Blog / Notícias

Quando o microempreendedor individual precisa de contador?

Quando o microempreendedor individual precisa de contador

Será que microempreendedor individual precisa de contador? Essa é uma dúvida bastante recorrente entre os interessados em começar um pequeno negócio legalizado como MEI.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SERASA, a cada 10 segundos nasce uma empresa MEI no Brasil. Só em 2018 foram abertas mais de 1 milhão de novos negócios de microempreendedores individuais.

A maioria deles, possuem muitas dúvidas com relação a abertura de conta, pedido de empréstimo, emissão de notas fiscais, se faz ou não imposto de renda e até mesmo, se o microempreendedor individual precisa de contador.

Neste artigo, vamos focar na importância do contador para o Microempreendedor Individual e quais as vantagens que a contabilidade pode atribuir ao seu pequeno negócio!

Existe obrigatoriedade de contador na empresa MEI?

Primeiramente vamos responder a pergunta principal: existe a obrigatoriedade de uma empresa MEI ter um contador?

Conforme a lei 128/2008 quem é MEI não precisa de contador, ou seja, não existe obrigatoriedade de contratar esse profissional em empresas que não tenham faturamento superior a 81 mil reais por ano.

Ou seja, ele está dispensado de fazer o livro caixa, no entanto, deve manter anotações organizacionais de suas despesas e lucros para declarar o imposto de renda todos os anos.

Além disso, é necessário guardar as notas fiscais de compras efetuadas para a empresa, contratos e demais documentos que comprovem o seu faturamento.

Outro detalhe importante, é que até o dia 20 de cada mês, o empresário MEI precisa preencher um relatório mensal de receitas, e de qualquer forma, manter a organização para não pagar mais impostos.

Embora, o MEI não precise obrigatoriamente de contador, é justamente esse profissional que pode te ajudar a fazer tudo isso pela sua empresa, pois ele é de grande ajuda para manter o negócio organizado e sobretudo, possibilitar o seu crescimento!

Infelizmente sabemos que nem todos as pessoas são organizadas e capazes de manter uma contabilidade informal em casa sobre suas atividades durante o ano e esse, é um agravante que pode permitir que o microempreendedor pague mais impostos sem saber.

Para ajudar você a entender melhor quais os benefícios que um contador pode trazer para sua empresa na empresa listamos aqui, as 5 vantagens que um contador pode trazer para o seu negócio, veja a seguir:

Consultoria para emissão de notas fiscais

Por não saberem como lidar com a o processo de emissão, muitos microempreendedores não emitem nota fiscal. No entanto, é obrigatório que toda empresa forneça a nota de vendas de produtos ou prestação de serviços.

A nota fiscal permite que a empresa cresça e consiga fechar negócios com outras empresas maiores. É possível aumentar o faturamento e os ganhos, uma vez que essas companhias não aceitam produtos ou prestação de serviços sem esse documento.

Nesse caso, o microempreendedor individual precisa de contador para ajudar na formulação da nota fiscal e entender como funciona esse procedimento.

Caso você deseja saber mais a respeito de notas fiscais, confira também nosso artigo: Entenda a diferença entre Recibos e Notas Fiscais

Declaração do Imposto de Renda

Para avaliar se precisa ou não fazer a declaração do imposto de renda, é preciso primeiramente fazer o cálculo do lucro da empresa, para saber se os rendimentos e lucros devem ser enquadrados dentro da declaração de pessoa física ou não.

Para cada tipo de empresa, a margem de tributação muda, por exemplo (8% para indústria, 16% transporte de cargas e 32% para serviços em geral).

Neste caso é o contador, que pode orientar se é necessário fazer a declaração de imposto de renda ou solicitar a restituição e fazer esta análise fica mais fácil quando ele já possui todas as informações do negócio.

Evita atrasos no pagamento de impostos

A abertura de uma empresa MEI é tão simples que a maioria dos microempreendedores não sabem que eles devem pagar a guia todos os meses.

O contador auxilia na organização das contas, emite a guia e evita que tudo vire uma bagunça. O pagamento correto do DAS é essencial para que seu negócio continue sendo regularizado e não seja desenquadrado do MEI.

Permite o crescimento da empresa com segurança

O seu negócio não precisa trabalhar sem rumo, apesar de ser pequeno, o microempreendedor individual pode vislumbrar o crescimento e um futuro melhor para o seu negócio.

Mas, quando sua empresa crescer, será necessário precisar de um enquadramento fiscal diferente, somente o contador é que poderá te orientar para ajudar a encontrar a melhor solução, para que você não vai precise pagar uma tributação muito alta.

Cálculo de impostos mensais

Dentro dos 81 mil reais anuais, o MEI fica enquadrado no modelo do SIMPLES NACIONAL, ou seja, os impostos são pagos somente em uma guia, denominada DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Também é necessário que todos os anos a empresa faça a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) com o objetivo de informar os rendimentos.

No geral, a declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica é isenta, mas tem que confirmar a necessidade de fazer a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física. Como mencionamos no tópico 2 acima.

É por essas e outras questões que o microempreendedor individual precisa de um contador, pois como especialista dessa área, um contador ajuda o empresário na organização dos dados, emissão de notas fiscais, cálculo de impostos, declaração do IR e em outras possíveis dúvidas que com certeza, vão surgir no caminho do mundo dos negócios!

Com essa assessoria, a empresa enquadrada no MEI consegue se firmar no mercado e trilhar um futuro promissor.

Além disso nós do Senhor Contábil podemos te ajudar!

Nossos serviços são voltados justamente para atender e ajudar pequenas empresas a se livrarem das dores de cabeça que a burocracia no Brasil envolve os empresários, e o melhor: com preço que cabe no seu bolso, afinal é tudo online!

Nós queremos ajudar você a focar no que realmente é essencial: produzir e fazer crescer o seu negócio!

Entre em contato conosco, converse com nosso pessoal personalizado e tire suas dúvidas sobre abertura, regularização e organização da sua empresa! Ficaremos felizes em ajudar você!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: Os motivos para utilizar a contabilidade online na sua empresa!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigos que você também pode gostar: