Blog / Notícias

Saiba como o arquivo OFX pode auxiliar a sua empresa

Arquivo OFX

Os profissionais de departamento financeiro geralmente sabem o que é o arquivo OFX e qual a sua importância para facilitar o dia a dia de trabalho.

O arquivo OFX é na verdade um “formato digital” de documentos que armazenam dados financeiros, é muito comum que bancos utilizam esse mecanismo para realizar uma espécie de intercâmbio financeiro aberto

É através desse tipo de arquivo que é perfeitamente possível exportar os extratos bancários acessados pelo Internet Banking.

Para que serve o arquivo OFX e como ele pode ajudar no seu negócio?

Todas as empresas podem se beneficiar com o uso do arquivo OFX, afinal, ele permite que se façam conferências de todas as movimentações financeiras na conta bancária de um modo rápido e facilitado.

Não existem divergências de informações no extrato de arquivo OFX com o extrato físico, portanto todo o trabalho do departamento financeiro, especialmente no que tange a conciliação bancária, pode ser feito digitalmente.

Com essa nova realidade tecnológica, as empresas reduzem custos com cópias e impressões de comprovantes que antes, eram inevitáveis.

Com o arquivo OFX, todos os dados da conta da sua empresa empresarial podem ser exportados e armazenados digitalmente. É uma mão na roda para o setor e também, uma significativa economia para o negócio.

Como usar um arquivo em OFX?

Se você trabalha em um departamento financeiro, então pode transformar o uso do arquivo OFX em uma rotina. 

Esse documento pode ser facilmente armazenado no banco de dados da sua empresa no formato XML, o mesmo usado nas Notas Fiscais Eletrônicas e pode ser aberto no Microsoft Excel.

Para conseguir fazer isso, é necessário abrir o Excel, escolher ” todos os arquivos” e selecionar a tabela XML para concluir a sua abertura.

Obviamente que a forma mais correta de usar um arquivo OFX é importando os documentos para um sistema de gestão empresarial, dessa forma, as informações vão aparecer de forma mais adequada.

De modo geral, o arquivo OFX é uma grande facilidade oferecida pelos bancos para a gestão financeira das empresas, pois através dele é possível obter todos os dados necessários para realização do controle de entradas e saídas dos recursos.

Usando o arquivo OFX com o sistema de gestão

Esse mecanismo elimina falhas, pois é uma forma mais segura. 

O sistema de gestão empresarial ERP tem muitas funcionalidades, entre elas, o controle financeiro onde geralmente há uma ferramenta de conciliação bancária.

Esse trabalho antigamente era feito manualmente, onde o profissional precisava conferir as entradas e saídas de planilhas com a conta bancária. Porém, através do ERP e o arquivo OFX essa verificação é feito automaticamente.

É mais facilidade para o dia a dia do departamento financeiro, sem mencionar que a assertividade da conferência é muito maior.

É importante lembrar que a conciliação bancária é uma ação necessária para garantir que todas as operações na conta bancária foram devidamente registradas no controle da empresa.

É a tecnologia a serviço de uma gestão empresarial mais eficiente!

Gostou do conteúdo? Confira também: A contabilidade online e o perfil do empresário moderno

  • 31
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    31
    Shares
  • 31
    Shares