Razão social de uma empresa: Entenda a importância de defini-la

441

A razão social de uma empresa é muito mais do que apenas um ” nome para seu negócio” é a forma como ela será registrada diante dos órgãos públicos, pois sinaliza como a pessoa jurídica se individualiza e também exerce as suas atividades.

Além disso, a razão social de uma empresa mostra através da assinatura se o negócio é uma sociedade anônima, limitada ou pequena ou micro empresa.

A razão social e o nome fantasia não são a mesma coisa, apesar de muitas pessoas confundirem, é fundamental entender essas diferenças antes de começar um negócio.

O nome fantasia pode ser igual ou diferente da razão social, ele funciona como uma forma de atração do público alvo, ou seja, é uma marca que fica mais evidente para os potenciais clientes. É totalmente possível registrar a marca junto ao INPI, para evitar que outras empresas usem o mesmo nome.

Em algumas situações, é  perfeitamente possível que a razão sial e o nome fantasia sejam o mesmo, desde que não existam outras empresas utilizando o mesmo nome.

Qual é a importância da razão social de uma empresa?

Em suma, a razão social é o nome empresarial de um negócio, é obrigatório que todos os estabelecimentos abertos legalmente contenham um nome para ser usado em notas fiscais, abertura de contas bancárias e outros documentos oficiais.

No momento da abertura da empresa, a razão social é registrada na Junta Comercial da cidade, mas antes disso, é necessário fazer uma pesquisa para se certificar que não existem outras empresas usando esse mesmo nome. Geralmente, o escritório de Contabilidade realiza essa busca para garantir essa exclusividade.

A mesma razão social jamais pode ser usada em mais de uma empresa, pois isso pode gerar problemas. Não existe a possibilidade de uma empresa existir legalmente sem o uso da razão social, portanto, ela é indispensável.

Como definir a razão social de uma empresa?

Geralmente, as pessoas utilizam os nomes ou sobrenomes dos sócios, outros siglas ou até mesmo o mesmo nome do fantasia. Na realidade, existem nomenclaturas para escolher a razão social, para ajudar o empreendedor, algumas dicas podem ser válidas para a tomada de decisão, são elas:

  • A 1 ª etapa pode ser com o nome ou sobrenome dos proprietários, se preferir, alguma sigla;
  • A 2ª etapa deve indicar a área de atuação como: Comércio de flores, Indústria de bebidas, Serviços de automação, etc.;
  • Por fim, a 3ª etapa demonstra a natureza jurídica, se é uma sociedade limitada ( Ltda.), ME ( Micro Empresa) MEI ( Micro empreendedor individual), EPP ( Empresa de Pequeno Porte) ou S.A ( sociedade anônima);

A única regra fica para o empresário individual, que por lei a razão social deve conter o nome completo do titular, os primeiros nomes podem ser abreviado, caso seja muito extenso. A exemplo: Juliano Passos da Silva Engenharia ( J. Passos da Silva Engenharia).

Fora do contexto empresário individual, a definição da razão social de uma empresa ficaria como o seguinte exemplo: Linda Mulher Comércio de Bijuterias Ltda., Petróleo Brasileiro S.A, entre outros.

O MEI ( Micro empreendedor Individual) também possui uma nomenclatura de razão social diferenciada constando seu nome completo seguido do seu CPF, ficando da seguinte forma: Ana Clara Silva 97812487539.

A definição da razão social de uma empresa é de extrema importância para a formalização do negócio.

Como registrar a razão social de uma empresa?

O empreendedor precisa ter mais do que uma sugestão, pois pode ocorrer de outra empresa já utilizar esse mesmo nome. Portanto, é indicado ter um plano B. O escritório Senhor Contábil poderá ajudar você a fazer uma busca na Junta Comercial antes de efetuar o registro da razão social.

Ao encontrar o nome que julgue perfeito para seu negócio e perceber que não existe outra empresa utilizando, é hora de fazê-lo antes que outros empreendedores tenham a mesma ideia que você.

Para formalizar e registrar a razão social de uma empresa, é necessário apresentar todos os documentos pessoais como:

  • CPF e RG
  • Comprovante de residência
  • Título de eleitor
  • Ultima declaração o Imposto de Renda
  • Contrato social
  • Consulta de viabilidade
  • Comprovante de endereço de onde será localizada a empresa
  • Cópia de CPF e RG dos sócios

 

Conte com a expertise da Senhor Contábil para registrar a razão social da sua empresa e comece um novo projeto com tudo formalizado. Entre em contato agora mesmo!

Comments are closed.