fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaContabilidade OnlineRazão social de uma empresa: Entenda a importância de defini-la

Razão social de uma empresa: Entenda a importância de defini-la

Postagens recentes

A razão social de uma empresa é muito mais do que apenas um ” nome para seu negócio” é a forma como ela será registrada diante dos órgãos públicos, pois sinaliza como a pessoa jurídica se individualiza e também exerce as suas atividades.

Além disso, a razão social de uma empresa mostra através da assinatura se o negócio é uma sociedade anônima, limitada ou pequena ou micro empresa.

A razão social e o nome fantasia não são a mesma coisa, apesar de muitas pessoas confundirem, é fundamental entender essas diferenças antes de começar um negócio.

O nome fantasia pode ser igual ou diferente da razão social, ele funciona como uma forma de atração do público alvo, ou seja, é uma marca que fica mais evidente para os potenciais clientes. É totalmente possível registrar a marca junto ao INPI, para evitar que outras empresas usem o mesmo nome.

Em algumas situações, é  perfeitamente possível que a razão sial e o nome fantasia sejam o mesmo, desde que não existam outras empresas utilizando o mesmo nome.

Qual é a importância da razão social de uma empresa?

Em suma, a razão social é o nome empresarial de um negócio, é obrigatório que todos os estabelecimentos abertos legalmente contenham um nome para ser usado em notas fiscais, abertura de contas bancárias e outros documentos oficiais.

No momento da abertura da empresa, a razão social é registrada na Junta Comercial da cidade, mas antes disso, é necessário fazer uma pesquisa para se certificar que não existem outras empresas usando esse mesmo nome. Geralmente, o escritório de Contabilidade realiza essa busca para garantir essa exclusividade.

A mesma razão social jamais pode ser usada em mais de uma empresa, pois isso pode gerar problemas. Não existe a possibilidade de uma empresa existir legalmente sem o uso da razão social, portanto, ela é indispensável.

 

Como definir a razão social de uma empresa?

Geralmente, as pessoas utilizam os nomes ou sobrenomes dos sócios, outros siglas ou até mesmo o mesmo nome do fantasia. Na realidade, existem nomenclaturas para escolher a razão social, para ajudar o empreendedor, algumas dicas podem ser válidas para a tomada de decisão, são elas:

  • A 1 ª etapa pode ser com o nome ou sobrenome dos proprietários, se preferir, alguma sigla;
  • A 2ª etapa deve indicar a área de atuação como: Comércio de flores, Indústria de bebidas, Serviços de automação, etc.;
  • Por fim, a 3ª etapa demonstra a natureza jurídica, se é uma sociedade limitada ( Ltda.), ME ( Micro Empresa) MEI ( Micro empreendedor individual), EPP ( Empresa de Pequeno Porte) ou S.A ( sociedade anônima);

A única regra fica para o empresário individual, que por lei a razão social deve conter o nome completo do titular, os primeiros nomes podem ser abreviado, caso seja muito extenso. A exemplo: Juliano Passos da Silva Engenharia ( J. Passos da Silva Engenharia).

Fora do contexto empresário individual, a definição da razão social de uma empresa ficaria como o seguinte exemplo: Linda Mulher Comércio de Bijuterias Ltda., Petróleo Brasileiro S.A, entre outros.

O MEI ( Micro empreendedor Individual) também possui uma nomenclatura de razão social diferenciada constando seu nome completo seguido do seu CPF, ficando da seguinte forma: Ana Clara Silva 97812487539.

A definição da razão social de uma empresa é de extrema importância para a formalização do negócio.

Como registrar a razão social de uma empresa?

O empreendedor precisa ter mais do que uma sugestão, pois pode ocorrer de outra empresa já utilizar esse mesmo nome. Portanto, é indicado ter um plano B. O escritório Senhor Contábil poderá ajudar você a fazer uma busca na Junta Comercial antes de efetuar o registro da razão social.

Ao encontrar o nome que julgue perfeito para seu negócio e perceber que não existe outra empresa utilizando, é hora de fazê-lo antes que outros empreendedores tenham a mesma ideia que você.

Para formalizar e registrar a razão social de uma empresa, é necessário apresentar todos os documentos pessoais como:

  • CPF e RG
  • Comprovante de residência
  • Título de eleitor
  • Ultima declaração o Imposto de Renda
  • Contrato social
  • Consulta de viabilidade
  • Comprovante de endereço de onde será localizada a empresa
  • Cópia de CPF e RG dos sócios

 

Conte com a expertise da Senhor Contábil para registrar a razão social da sua empresa e comece um novo projeto com tudo formalizado. Entre em contato agora mesmo!

Abrir minha empresa

Trocar meu contador

Migrar meu MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: