de contador, ou seja, não existe obrigatoriedade de contratar esse profissional em empresas que não tenham faturamento superior a 81 mil reais por ano.

Ou seja, ele está dispensado de fazer o livro caixa, no entanto, deve manter anotações organizacionais de suas despesas e lucros para declarar o imposto de renda todos os anos.

Além disso, é necessário guardar as notas fiscais de compras efetuadas para a empresa, contratos e demais documentos que comprovem o seu faturamento.

Outro detalhe importante, é que até o dia 20 de cada mês, o empresário MEI precisa preencher um relatório mensal de receitas, e de qualquer forma, manter a organização para não pagar mais impostos.

Embora, o MEI não precise obrigatoriamente de contador, é justamente esse profissional que pode te ajudar a fazer tudo isso pela sua empresa, pois ele é de grande ajuda para manter o negócio organizado e sobretudo, possibilitar o seu crescimento!

Infelizmente sabemos que nem todos as pessoas são organizadas e capazes de manter uma contabilidade informal em casa sobre suas atividades durante o ano e esse, é um agravante que pode permitir que o microempreendedor pague mais impostos sem saber.

Para ajudar você a entender melhor quais os benefícios que um contador pode trazer para sua empresa na empresa listamos aqui, as 5 vantagens que um contador pode trazer para o seu negócio, veja a seguir:

Consultoria para emissão de notas fiscais

Por não saberem como lidar com a o processo de emissão, muitos microempreendedores não emitem nota fiscal. No entanto, é obrigatório que toda empresa forneça a nota de vendas de produtos ou prestação de serviços.

A nota fiscal permite que a empresa cresça e consiga fechar negócios com outras empresas maiores. É possível aumentar o faturamento e os ganhos, uma vez que essas companhias não aceitam produtos ou prestação de serviços sem esse documento.

Nesse caso, o microempreendedor individual precisa de contador para ajudar na formulação da nota fiscal e entender como funciona esse procedimento.

Caso você deseja saber mais a respeito de notas fiscais, confira também nosso artigo: Entenda a diferença entre Recibos e Notas Fiscais

Declaração do Imposto de Renda

Para avaliar se precisa ou não fazer a declaração do imposto de renda, é preciso primeiramente fazer o cálculo do lucro da empresa, para saber se os rendimentos e lucros devem ser enquadrados dentro da declaração de pessoa física ou não.

Para cada tipo de empresa, a margem de tributação muda, por exemplo (8% para indústria, 16% transporte de cargas e 32% para serviços em geral).

Neste caso é o contador, que pode orientar se é necessário fazer a declaração de imposto de renda ou solicitar a restituição e fazer esta análise fica mais fácil quando ele já possui todas as informações do negócio.

Evita atrasos no pagamento de impostos

A abertura de uma empresa MEI é tão simples que a maioria dos microempreendedores não sabem que eles devem pagar a guia todos os meses.

O contador auxilia na organização das contas, emite a guia e evita que tudo vire uma bagunça. O pagamento correto do DAS é essencial para que seu negócio continue sendo regularizado e não seja desenquadrado do MEI.

Permite o crescimento da empresa com segurança

O seu negócio não precisa trabalhar sem rumo, apesar de ser pequeno, o microempreendedor individual pode vislumbrar o crescimento e um futuro melhor para o seu negócio.

Mas, quando sua empresa crescer, será necessário precisar de um enquadramento fiscal diferente, somente o contador é que poderá te orientar para ajudar a encontrar a melhor solução, para que você não vai precise pagar uma tributação muito alta.

Cálculo de impostos mensais

Dentro dos 81 mil reais anuais, o MEI fica enquadrado no modelo do SIMPLES NACIONAL, ou seja, os impostos são pagos somente em uma guia, denominada DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Também é necessário que todos os anos a empresa faça a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) com o objetivo de informar os rendimentos.

No geral, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica é isenta, mas tem que confirmar a necessidade de fazer a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Como mencionamos no tópico 2 acima.

É por essas e outras questões que o microempreendedor individual precisa de um contador, pois como especialista dessa área, um contador ajuda o empresário na organização dos dados, emissão de notas fiscais, cálculo de impostos, declaração do IR e em outras possíveis dúvidas que com certeza, vão surgir no caminho do mundo dos negócios!

Com essa assessoria, a empresa enquadrada no MEI consegue se firmar no mercado e trilhar um futuro promissor.

Além disso nós do Senhor Contábil podemos te ajudar!

Nossos serviços são voltados justamente para atender e ajudar pequenas empresas a se livrarem das dores de cabeça que a burocracia no Brasil envolve os empresários, e o melhor: com preço que cabe no seu bolso, afinal é tudo online!

Nós queremos ajudar você a focar no que realmente é essencial: produzir e fazer crescer o seu negócio!

Entre em contato conosco, converse com nosso pessoal personalizado e tire suas dúvidas sobre abertura, regularização e organização da sua empresa! Ficaremos felizes em ajudar você!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Os motivos para utilizar a contabilidade online na sua empresa!

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: